Rotlicht
Olá a todos,
infelizmente, até agora ninguém soube me dar uma resposta, por isso me inscrevi aqui. Então, um “olá” a todos e, já de cara, minha primeira pergunta:
Alguém aqui conhece o “CMA-Colormaster- ?P?? Recebi-o de presente há pouco tempo. Trata-se de um medidor de exposição com uma “sonda” ou célula de medição conectada a um cabo longo. Quando se coloca a célula na imagem, ela mede alegremente, mas não sei muito bem o que fazer com os valores, na maioria de dois dígitos (0-100?!). Aparentemente, trata-se do tempo de exposição calculado… Parece que também é possível mudar o aparelho de um visor (tempo de exposição para p/b?) para mais três (um visor por cor). O clássico medidor de exposição para cores?
Resumindo: vocês conhecem esse aparelho e, se sim, talvez tenham até um manual? Ou têm alguma ideia do que são esses valores medidos e como usá-los (calibrar, etc., se for o caso)?
Atenciosamente,
RL
TR
Olá, RL. Você está certo, trata-se, pelo menos, de uma função rudimentar de medição de exposição, suponho:
Você coloca a sonda em um ponto do negativo que seja transparente e com poucos detalhes — ou seja, nas sombras, as áreas mais escuras do futuro positivo. Em seguida, gira o botão de tempo até que o LED verde (ou central) acenda.
Mas antes disso, você precisa calibrar o aparelho uma vez no seu papel. Isso é feito determinando o tempo de exposição correto para o motivo no papel correspondente, usando o método clássico da tira de teste. Agora, nada mais pode ser alterado no ampliador. Coloque a sonda de medição no local em questão, ajuste o valor em segundos (determinado anteriormente) na roda giratória e calibre o aparelho girando um segundo potenciômetro pequeno (que deve estar em algum lugar) até que o LED verde acenda. Isso deve ser feito para cada tipo de papel, já que eles têm sensibilidades diferentes.
No entanto, a medição com um aparelho desse tipo deve servir apenas como um bom valor de referência para a primeira tira de teste. A luz da câmara escura deve estar desligada durante a medição.