klaus123
Olá
Para a lavagem de filmes e fotos, gostaria de ter uma torneira que fornecesse água a uma temperatura constante de 20 °C.
Alguém conhece algum reservatório de água ou aquecedor instantâneo (de preferência de 220 volts) que possa ser ajustado com segurança para 20 °C?
Atenciosamente
Klaus
mdeutgen
Klaus,
para podermos responder a isso, você precisaria nos dizer quais são os caudais que você deseja.
Minha ideia é simplesmente usar uma torneira misturadora para o chuveiro, mas, pelo que me lembro, elas exigem um caudal mínimo para poderem ser reguladas. Por que não pergunta ao seu encanador de confiança? Como alternativa, dá uma olhada nos fabricantes especializados em torneiras (Hansa, Grohe, Kludi) e/ou em aquecedores (o primeiro que me vem à cabeça é a StiebelEltron).
Martin
Wolf_XL
...as torneiras misturadoras convencionais para banheira e chuveiro não são adequadas. Sua faixa de regulação geralmente só começa por volta dos 30 °C... Os aquecedores instantâneos também não são adequados — pelo menos os aparelhos que conheço não possuem regulação interna de temperatura. Neles, ocorre apenas uma alternância entre duas potências de aquecimento, dependendo do fluxo. A regulação da temperatura é feita pela torneira...
Tandemfahren
Olá, Klaus,
Ralph Lambrecht mencionou em "Way Beyond Monochrome" uma válvula misturadora controlada eletronicamente chamada "Hass Intellifaucet".
Dá uma olhada nisso. Na minha opinião, os aquecedores instantâneos e similares certamente não são capazes de fornecer um fluxo constante de água a 20 °C ± 0,5 °C; afinal, não foram projetados para isso.
Boa sorte
Frank
AchimBauer
Olá, Klaus,
Depois de ter estabelecido a meta de voltar ao laboratório até o final do ano, desde que não aconteçam mais catástrofes, também fiquei pensando nisso.
Nas lojas de materiais de construção há misturadores com controle de temperatura; não sei exatamente como funcionam, o melhor é dar uma olhada na embalagem, anotar o endereço do fabricante, enviar um e-mail e torcer para que ele responda.
Opção 2: comprar um aquecedor Grün e, após testá-lo, ajustá-lo para 20 graus, desde que ele se estabilize nessa temperatura.
Opção 3: fazer uma experiência com um filtro de aquário. Existem filtros de aquário com aquecimento, e é com eles que se tem mais chances de atingir exatamente os 20 graus; se necessário, use um reservatório tampão, como um barril de mosto isolado, um barril de água da chuva ou um aquecedor de água quebrado, já que este já vem isolado. Ou simplesmente coloque o barril de água da chuva dentro de casa e espere até que ele atinja a temperatura ambiente.
Atenciosamente, Achim
Urnes
Bom, falando sério, quando se quer revelar, com certeza há mil e uma coisas mais importantes do que água corrente a 20 °C. Para aquecer o revelador, o banho de parada e o fixador até a temperatura certa, você precisa de um banho de banho-maria. Então, encha o frasco de revelador e coloque-o dentro de um recipiente maior com água morna e espere até que os 20 °C sejam atingidos. Para o enxágue, não é mais necessário 20 °C. Água morna é suficiente. Água um pouco mais quente facilita o enxágue, dependendo do processo. Água corrente tem seu charme, admito, mas o método da Ilford com a troca de água três vezes é suficiente. Surpreendentemente, com o Galerie Washaid, isso também é suficiente para impressões em papel baritado. Caso contrário, vocês podem ajustar a temperatura com a torneira misturadora, mais ou menos. Com água da torneira, presumo que vocês não usem água desmineralizada, deve-se considerar o que, eventualmente, pode ser dissolvido da água no material, ou seja, um processo de hidratação em vez de desidratação. Além disso, é preciso pensar em como resfriar a água no verão, quando a temperatura está acima de 20 °C. Isso também se aplica ao revelador de papel em um laboratório quente. Normalmente, eu aqueço o revelador até 22 °C e trabalho até que ele esfrie para 19 °C. Para impressões de exposição, porém, isso não é relevante, pois, de qualquer forma, não revelo mais do que duas por sessão. Agora, existe ainda um processo em que realmente preciso de temperatura, que é a litografia, de preferência com o revelador em torno de 30 °C. A temperatura da água não é tão relevante, desde que não esteja abaixo de 14 °C; morna o suficiente já é suficiente. Nesse caso, só uma placa de aquecimento, tipo a da Kaiser, resolve; ainda não experimentei um tapete de aquecimento para terrários, e banhos de água com aquecedores de aquário não funcionam por causa da pouca quantidade de água. Isso esfriou bastante, eu já testei. Conclusão: prefiro fotografar a fazer trabalhos de encanamento.
Atenciosamente, Sven.
AchimBauer
Olá, Klaus,
Se você não quiser seguir os conselhos do Sven porque precisa manter a temperatura em 20 graus, tenho outra ideia. Acabei de passar na minha sala de aquecimento e me lembrei das válvulas misturadoras de 3 vias.
Pode perguntar a um instalador de aquecimento sobre misturadores de 3 vias; eles devem existir também para sistemas de aquecimento de casas unifamiliares, pois, para caldeiras a combustível sólido, são necessários para elevar a temperatura do retorno. (Tenho um desses, mas, infelizmente, com regulação mecânica.) Nessa faixa de tamanho, eles ainda têm conexão em polegadas, mas deve funcionar. E os reguladores geralmente também vêm de fábrica. Portanto, é apenas uma questão de preço. Eu já tive documentos sobre isso, tive que aprender. Em princípio, a água quente e a fria são misturadas, variando continuamente a proporção de água quente ou fria, até que a temperatura correta saia na saída.
O melhor é perguntar a um técnico de aquecimento.
Atenciosamente, Achim
klaus123
Olá
Obrigado pelas dicas de vocês — já resolvi o problema com um pequeno aquecedor de água instantâneo regulável, que pode ser ajustado eletronicamente para 20 °C. Também é melhor para a cozinha do que o antigo aquecedor de 5 litros embutido sob a bancada.
Atenciosamente
Klaus
Xenar
Olá, Klaus,
Você poderia me dizer a marca e o modelo do aquecedor instantâneo? Também preciso de um para a minha loja de ferragens.
Obrigado,
Volker
klaus123
Olá, Klaus,
Você poderia me dizer a marca e o modelo do aquecedor instantâneo? Também preciso de um para a minha cozinha.
Obrigado,
Volker
É um Clage — em combinação com o inserto de cozinha, são 280
Xenar
Olá, Klaus,
Muito obrigado, vou dar uma olhada com calma no fim de semana, agora estou com pressa de novo! Não sou novato em instalações de água e eletricidade, pois mesmo fiz todo o acabamento interno da minha casa.
Atenciosamente, Volker
Olivinyl
Olá a todos
Para o aquecimento de água, utilizo um aquecedor instantâneo da Vailant, modelo VED 21 E LCD (21 kW a 380/400 volts)
O aparelho é totalmente eletrônico e pode ser regulado em incrementos de 0,5 °C, de 20 °C a 60 °C. A temperatura é exibida em um visor LCD.
A temperatura de saída é muito precisa!
O aparelho também pode ser controlado por um controle remoto sem fio separado. O controle remoto também possui um visor e funciona de forma bidirecional.
No entanto, não se deve esquecer que os percursos das tubulações influenciam a temperatura da água, uma vez que a tubulação de água do aparelho até a torneira também precisa ser aquecida!
Percursos curtos ou muito curtos seriam vantajosos.
Meu DLE fica na cave e até a cozinha são cerca de 6 metros de tubulação de cobre isolada.
Normalmente, encho uma caixa empilhável com cerca de 10 a 12 litros de água, que utilizo para o revelamento, a fixação e a lavagem.
Ajusto o aparelho para 21 °C e começo a encher a caixa. Quando ela está quase cheia, a temperatura está em 20 °C ±0,5 °C.
Atenciosamente, Oliver