Jan_hh
Olá, queridos membros do fórum,
Para começar, como sou novo aqui, gostaria de me apresentar rapidamente. Meu nome é Jan, sou de Hamburgo, tenho 25 anos e, há poucos dias, voltei a fotografar com câmera analógica.
Como essa ideia me ocorreu, naturalmente — como poderia ser diferente? — numa tarde de domingo, tirei minha velha Minolta SrT101 da caixa, atravessei meia cidade
e consegui, de fato, um rolo de filme P&B. No entanto, era um filme “colorido” de 400 ISO para o processo C41 da Kodak.
Levei as fotos para revelar, fiquei satisfeito com o resultado e agora vamos ao meu problema de verdade ;-)
Um dia depois, pensei: hmmm... poderia até montar um laboratório de novo. Num piscar de olhos, saí à noite, comprei um ampliador da Durst
(C35), com uma boa quantidade de papel fotográfico (Ilford, gradações 1–4).
Agora, quando faço cópias do negativo da Kodak, elas ficam, infelizmente, bem sem graça em comparação com as do laboratório, mesmo na gradação 4...
Será que isso pode ser por causa dos “negativos coloridos”? Tenho a impressão de que esse efeito não ocorre com o meu Ilford FP4, que revelei totalmente sozinho?!
Ou será que também pode ser por causa do papel fotográfico, que já deve ter uns 30 anos?!
E uma última pergunta: junto com eles veio uma lâmpada DuKa amarela. Ela é adequada para papéis P&B? Eu costumava usar uma vermelha?!
Muito obrigado desde já pelas respostas.
Tandemfahren
Olá, Jan,
seja bem-vindo ao clube.
Quanto às suas perguntas: o filme Kodak não é exatamente o ideal. Se for usar C41, prefira o Ilford, que é mais fácil de revelar por conta própria com um ampliador.
O da Kodak é feito pra impressoras coloridas automáticas.
Papel fotográfico de 30 anos atrás é pra jogar no lixo. Ou talvez pra experiências esquisitas? Há 30 anos eu fiz o ensino médio, tocava “Ideal” no rádio – ursos polares nunca precisam chorar e tal,
e “Coisas interessantes, coisas interessantes sobre Erlangen”, que tempos aqueles...
É melhor você pegar um papel Variokontrast de 2011, você vai se surpreender!
Com o envelhecimento, o papel fotográfico perde tanto o contraste (o que pode ser compensado até certo ponto) quanto o preto máximo, e isso é fatal.
Lâmpada Dukal amarela? Para papel VC, você vai precisar de uma laranja ou, se for o caso (ou seja, teria que estar escrito na caixa do papel), de uma vermelha.
Que tipo de ampliador é esse? Ele suporta VC? Dizem que ainda existem alguns modelos antigos, que nem sequer têm gaveta de filtro? Como você filtra?
Divirta-se brincando com a prata e parabéns pela sua abençoada Hamburgo, onde alguém determinado consegue um FILME num domingo à tarde! Aqui na bela Tutzing, alguém como você, mesmo na terça-feira, ao perguntar por um FILME, recebe ou um olhar vazio ou uma pergunta de volta – FILME adesivo, FILME de cinema, qual deles? Se tiver sorte, alguém explica como funciona a fotografia! Já me aconteceu isso também!
Desejo uma bela luz,
Frank
Jan_hh
Oi, Frank,
muito obrigado pela sua resposta rápida :-)
Acho que vou dar uma passada lá e comprar um novo pacote de papel fotográfico.
Quanto ao filme, acho que vou voltar a usar o FP4Plus da Ilford daqui pra frente.
Quanto aos filtros, tenho as duas opções. O ampliador tem uma gaveta de filtros e um cabeçote de mistura de cores, mas mesmo assim estou procurando
outro ampliador com o qual eu possa trabalhar também em formato médio.
Atenciosamente
Tandemfahren
Oi, Jan,
Tenho um ampliador colorido 6x7 sobrando. Na verdade, tenho até um LPL; só preciso dar uma olhada nas máscaras que vêm com ele, acho que são 6x7 e KB.
Com o FP4, com certeza não vai dar errado...
Divirta-se
Frank
TR
O "Tandemfahren" está certo em relação ao papel. Como iniciante, é fundamental usar apenas material novo para minimizar ao máximo eventuais erros ou para que a busca por eles não se torne um calvário. Não entendo por que sempre se fala em "experimentos" — que tipo de experimento seria esse, se a imagem tem uma gradação excessivamente suave ou já não apresenta mais nenhum ponto fraco? Talvez eu guarde esse papel velho para trabalhos com revelador lith ou de documentos. Para os seus filmes (por enquanto) novos, use também revelador novo. Afinal, o revelador custa quase nada.
Jan_hh
Olá, T.R.
Muito obrigado também pelo seu comentário. Posso fazer uma pergunta meio “boba”: o que você quis dizer com isso de “Lith / revelador de documentos”?!
Acho que algumas informações mais detalhadas seriam bem interessantes :-)
Hoje vou sair para comprar papel fotográfico novo.
Na minha última visita lá, vi dois fabricantes de papel diferentes: um era a Ilford, que eu conheço, e o outro era a “Work”. Alguém aqui conhece esse papel?
Se sim, quais são suas experiências com ele?
Caro Frank,
o ampliador parece interessante. Qual é o modelo LPL? Ficaria muito feliz se você me enviasse uma mensagem privada com mais detalhes, incluindo, é claro, o seu preço sugerido O_O
Desejo a todos um ótimo fim de semana :-)
Tandemfahren
Olá, Jan,
O “work” é um papel com graduação fixa. Eu não uso esse; não quero desmerecê-lo, mas com o VC você precisa de uma caixa por formato, para não falar das outras vantagens.
Na minha opinião, o Ilford MGIV é o que você precisa. Ou dê uma olhada no anfitrião do fórum (ou em qualquer outro lugar), por exemplo, no novo MCP. Ou...
@T.R.: por exemplo, exatamente esse tipo de experiência...
Jan, você vai receber uma mensagem privada.
Luz dourada
Frank
TeeGee
Esse “work” deve ser o Tetenal Work.
O ADOX Easy Print é mais barato, e eu também gosto muito de usá-lo; afinal, ainda não tenho muita experiência com o revelamento de papel.
A propósito: não dá para adaptar o teu Durst com um condensador adequado para formato médio? Tenho aqui dois desses condensadores guardados. Assim, não precisarias de um novo ampliador.
Jan_hh
Olá, TeeGee,
Ontem, só para testar, comprei o papel “Work”; muito obrigado pela dica :-)
Muito obrigado pela oferta, mas, infelizmente, uma das grandes desvantagens do meu ampliador é que não consigo girar a cabeça, então não consigo realizar a exposição de fotos “maiores”...
Ontem, só por diversão, tirei algumas fotos retrô :-)
E estou bem satisfeito com o visual dos anos 50 (aliás, é o papel “Work”)
Tandemfahren
Olá, Jan,
Tenta ver se dá para girar a coluna; assim, você poderia ampliar a base (mesmo que eu tenha que ficar com o meu LPL-Mästi).
É claro que é preciso prender a placa de base com grampos ou colocar pesos nela.
Sua miniatura talvez esteja um pouquinho pequena...
Você tem sua mensagem privada?
Que a luz esteja com você
Frank
Jan_hh
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Nossa, eu também estou vendo :-)
Então, segunda tentativa :-)
TR
Posso perguntar sem rodeios o que você quis dizer com isso de “Lith / revelador de documentos”?!
Acho que seria interessante ter mais algumas informações :-)
Olá. Se pesquisar o termo “revelador lith” no mecanismo de busca, você já encontrará muitas informações (lembre-se de que esse tipo de revelador só funciona com determinados tipos de papel [o papel baritado antigo quase sempre funciona / o papel Orwo da antiga RDA, por exemplo, é muito adequado para isso]).
O revelador de documentos trabalha com 1-2 gradações a mais, atuando assim como um “normalizador” para papéis antigos (que, por isso, costumam ser muito macios). Pelo menos foi só assim que consegui obter negros razoáveis em papel Wephota de 20 anos. Mas, como iniciante, você deve primeiro dominar o básico antes de se aventurar nessas coisas.
Urnes
Para saber mais sobre a litografia, dá uma olhada aqui no site do
Wolfgang Moersch; lá você vai encontrar exemplos de imagens.
Atenciosamente, Sven.