MarcS
Boa noite,
Gostaria de criar eu mesmo diapositivos coloridos de grande formato (13x18) com meu ampliador.
Será que consigo medir facilmente com meu Beli a luz do negativo colorido inserido
e, assim, realizar a exposição (cerca de 4 a 6 segundos com filme de 100 ASA), ou isso não funciona assim,
ou devo levar algo em consideração?
Agradeceria se pudessem me dar algumas dicas, já que o filme não é exatamente barato ;)
Atenciosamente
Marc
CPD
Olá, Marc,
como você já observou corretamente: “O filme não é barato”. E provavelmente é por isso que o projeto vai fracassar!
Primeiro, é preciso saber se a ampliação será feita a partir do negativo ou da diapositiva. Para ambos existiam materiais específicos que, infelizmente, não estão mais disponíveis. Para combater o inevitável aumento do contraste na ampliação de um diapositivo para material de diapositivo comum, ajuda, por exemplo, a pré-exposição. E aí você terá que experimentar. Para chegar a tempos de exposição razoavelmente viáveis, você terá que trabalhar com filtros cinza. O ampliador precisa ser totalmente à prova de luz, caso contrário, você terá luz vagando pela câmara escura, o que vai prejudicar seu material fotográfico bastante sensível. Receio que você possa esquecer o uso do Belis — mas experimente. Não vejo muito otimismo: com tempos de exposição mais longos (devido aos filtros cinza), você terá alterações de cor devido a diferentes efeito de Schiele nas emulsões individuais; em tempos de tempo de exposição curtos, você precisa de um obturador no ampliador.
Tudo isso é possível, afinal já era feito por laboratórios profissionais antigamente, mas não é algo trivial. Por outro lado: não se deixe desanimar por mim! :rolleyes: Talvez você ainda consiga algumas dicas otimistas. B)
Ciao!
CP
CPD
Lembrei-me de mais uma coisa:
O mais sensato seria você comprar uma câmera simples de 13x18 cm e um adaptador para cópias de slides. Não dá para evitar a pré-exposição. Mas você vai encontrar bastante informação sobre esse assunto em livros de fotografia dos anos 70.
Quanto ao material fotográfico, a situação nesse formato é um pouco triste. Um pouco melhor, embora não muito, no formato 5x7 polegadas. Portanto, se for usar cassetes, opte pelo formato 5x7".
Ou vá direto para o formato 8x10 polegadas.
Ciao!
CP
MarcS
Olá, Marc,
como você já observou corretamente: “O filme não é barato”. E é provavelmente por isso que o projeto vai fracassar!
Primeiro, é preciso saber se a ampliação será feita a partir do negativo ou do slide. Para ambos existiam materiais específicos que, infelizmente, não estão mais disponíveis. Para combater o inevitável aumento do contraste na ampliação de um diapositivo para material de diapositivo comum, ajuda, por exemplo, a pré-exposição. E aí você terá que experimentar. Para chegar a tempos de exposição razoavelmente viáveis, você terá que trabalhar com filtros cinza. O ampliador precisa ser totalmente à prova de luz, caso contrário, você terá luz vagando pela câmara escura, o que prejudicará seu material fotográfico bastante sensível. Receio que você possa esquecer o uso do Belis — mas experimente. Minha opinião é bastante pessimista: com tempos de exposição mais longos (devido aos filtros cinza), você terá alterações de cor devido a diferentes Nas emulsões individuais; em tempos de exposição curtos, você precisa de um obturador no ampliador.
Tudo isso é possível, afinal já era feito por laboratórios profissionais antigamente, mas não é algo trivial. Por outro lado: não se deixe desanimar por mim! :rolleyes: Talvez você ainda consiga algumas dicas otimistas. B)
Ciao!
CP
Olá, CP,
obrigado pela resposta, vou explicar rapidamente o objetivo:
Preciso de diapositivos 13x18 para uma projeção em grande formato com xenônio. Já mandei fazer esses diapositivos no laboratório há anos, mas custaram mais de 100 €.
Wolfgg
Olá, Marc,
A ampliação de um negativo em filme Diaplan não resulta em um positivo de grande formato, mas sim em um negativo de grande formato. Primeiro, você precisa (ou mandar) fazer um diapositivo a partir desse negativo colorido. Além disso, esse diapositivo precisa ter um contraste suave, já que o gama de um filme de diapositivo fica em torno de 1,5. Ou você quer se aventurar a revelar um filme de diapositivo E6 como negativo? Até que se consiga algo projetável, muito material pode ir para o lixo. Uma opção mais barata e talvez viável: ampliar o negativo em RA4 no tamanho desejado e, em seguida, fazer uma cópia colorida em escala 1:1 em um suporte transparente em uma copiadora.
Atenciosamente, Wolfgang
CPD
Acabei de perguntar no “meu” laboratório. Eles não oferecem mais esse serviço; aparentemente, os materiais fotográficos necessários já não estão mais disponíveis.
Tchau
Wolfgg
Trecho do catálogo de produtos da Agfa de maio de 1973, seção “Filmes de revelação colorida”:
1) Filme positivo Agfa M para a produção de diapositivos a partir de negativos coloridos mascarados ou não mascarados
(Formatos de 9 x 12 a 50 x 60 cm e 105 cm x 10 m)
2) Filme Agfacolor-ZN para a produção de negativos coloridos a partir de diapositivos (negativos intermediários)
(formatos 35 mm x 10 m DP ou 25 m DP e 61,5 mm x 15 m)
3) Filme de cópia reversível Agfacolor para a produção de diapositivos coloridos a partir de diapositivos (duplicados de diapositivos)
(Formatos 35 mm x 50 m DP e 61,5 mm x 15 m)
(Fim do trecho)
Dos três tipos de filme, pelo que sei, apenas o nº 3 ainda é fabricado (Kodak EDUPE e a Fuji também tem um). E isso apenas por causa de Hollywood & Cia., para que possam salvar seus supostos “tesouros antigos” da deterioração.
Portanto, quem hoje em dia trouxesse o tipo de filme nº 1 ou 2 estaria em desvantagem.
Atenciosamente, Wolfgang
MarcS
Olá, Wolfgang,
obrigado também pelas suas informações. A ideia da cópia 1:1 na copiadora é boa, vou testar também, embora eu
tema que o filme (transparência) não resista ao projetor de 7 kW (já testei com diapositivos). Vou
simplesmente tentar.
O Kodak EDUPE seria exatamente o ideal para a exposição em um ampliador, mas também ainda não encontrei nenhum revendedor
aqui.
Entrei em contato com a Martincolor; infelizmente, eles também não fabricam mais diapositivos, mas trabalham com Duratrans. Também existe
o Duraclear, um papel fotográfico colorido totalmente transparente, que talvez possa funcionar para os meus propósitos,
mas não consigo encontrar endereços de fornecimento na internet.
Para preto e branco, já testei o Adox Displayfilm, que também funciona bem.
Atenciosamente,
Marc
Wolfgg
Olá, Marc,
talvez, dada a limitada variedade de materiais disponíveis atualmente, a opção digital fosse mais sensata; não apenas a simples impressão a tinta, mas também técnicas especiais como a impressão por sublimação.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Impressão por sublimação.
Ideia legal. E então vamos aquecer um pouco tudo isso em um projetor de 7 kW e, de repente, temos uma imagem com gradiente :)
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
Espero que um monstro de projeção desses tenha um filtro de bloqueio de infravermelho decente e um ventilador potente para o material de projeção.
Mas você provavelmente está se referindo às impressoras de sublimação, que transferem a tinta de uma fita para o papel por meio de calor moderado. Eu me referia a um princípio diferente, que infelizmente tem o mesmo nome. Nesse caso, geralmente uma impressora a jato de tinta Epson é adaptada para tinta de sublimação; ela imprime em um material de suporte, do qual a imagem é então transferida para o material final a cerca de 180 °C por meio de uma prensa a quente. Imagens produzidas segundo esse princípio suportam temperaturas muito mais altas. Para mais detalhes, pesquise “impressão por sublimação” em um mecanismo de busca.
Atenciosamente, Wolfgang
MarcS
Espero que um monstro de projeção como esse tenha um filtro de bloqueio de infravermelho decente e um ventilador potente para o original.
O cartucho é bem resfriado, mas mesmo assim fica bem quente; meus diapositivos mais antigos já estão bem amassados...
Mas e quanto ao Ilfochrome Clear? Entrei em contato com a LeBon para perguntar sobre fontes de fornecimento e ainda estou esperando. Isso poderia
ser adequado para projeção e é relativamente fácil de manusear, não é?
Atenciosamente
Marc
Wolfgg
Olá, Marc,
Se o material em suporte transparente (não o opaco) ainda estiver disponível, seria uma alternativa; ele ainda está listado aqui:
http://www.ilford.com/de/products/ilfochrome/back-lit.asp
No entanto, o problema é que, durante o processamento, o alvejante com ácido sulfúrico exala um cheiro desagradável, por isso, não pode ser manuseado na bandeja, mas apenas em recipientes fechados, como caixas de revelação de papel.
Mas: é um material positivo! A partir do negativo colorido, assim como nos filmes planos E6, é preciso primeiro criar de alguma forma um diapositivo intermediário com o contraste correto; o contraste correto é importante aqui, caso contrário, o resultado na tela ficará horrível.
Atenciosamente, Wolfgang
MarcS
Recebi notícias do Le Bon... o Ilfochrome Classic está disponível na versão transparente como CC.F7
mas, infelizmente, apenas no tamanho 50x60 cm, em pacotes de 25 folhas, pelo preço exorbitante de 650 € líquidos...!!!
O Ilfochrome também é adequado para projeção, já que o material é considerado relativamente resistente.
A folha de retroprojeção da copiadora definitivamente não serve.
Atenciosamente
Marc