matvogel
Olá, membros do fórum e fãs de diapositivos,
Esta noite, revelei meu primeiro Foma 100R no Fomakit seguindo à risca as instruções do processo de Hilgert/Rohleder, conforme recomendado em vários lugares. http://www.schwarzweiss-magazin.de/swmag_leser_09.htm
O folheto oficial da Foma agora é bem parecido; apenas os tempos de lavagem são diferentes.
Infelizmente, meu filme ficou completamente preto. Consigo reconhecer todas as imagens, elas também foram reveladas corretamente pelo processo de revelação reversa, mas aparecem no suporte preto apenas como traços positivos e tênues. Não há transparência alguma...
A única diferença em relação às instruções de Hilgert/Rohleder é que eu só misturei o banho de branqueamento depois de interromper o primeiro desenvolvimento e não o deixei repousar por 15 minutos, como recomendado por Hilgert/Rohleder. Em inúmeras outras publicações, sempre se destacou que o banho de branqueamento se esgota extremamente rápido.
Também não dá para expor demais, ou estou me enganando? Coloquei um refletor halógeno de 150 W a 10 cm de ângulo oblíquo acima do filme, dentro de uma lata CD-100 transparente cheia de água, e fui girando bem devagar – 3 minutos, depois virei o carretel Jobo e mais 3 minutos. Exagerei?
Ah, a temperatura estava em pouco menos de 21 graus...
Vocês têm alguma ideia do que deu errado?
Muito obrigado e um grande abraço,
Matthias
Junkom
Bem, já tomei algumas cervejas e não estou mais com a cabeça muito no lugar, mas a tua lâmpada, que é bem forte, tu a colocaste na frente do filme não revelado?
Então, revelaste com essa luz, ou só olhaste para o filme depois da fixação? A primeira opção seria o motivo; a segunda, não haveria problema.
Por que não digitalizas um exemplo?
Estar escuro e ainda assim conseguir ver alguma coisa parece estranho…
thomas_l
Na verdade, também não consigo imaginar muito bem o que seria uma marca positiva sobre um fundo preto, mas se o que deveria ser transparente está preto, então eu diria que o clareamento não deu certo.
Abraços, Thomas
matvogel
Na verdade, também não consigo imaginar muito bem o que seria uma imagem positiva sobre um fundo preto, mas se o que deveria ser transparente está preto, então eu diria que o clareamento não funcionou.
Atenciosamente, Thomas
Exatamente, o suporte está totalmente preto como azeviche. Dá para reconhecer todas as imagens, mas apenas na vista de cima, ou seja, vê-se os traços da imagem de forma clara e nítida na emulsão como um positivo.
Só me pergunto o que fiz de errado na etapa de branqueamento. Usei 270 ml de água destilada, acrescentei 30 ml de ácido sulfúrico do Fomakit, depois os 30 ml de permanganato de potássio dissolvido do kit, agitei rapidamente e coloquei na lata, inclinando-a da maneira habitual durante os 8 minutos prescritos (3 inclinações a cada 30 segundos).
Estou sem saber o que fazer...
Tandemfahren
Oi,
Então, @Junkom, é claro que ele colocou o diapositivo recém-revelado e branqueado na frente da lâmpada. Quanta cerveja? ;-)
Como não tenho muita experiência com diapositivos em preto e branco, a primeira coisa que me vem à cabeça é que as fotos podem ter ficado mal expostas já na hora de tirar. Costumo cometer os erros mais absurdos nessas situações. Deixar a câmera acidentalmente no modo M, ajustar o ISO errado...
Em segundo lugar, me ocorre que o primeiro revelamento talvez tenha sido insuficiente. Revelador vencido, mistura errada (meu clássico: RODINAL 1:250 em vez de 1:25), tempo curto demais/movimento insuficiente etc.
Sobre o banho de branqueamento, não posso dizer nada por falta de experiência. E não, você provavelmente não pode realizar superexposição.
Minha opinião. Por favor, me mande um relatório intermediário, pois eu gostaria de tentar fazer isso sozinho.
Mais uma coisa: o “suporte” (ou seja, a borda da imagem e as barras laterais. A emulsão é preta, não o suporte) fica naturalmente preto após um revelamento reverso bem-sucedido, o que você achou que ia acontecer?
Atenciosamente, Frank
matvogel
Claro, o suporte é, obviamente, poliéster transparente. Só queria deixar claro que todo o filme está preto, ou seja, que o processo de revelação reversa foi bem-sucedido. As imagens estão definitivamente bem expostas; não uso câmeras automáticas e confio apenas na minha medição manual de exposição. Quando olho ligeiramente de lado para a emulsão, consigo ver muito bem as imagens à luz incidente. Parece, portanto, ser realmente um problema com o clareamento.
Tandemfahren
Olá, Matthias,
Não era minha intenção, de forma alguma, fazer-te passar por idiota. Só queria ter certeza de que não estamos seguindo a pista errada.
Parece que não há outra saída a não ser voltar à estaca zero.
E mais uma vez o pedido: um relatório intermediário! Não quero cair na mesma armadilha, certo?
Atenciosamente,
Frank
Berferd
Acho que o problema está no "mexer rapidamente" — o permanganato leva um bom tempo para se dissolver completamente. Como a solução fica roxa-escura bem rápido, não dá para ver muito bem os pedaços que ainda não se dissolveram.
Se a película não ficou totalmente amarela-clara (ou seja, imagens quase invisíveis) durante a exposição intermediária, algo deu errado com o banho de branqueamento.
matvogel
Acho que o problema está no "mexer rapidamente" — o permanganato leva um bom tempo para se dissolver completamente. Como a solução fica roxa-escura bem rápido, não dá para ver muito bem os pedaços que ainda não se dissolveram.
Se a película não ficou totalmente amarelo-claro (ou seja, imagens quase invisíveis) durante a exposição intermediária, significa que algo deu errado com o banho de branqueamento.
O permanganato de potássio já vem na forma dissolvida no Fomakit atual. Portanto, não precisa ser dissolvido por muito tempo nem, se necessário, filtrado, como antigamente. O filme ficou amarelo-limão depois que o tirei do banho de clarificação. Em seguida, veio a "orgia de luz" descrita com meu refletor de 150 W...