Tandemfahren
Olá a todos, olá à diretoria,
No dia 16 de julho, um tal de M. Boeddecker escreveu no APUG que o novo revelador ADOTECH II estaria “a apenas alguns dias do lançamento”.
Estou, portanto, a ficar impaciente!
Pois tenho agora alguns rolos de 120 CMS20 na geladeira, esperando para serem revelados, e seria mais do que desejável conseguir com ele características ideais.
Na época, a fraca sensibilidade me fez desistir desse filme, que em si é bonito (apesar de algumas fotos sensacionalmente belas).
Quando, quando?
Atenciosamente,
Frank
MirkoBoeddecker
Olá, Frank,
nos últimos momentos, nos ocorreram algumas ideias interessantes, o que fez com que fosse necessário realizar mais alguns testes.
Trata-se principalmente de cálculos de capacidade. Para o KB, temos esse conjunto de 5 rolos com um frasco de revelador.
Como um filme em rolo precisa de mais líquido para ficar totalmente coberto pelo revelador na lata, só seria possível revelar dois filmes em rolo com um frasco. Isso representaria, naturalmente, uma desvantagem de preço considerável para o filme em rolo em comparação com o filme KB.
Por isso, ajustamos a estabilidade do revelador diluído, de modo que agora é possível revelar dois filmes em rolo consecutivamente com uma única preparação.
Também aumentamos um pouco a concentração, de modo que agora é possível misturar um total de 3 porções de 500 ml cada, que revelam 2 filmes em rolo cada uma. No total, portanto, 6 filmes em rolo por frasco, embora recomendemos não usar o último filme em rolo. A última solução certamente já oxidou um pouco na garrafa; depois, ela é altamente diluída, precisa revelar um rolo, deve esperar pelo segundo e, então, precisa ser usada novamente. Isso torna um pouco delicado o cálculo dos fatores de diluição.
Mas quem consegue revelar 6 rolos em um dia, consegue.
Os testes estão concluídos e o revelador entra em produção.
Atenciosamente,
Mirko
Tandemfahren
Halle,
isso parece muito promissor. Até agora, eu sempre revelava dois rolos de 120 de uma vez na lata de meio litro (isso ainda deve funcionar, não é?), mas assim é claro que fica mais flexível.
Embora “um após o outro” provavelmente signifique “em rápida sucessão”, já que uma exposição tão fraca deve perder a sensibilidade rapidamente.
Boa sorte
Frank