Abax
Olá,
Estou analisando as composições de diferentes reveladores. Só no Microdol-X encontrei a adição de sal de cozinha (NaCl).
Qual é a função do sal? Qual seria o efeito se eu adicionasse sal ao D-76?
Claus
Lichtjahr
Olá,
O que você espera conseguir com isso?
Faça a experiência e depois nos conte os resultados.
De acordo com meus registros, o cloreto de sódio é usado na fabricação de emulsões de cloro-prata e como aditivo em soluções intensificadoras.
O Microdol-X é um revelador clássico de grão fino com equilíbrio de metol-sulfito.
Com a adição de Calgon e NaCl, você pode omitir essas duas substâncias sem problemas.
Aqui está uma receita original do “Instituto Estadual de Fotografia da Baviera”:
Metol 4 g
Sulfito de sódio seco 100 g
Completar com água até 1000 ml
Tempos de revelação, dependendo da exposição, de 8 a 12 minutos a 20 °C.
Agitação: 30 segundos ininterruptos, depois agitar 1 vez por minuto.
Atenciosamente,
Edi
Klaus_H
De acordo com o livro “Film Developing Cookbook”, de Anchell e Troop, o NaCl foi introduzido em 1944 por Richard Henn (Kodak Microdol) para reduzir o tamanho do grão de prata. Uma vantagem do NaCl é que ele não prolonga o tempo de revelação.
€
Atenciosamente,
€
Klaus
tomsand
30 g de NaCl fazem parte da fórmula do Microdol-X ou do Perceptol. Isso retarda o desenvolvimento e a película perde 1/2 stop de sensibilidade. Reveladores puros de metol-bórax, sem NaCl, são muito equilibrados e também podem ser usados para aumentar a sensibilidade. Adicionar sal de cozinha ao D76 também funciona e, pela minha experiência, produz um grão um pouco mais fino. Ele também serve como clarificador, mas isso acarreta uma perda de sensibilidade. Um efeito de grão fino ainda mais acentuado é obtido com a adição de cloreto de amônio à receita do D76. Eu diria que a perda de sensibilidade é de 1 stop inteiro.