Olá, pessoal do fórum,
Depois que o Orwo NP20 em RODINAL 1+40 me deixou literalmente “boquiaberto”, resolvi experimentar um filme (espero eu) semelhante, o Adox CHS 50. Estou bastante impressionado com a emulsão em si, no que diz respeito à separação de tons e à granulação fina/riqueza de detalhes (por outro lado, estou pensando em jogar meu estoque de APX 100 direto no lixo).
Infelizmente, ainda há dois problemas com o filme: por um lado, o suporte ainda apresenta uma leve coloração rosada. Por falta de experiência com esse filme, não sei se isso é um problema ou se pode ser ignorado. Presumo que seja o último caso.
Mas, acima de tudo, tenho pontos finos nas digitalizações do negativo por todo o filme, que à primeira vista parecem poeira. No entanto, não acho que se trate de poeira, pois a) ela geralmente tem uma aparência diferente nas digitalizações e B) eu limpei o scanner completamente antes. Além disso, notei que esses “pontos” parecem estar no suporte (mesmo em áreas de exposição).
Anexo dois recortes de imagem em que o problema fica bem visível (principalmente em áreas homogêneas). Trata-se de recortes 1:1 de digitalizações com 1200 dpi e 2400 dpi (se não me engano). No segundo, aumentei o contraste para melhorar a visibilidade.
O processo utilizado em detalhes: 9 minutos de revelação em RODINAL 1+50, agitando constantemente nos primeiros 30 segundos e, depois, uma vez a cada 30 segundos. Parada de 2 a 3 minutos com água, seguida de fixação por cerca de 9 minutos em Superfix 1+9 e enxágue abundante. Por fim, enxágue com água destilada em abundância e Mirasol 1+400.
Agradeço antecipadamente por qualquer indicação sobre se se trata de um erro de processamento da minha parte ou, possivelmente, de um problema com o próprio filme.
Atenciosamente
Photux
...esse problema já foi abordado há algum tempo no fórum... no meu caso, o problema era o fixador (que já estava um pouco velho)... mas fixar por 9 minutos me parece um pouco demorado, 4 minutos devem ser suficientes.
Atenciosamente
Marc