erwin
Boa tarde,
Como não consigo me decidir entre preto e branco, cor e digital, e não quero abrir mão da fotografia analógica e do meu laboratório fotográfico, pensei em fotografar com um filme colorido, revelá-lo eu mesmo e poder fazer o que quiser com ele. Ou seja, posso fazer ampliações em preto e branco, digitalizá-lo etc. Já tentei uma vez ampliar um negativo colorido em papel preto e branco, mas não me lembro bem do resultado. Acabei de ler que isso não é tão fácil, mas que existem papéis ou filmes especiais para isso. Alguém poderia me ajudar ou dar algumas dicas?
Atenciosamente,
Justus
Tandemfahren
Olá, Justus,
Para isso, você precisaria de papel fotográfico pancromático, que já não é mais comercializado há bastante tempo.
Filmes especiais, o que seria isso? Um filme colorido é um filme colorido.
Se você não quiser seguir a via digital (scanner), só te resta o filme P&B para P&B. Ou fotografar diretamente em digital.
Portanto: ou uma coisa ou a outra.
Atenciosamente,
Frank
Junkom
Olá,
Embora eu não tenha entendido muito bem quais são as tuas intenções, sim, dá para realizar a exposição de filmes coloridos em papel preto e branco comum.
Eu já fiz isso uma vez e o resultado ficou bom.
Mas os tempos de exposição são enormes e o contraste é muito fraco, então você precisa usar um filtro forte.
Isso se deve ao fato de que não há nada parecido com o que existe no filme preto e branco no filme colorido, e a luz precisa, de alguma forma, passar pelos espaços entre as camadas no negativo colorido.
É claro que isso foi descrito de forma superprofissional, mas o que você queria saber já está aqui.
Sim, você pode, e não, você não precisa de papel especial.
Seria melhor, mas não existe mais.
Um abraço...
erwin
Olá
Obrigado pelas respostas de vocês. Vou tentar de novo e depois decidir se a qualidade me satisfaz. Caso contrário, acabarei comprando duas câmeras mesmo :)
Tenham uma boa noite...
piu58
Eu já fiz isso na minha juventude. A máscara laranja gera tempos de exposição muito longos, e o controle de contraste do papel multigrade provavelmente também fica prejudicado. Na época, eu usava papel baritado de graduação fixa.
Isso causa desvios significativos nos tons de cinza. Em fotos de paisagens ou arquitetura, ainda dá para aceitar, mas as imperfeições da pele ficam muito acentuadas. As pessoas fotografadas parecem mais velhas.
Isso não substitui uma boa foto em preto e branco, é apenas um recurso provisório.
bernhardmangelsgmxde
Sim, dá para fazer. Lembro que, no começo, fiz algumas cópias em papel multigrade. Ficou meio sem graça, mas não dá pra reclamar, afinal eu não tinha muito domínio sobre os contrastes naquela época. Com uma cabeça de mistura de cores, eu aumentaria o ciano até que o suporte ficasse incolor na projeção. Aí, a conversão de gradação também deveria ficar relativamente controlável. (isto é, teoricamente, não tenho experiência prática com isso).
Clemens
Já escrevi algo sobre isso
aqui. No entanto, infelizmente, por falta de tempo, minhas tentativas (ao contrário do que eu havia anunciado na época) ainda não avançaram muito; o rolo está guardado no congelador no momento.
ThomasPauly
Um filme colorido sem máscara (Rollei Digiscan CN 200) é mais adequado para isso do que um com máscara. A ausência da máscara reduz dois problemas:
(a) No caso de papéis de conversão de gradação, a máscara influencia a gradação, conforme já descrito acima.
(b) Os papéis de gradação fixa não são sensibilizados, ou seja, são sensíveis apenas ao azul. No entanto, a proporção de azul é absorvida em grande parte pela máscara laranja. Os tempos de exposição são, portanto, inicialmente longos; os exposômetros de laboratório testados para preto e branco não fornecem valores nem de longe úteis.
Mesmo o filme colorido sem máscara fica um pouco apagado no papel conversor de gradação e, pela minha experiência, requer pelo menos a gradação 4, o que, por sua vez, faz com que o brilho se destaque. O papel de gradação fixa se comporta de maneira mais favorável.
No entanto, as seguintes desvantagens não podem ser eliminadas:
(a) A conversão das cores em valores de luminosidade não é fiel ao tom; isso só seria possível com material positivo pancromático, que não existe mais.
(B) Devido à sua estrutura de camadas mais complexa, os filmes coloridos são sempre menos nítidos do que os filmes em preto e branco de sensibilidade equivalente.
Resta mencionar que o Rollei Digibase CN 200 (cortado do filme para fotos aéreas Agfa Aviphot) não é o filme colorido de maior nitidez em sua classe de sensibilidade. Além disso, com a máscara, falta naturalmente também seu efeito de correção de cor. A reprodução lembra o Agfa CN 17 da década de 1960.
Embora os negativos permitam tanto positivos coloridos quanto em preto e branco, eles não são tecnicamente ideais em nenhum dos casos. No entanto, os resultados podem ser interessantes se você apreciar o efeito nostálgico das imagens coloridas ou a surpreendente tradução das cores nos tons de cinza dos positivos em preto e branco.
tepe
Clemens
Olá, tepe,
isso só seria possível com material positivo pancromático, que já não existe mais.
Isso não está totalmente correto, só que não é tão fácil de encontrar.
Aqui
está
novamente a referência às minhas postagens de 30/10 e 20/12/2009.
O material agora se chama ILFORD GALERIE DIGITAL SILVER e está disponível nas versões brilhante e perolada, bem como em barita (embora esta última só em rolos a partir de 50,8 cm de largura).
Dá uma olhada aqui:
Papéis fotográficos digitais
de boa qualidade,
Clemens
thomas_l
Bem, eu também já tentei isso. Em princípio, funciona sem problemas, mas os tempos de exposição são bem longos, como outros já mencionaram aqui. A reprodução dos tons de cinza, é claro, não é exata, porque os papéis são insensíveis ao vermelho. Isso não é necessariamente uma desvantagem, já que também existem filmes ortocromáticos, mas é preciso levar em conta que o resultado não é exatamente como o normal ;-)
Para compensar a baixa gradação, dá para usar um filtro inverso e adicionar magenta. Mas, na maioria das vezes, isso não é o ideal.
Nunca tentei isso com papel pancromático. Teoricamente, deveria funcionar; intuitivamente, os resultados deveriam ter, de alguma forma, as características de um XP2 ou BW400CN. Mas não faço ideia se é assim mesmo.
Abraços, Thomas
ThomasPauly
Muito obrigado, Clemens, pela informação — aprendi algo novo.
Com o material (mais ou menos) pancromático, também deve ser possível filtrar negativos coloridos durante a ampliação no papel preto e branco, para assim escurecer o céu azul, clarear o verde das folhas etc., ou seja, reproduzir no laboratório o que acontece nas fotos originais em preto e branco com filtros de captura. Assim, também é possível interpretar posteriormente um mesmo negativo em diferentes variações.
Talvez algum fabricante se interesse em reacondicionar os rolos da Ilford em folhas, adequadas para laboratórios caseiros. Tecnicamente, em Bad Saarow certamente seriam capazes de fazer isso...
Atenciosamente,
tepe
thomas_l
Qualquer pessoa que tenha um aparelho desses para cortar papel deve ser capaz de fazer isso.
Gast
Talvez o Clemes tenha a oportunidade de delegar um pouco de suas funções. Isso certamente daria origem a algumas experiências bem interessantes em geral.
€
Atenciosamente, Olaf