Nada impede que, caso já haja alguma suspeita, se desenrole um novo carretel no escuro até o início do filme, para verificar a posição correta do início da película (tateando ou medindo).
Em muitas câmeras, aliás, percebe-se isso ao avançar até a primeira imagem, quando a fita adesiva precisa passar entre a borda frontal da janela de imagem e a placa de pressão, e deve-se sempre ter em mente quantas voltas da alavanca ainda devem ser dadas, por padrão, para que a fita adesiva passe com segurança pela janela de imagem. Assim, percebe-se imediatamente se uma das senhoras estava “de mau humor” no escuro (na hora de colar, é claro).
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgang,
concordo com você, mas gostaria de lembrar que outras empresas conseguem oferecer uma qualidade mais constante por um preço ligeiramente mais alto. Não vamos nos enganar: a qualidade das empresas Agfa (quando ainda existia no setor de consumo), Fuji, Ilford e Kodak não pode ser comparada diretamente com empresas como Efke e Foma. A diferença de preço tem que vir de algum lugar. E o próprio Mirko escreveu em outra parte deste fórum qual seria o custo adicional de uma embalagem em Bad Saarow em comparação com a da Croácia.
Eu, pessoalmente, já cheguei ao ponto de voltar a comprar conscientemente Ilford e Kodak, e acho que o preço a mais vale a pena. Eu fotografo tão pouco com rolos de filme — com meus cerca de 60 rolos P&B por ano — que, com minhas duas câmeras 6x6, não quero ter que me preocupar em corrigir manualmente o posicionamento do filme.
Para ser sincero, se eu calcular um Fomafilm com onze negativos, o custo adicional em relação ao Tmax provavelmente corresponde apenas à décima segunda foto. Não fiz as contas agora, mas é o que meu instinto me diz.
Martin