AchimBauer
Olá,
Como meu projeto Beseler está em espera, hoje resolvi dar uma olhada no que ainda restou do meu antigo laboratório fotográfico.
Está tudo lá, e até mais. Há alguns anos, meu fotógrafo de confiança fechou o negócio porque o irmão mais novo, que ajudava, também chegou à idade da aposentadoria e o proprietário do imóvel declarou que precisava do espaço para uso próprio. Por isso, muitas coisas acabaram vindo parar comigo durante a desocupação.
Gostaria de fazer algumas perguntas a respeito:
Posso usar minha antiga lâmpada multigrade da Ilford com todos os papéis Varicontrast?
E para que servem os filtros de lâmpada (herança) Agfa 103, Agfa 107, Mafi verde-amarelado, 166 ou 991, dependendo de como se gira, Kindermann 2123, Kindermann 2053?
E ainda, qual é o prazo de validade do papel fotográfico P&B? É que tenho, do espólio do meu revendedor de fotografia, duas caixas de papel fotográfico, em parte em formatos grandes, em parte menores, das marcas Mimosa Kiel, Leonora, Argenta, ORWO de produção estatal, Tetenal, Ilford, Labaphot, Tura, Agfa, Agfa Graphic, placas de alumínio com revestimento fotossensível Anofot, Geavert Copyline Kontakt, Agfa Geavert Rapidoprint, papel Tetenal Fotografik para o kit de fotografia, e, se eu examinar com mais cuidado, certamente ainda outros tipos raros.
Vale a pena fazer uma ou outra experiência? Ou devo descartá-los e usar as embalagens mais bonitas para minha vitrine de fotos?
Tandemfahren
Olá, Achim,
Você pode usar sua lâmpada Ilford, desde que ela tenha luz vermelha e laranja. Se ela for antiga, primeiro você precisa fazer um teste de véu — mas, por favor, use papel novo.
Você pode jogar fora os filtros antigos; no máximo, valeria a pena tentar os filtros de vidro.
Esqueça o papel fotográfico velho; ele só serve para fotogramas ou brincadeiras do tipo. Já tivemos essa conversa recentemente. A propósito, acho a ideia de guardar as embalagens bem charmosa!
Hum, bem, e eu não gosto de bancar o professor, mas um pouco mais de esforço ao escrever seria bem-vindo. Sinto uma certa relutância surgindo em mim quando só consigo entender o sentido na segunda leitura.
Ou talvez você seja estrangeiro; nesse caso, é claro que não quero ter dito nada. (exceto: quem escreve “nählich” com “h”, esse é...) :-)
Saudações luminosas
OStR Frank
AchimBauer
Obrigado pela informação,
fico feliz por poder continuar usando a lâmpada Ilford, pois, quando parei com o laboratório, a Ilford ainda era o único material de VC disponível. Mais tarde, reativei meu laboratório apenas uma vez, usando rolos Tura para quatro pôsteres no meu primeiro apartamento próprio, onde havia de tudo, menos espaço para o laboratório.
Quanto à escrita, não sou estrangeiro e, de propósito, não me esforço, pois desde a infância tenho dificuldade ortográfica; conscientemente, não falo em dislexia porque não sei se existe algum diagnóstico oficial para isso.
E quem tem dificuldade ortográfica não ganha a vida escrevendo em papel, de modo que meus conhecimentos de teclado (antigamente chamavam de conhecimentos de máquina de escrever) não vão além do sistema Adler de um dedo (girar e bater). E, nas letras maiúsculas, às vezes acabo errando com a segunda mão também.
Eu poderia praticar a ortografia, como já fiz antes, mas aí veio a reforma. Pratico digitação de vez em quando, mas profissionalmente isso não me levaria a lugar nenhum, pois para o próximo nível eu precisaria de um diploma (Eng. Dipl.) com graduação na Unitas para depois ganhar 40 euros a menos, porque minha garantia de manutenção do antigo acordo salarial expiraria.
Não, prefiro assumir minha fraqueza: escrever é mais rápido e não tenho mais suores frios, crises de ansiedade etc.
Mas, mesmo assim, muito obrigado pela sua crítica, pois há muitas pessoas com talento para a ortografia que acham que, na era da internet e das mensagens de texto, não é mais preciso levar tudo isso em conta. E elas muitas vezes não têm a minha capacidade de compensar fraquezas de outras maneiras.
Atenciosamente,
Achim
Tandemfahren
Olá, Achim,
Na tua última frase, você realmente expressou exatamente o que eu penso...
Você explica isso com tanta eloquência — já deve ter tido que explicar isso uma ou duas vezes, não é?
Meu melhor amigo é disléxico reconhecido; se você o observar escrevendo, vai ficar com cãibras! Bem, você não, mas eu sim! --
Quanto à reforma, prefiro seguir as regras que aprendi antigamente, em vez de confundir tudo com as novas. A propósito, também não sou realmente professor, mas construtor de barcos.
Luz esclarecedora
Frank