O que exatamente te incomoda tanto a ponto de você não querer usar esse filme?
Olá, Mirko,
como você temia, não estou muito entusiasmado com sua resposta abrangente e compreensível.
No filme EFKE IR (e também nos outros filmes EFKE), há duas coisas que me incomodam:
1. O controle de qualidade do material fílmico (no que diz respeito a defeitos de fundição e emulação) ainda tem um enorme potencial inexplorado. Pode-se até dizer que o controle de qualidade é péssimo. Até agora, ainda não revelei nenhum filme EFKE (com exceção do EFKE KB14 no início dos anos 80) que estivesse absolutamente isento de imperfeições.
2. A fixação dos filmes em rolo ao papel de suporte raramente é como deveria ser. Na verdade, uma fita adesiva deveria cobrir toda a largura do filme e fixá-lo ao papel, de modo que o filme pudesse ser passado por todas as câmeras. Infelizmente, o filme muitas vezes (muito frequentemente) está fixado ao papel apenas na parte central, de modo que os cantos do filme ganham vida própria e ficam presos nos pontos de desvio dos cartuchos de filme da Hasselblad e da Bronica, fazendo com que o filme se solte do papel. Há dois anos, eu tinha um lote de filmes (20 unidades) que enrolei na câmara escura e colei novamente no suporte de papel, depois que quatro filmes se soltaram no cartucho e um cartucho foi danificado.
O IR820 é, atualmente, o único filme IR verdadeiro. No entanto, devido às suas variações e problemas de qualidade, ele é apenas a minha terceira opção.
Gostaria que ele fosse minha primeira escolha, mesmo que custasse um pouco mais!
Atenciosamente,
Klaus