Klaus_H
Olá a todos,
Já me pronunciei várias vezes sobre a embalagem dos rolos de filme da Fotokemika, que (para dizer o mínimo) deixa muito a desejar. Outros participantes do fórum também criticaram os arranhões e a fixação irregular do suporte do filme ao papel de fundo.
No Fineart-Forum em Paderborn, a FOTOIMPEX distribuiu rolos de filme do tipo ADOX CHS 100. A particularidade desses filmes é a embalagem realizada na ADOX Fotowerken Bad Saarow.
Hoje, realizei a exposição e a revelação de ambos os rolos de filme. O resultado foi o seguinte:
Os filmes estavam bem enrolados e selados.
Ambos os filmes em rolo foram colocados e retirados da câmera sob luz solar direta.
A fita de segurança para proteger o filme exposto estava perfeitamente alinhada e fixada.
Em comparação direta com os filmes em rolo da Ilford, Kodak e Fuji, ambos os filmes ADOX estavam fixados exatamente (variação de 4 mm entre todos os filmes) na mesma posição a partir da marca de início. A fita adesiva foi aplicada em ângulo reto em relação ao filme e fixou-o na mesma largura que os outros fabricantes.
Após o revelamento, verificou-se que, apesar da troca do filme sob luz solar direta (- usuários sérios devem evitar isso! -), nenhuma luz havia penetrado no rolo de filme.
Após a secagem dos filmes, examinei-os com uma lupa de 10x em busca de arranhões e “imperfeições”.
- Não foram encontrados arranhões.
- O número de pontos com “manchas pretas” foi satisfatoriamente baixo. De 24 fotos, apenas 2 foram afetadas na área marginal.
Conclusão:
O processamento de rolos de filme na ADOX Fotowerken aumenta significativamente o valor de uso dos filmes ADOX CHS.
Espero que minhas observações não se baseiem em “exceções” positivas da série.
Atenciosamente,
Klaus
cfb_de
Olá, Klaus,
obrigado pelo seu relato tão positivo! Mesmo que a localização exata do início do rolo na minha Flex não tenha importância (digamos apenas “mecanismo de avanço”...), a nova embalagem, agora bem feita, aumenta consideravelmente a utilidade dos rolos. É bom ver que ainda há mudanças positivas no mundo analógico!
Mirko, obrigado! A decisão de optar por filmes embalados à mão em Bad Saarow (onde, aparentemente, só se atira em proprietários de imóveis) parece ter sido acertada.
Atenciosamente,
Franz
Tandemfahren
€, olá, espere um pouco,
não tenho nada contra a embalagem feita em Bad Saarow, mas 2 (DOIS?) filmes em rolo devidamente embalados? Uma revolução?!
Já revelei bem mais do que apenas dois filmes em rolo de Foma, e nenhum deles apresentou problemas. Isso também não prova nada.
A embalagem dos meus 12 rolos CMS20 de 120 até agora também estava impecável. Continuem assim, então logo poderemos dizer algo a respeito.
Até lá, cheio de esperança, Frank
mdeutgen
Isso parece muito bom. Será que o Mirko já deu alguma indicação de qual será, na verdade, o preço exato dos filmes “produzidos em Bad Saarow”? O Mirko já havia mencionado um valor em outra parte deste fórum; agora é hora de ir direto ao ponto.
Acho que os filmes não poderão ser vendidos pelo preço atual, o que fica claro para todos. Cabe a cada um decidir quanto vale a pena pagar a mais por eles.
Martin
Klaus_H
?, olá, espere aí,
não tenho nada contra a produção em Bad Saarow, mas 2 (DOIS?) filmes em rolo devidamente processados? Uma revolução?!
Já revelei bem mais do que apenas dois filmes em rolo de Foma, e nenhum deles apresentou problemas. Isso não prova nada.
Por favor, leiam do que se trata antes de fazerem comentários espirituosos!
Estamos lidando aqui com um produto aprimorado, que ainda não está disponível em quantidades significativas.
Considero natural que, ao criticar a qualidade anterior, também se mencione de forma positiva as melhorias significativas do produto.
Atenciosamente,
Klaus
Tandemfahren
Nana Klaus,
é melhor não exagerar.
É claro que eu li “do que se trata”, obrigado. {Modo de indireta desativado}
Eu também fico feliz quando o trabalho de Bad Saarow é bom.
Você mesma disse:
“Espero que minhas observações não se baseiem em ‘picos’ positivos fora da série.”
Parece que estamos totalmente de acordo; só quero chamar a atenção para as proporções numéricas, caso contrário, provavelmente teria que usar emojis (o que nunca faço), para que ninguém interprete mal a minha palavra “revolucionário”. Então, paz, amigos, não comecem logo a atirar pedras.
Um brinde a Bad Saarow
Frank
MirkoBoeddecker
Até agora, já confeccionamos cerca de 9.000 filmes em rolo aqui.
Eu fiz uma amostragem a cada 100 filmes.
Até o momento, sem nenhuma reclamação.
O posicionamento dos pontos de colagem é monitorado eletronicamente. Caso um filme ou papel não esteja colado corretamente, a máquina para e precisamos remover o objeto em questão (filme ou papel), reiniciar o processo e retomar a operação.
Isso ocorre uma vez a cada 3 a 6 minutos e é uma das razões pelas quais nossa produtividade é essa e os custos correspondentes são incorridos.
Ainda tenho cerca de 300 unidades dos filmes CHS 100 aqui. Vou colocá-los na loja na segunda-feira com o código de artigo 41110.
Dependendo do sucesso, ampliaremos a oferta.
Já fabricamos aqui os seguintes filmes em rolo:
Filmes em rolo CMS 20
Filmes em rolo CMS 20 para trilha (sem a marcação CMS 20)
Filmes em rolo PAN 25 (possivelmente ainda não disponíveis na loja virtual)
Filmes em rolo CHS 100
Atenciosamente,
Mirko
Klaus_H
Depois de revelar 12 rolos de CHS 100 e 120 produzidos em Bad Saarow, posso afirmar que a qualidade da fabricação continua excelente. Em relação aos filmes em rolo fabricados nos Balcãs, até agora ainda não encontrei nenhum que estivesse perfeitamente fabricado.
Obrigado, ADOX, isso é uma melhoria!
No entanto, o preço do filme já ultrapassou o nível da Kodak e da Fuji! Aqui seria necessário refazer os cálculos com precisão e, se for uma questão de quantidade, que tal oferecer pacotes atraentes com 50 ou 100 rolos?
Atenciosamente,
Klaus
PS. 3 minutos de revelação com 3-4 gotas de Mirasol por litro de água faz maravilhas nos filmes CHS.
mdeutgen
No entanto, o preço do filme já ultrapassou o nível da Kodak e da Fuji! Seria preciso refazer as contas com cuidado e, se for uma questão de volume, que tal oferecer pacotes atraentes com 50 ou 100 rolos?
Compartilho da opinião do Klaus: o filme está, assim, no mesmo nível do Ilford FP4plus. Acho boa a ideia de um pacote de 50 ou até 100 rolos; talvez o Mirko a considere.
Estou curioso!
Martin
cfb_de
A produção artesanal pode se tornar mais econômica à medida que o volume de produção aumenta?
Explique-me isso...
Atenciosamente,
Franz
CPD
Acima de tudo: por que esse preço não pode ultrapassar o da Ilford?
Não que me interpretem mal, eu também fico feliz com preços baixos. Mas por que isso se aplica justamente à ADOX, e não a outros fabricantes?
CP
bernhardmangelsgmxde
Em termos de preço, é verdade que está realmente no nível do FP4, e claro que mais barato é sempre melhor, mas o CHS100 não é o FP4; e se eu preferir um CHS100 em vez de um FP4, mas ainda assim quiser uma embalagem de qualidade, estaria disposto a pagar os 70 centavos a mais por rolo. E como o Efke já existe na embalagem “tradicional”, seria bom, do ponto de vista do consumidor, se o filme também fosse oferecido em uma embalagem de qualidade; caso contrário, ainda dá para comprar o Efke.
Klaus_H
O mercado vai mostrar se o filme vai encontrar compradores a esse preço.
A embalagem agora está perfeita. Nesse aspecto, atingiu o nível da Ilford.
Em outros parâmetros, ainda se nota a influência dos Balcãs.
Para deixar claro, não quero um produto barato. Estou falando de um nível de preço comparável ao da Kodak e da Fuji, que têm um padrão de qualidade extremamente alto.
Não estou disposto a pagar qualquer preço se houver outros produtos com qualidade comparável ou superior a preços mais acessíveis.
Atenciosamente,
Klaus
PS. Já contribui com 30 rolos para a venda do CHS 100 mencionado aqui.
mdeutgen
Usei o FP4plus como referência de preço, não como um bezerro de ouro em torno do qual se dança. Embora o FP4plus seja, sem dúvida, uma das minhas opções preferidas. Mas também o CHS100 tem seu lugar na minha coleção.
Acho que o Klaus foi direto ao ponto em sua última postagem: para obter uma qualidade decente, é preciso pagar um preço adequado.
O CHS100 na versão dos Balcãs já não atende a esses requisitos para mim; minha tendência na próxima compra é claramente pelo FP4plus ou pelo CHS100 na embalagem de Bad Saarow — dependendo, então, do uso planejado.
Estou plenamente ciente de que o Mirko, com sua produção em Bad Saarow, não consegue oferecer isso a um preço como o de Rochester, Japão ou Mobberly, mas consegue oferecer essa qualidade. (Franz, com meu modesto conhecimento de latim, imagino que “Manufaktur” signifique produção artesanal; afinal, “manus” significa mão, não é?)
Martin
P.S. Ainda tenho dois balcânicos, então vamos ver o que será encomendado!
MirkoBoeddecker
Franz está certo. A diferença (um pouco simplificada) entre uma manufatura e a produção industrial é que a manufatura é menos mecanizada e envolve mais trabalho manual. Isso aumenta seus custos unitários em comparação com a automação em condições ideais, mas, ao mesmo tempo, ela também se livra dos altos custos de manutenção do parque de máquinas.
Ela se encontra na feliz situação de poder recusar pedidos que não parecem lucrativos e de poder realizar quantidades reduzidas.
As empresas industriais estão, na maioria das vezes, interessadas em aumentar as quantidades (desde que se mantenham na faixa dos custos marginais decrescentes, ou seja, enquanto suas máquinas ainda tiverem capacidade residual, o que geralmente pode ser presumido no restante do mercado fotográfico), pois os custos de produção por unidade diminuem a cada unidade adicional produzida. Por isso, elas buscam cada pedido adicional e sacrificam até mesmo a margem de lucro para isso.
Na verdade, estamos muito satisfeitos por conseguirmos produzir bons filmes em rolo em quantidades bem modestas a um preço como o atual do CHS 100 “Made in Bad Saarow”.
Vocês podem ficar felizes, independentemente de comprarem agora ou não, por saber que mesmo filmes produzidos em lotes muito pequenos (lotões de fundição < 1.000 m²) podem ser fabricados com boa qualidade a um preço razoável. O “fantasma de que em breve um filme custará 8 euros” tem, assim, dificuldade em assombrar.
Não nos importamos muito com a quantidade de filmes que vendemos do CHS 100 “Made in Bad Saarow”. Se o produto tiver demanda, ligamos a máquina, produzimos mais 1.000 unidades e ganhamos um pouco com cada filme. Caso contrário, o pessoal faz outra coisa, como encher frascos de produtos químicos ou embalar papel fotográfico.
A propósito, a Ilford aumentou os preços em 10% há duas semanas...
Mas um pacote de 50 ainda tem uma vantagem de preço, e isso no comércio. Dá menos trabalho colocar 50 filmes em um pacote do que 5x10. Dá para conseguir uma economia de uns 10 centavos por filme. Vou dar uma olhada.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
O Franz está certo.
Obrigado! :spudnikbackflip:
Klaus_H
O mesmo se aplica às fábricas:
O produto pode ser fabricado a um custo menor se os custos de torrefação puderem ser distribuídos por uma quantidade maior de produtos.
Atenciosamente,
Klaus
cfb_de
O mesmo se aplica às manufaturas:
O produto pode ser fabricado a um custo menor se os custos de torrefação da produção puderem ser repartidos por uma quantidade maior de produtos.
Atenciosamente,
Klaus
Se houver custos de torrefação suficientes. Aqui, porém, os custos com pessoal provavelmente são o fator determinante, e esses permanecem constantes por unidade na produção artesanal (a menos que se faça com que as pessoas trabalhem mais rápido, mas, nesse caso, o supervisor também acarreta um custo adicional).
Atenciosamente,
Franz
Klaus_H
Enquanto isso, há uma oferta de 50 euros pelo CHS 100 (Bad Saarow).
Se o CHS 50 estiver disponível por esse preço e com uma embalagem decente, vou comprar pelo menos um pacote.
O CHS 100 é um pouco exagerado para mim.
Atenciosamente,
Klaus
thomas_l
Acho que não dá para comparar diretamente o preço do CHS e do FP4, mesmo que, claro, exista uma espécie de limite de preço acima do qual a gente não compra mais o filme, ou só o compra com mais dificuldade.
Se você quer um FP4 e a qualidade dele, então compra um FP4. Pelo menos até agora, ainda não me ocorreu comprar um efke/CHS em vez de um FP4; por que faria isso? Compra-se um efke/CHS por causa de suas características especiais. Isso não significa que a qualidade não deva ser a melhor possível, mas é totalmente sem sentido comparar esse filme com um FP4.
Atenciosamente, Thomas