AchimBauer
Olá,
Sou relativamente novo por aqui; descobri o fórum enquanto procurava peças de reposição. Gostaria de voltar a fotografar com câmera analógica; meu sonho seria o grande formato, mas infelizmente é inacessível; no entanto, o formato 6x9 seria viável. Recentemente, encontrei uma velha Beseler (minha câmera dos sonhos é a 45 com moldura U) que chegou até mim por motivos ainda não esclarecidos. Provavelmente uma herança de alguém que estava ajudando a esvaziar um apartamento, e que eu nunca examinei com mais atenção.
O problema da conexão de 230 V consiste em um adaptador para a conexão original dos EUA de 110 V; dizem que também já existiu uma de 80 V.
Já comprei as peças que faltavam, como a mesa de projeção, no eBay dos EUA por uma pechincha, mas com frete caríssimo. Só estou tendo problemas com a iluminação. Pois ele precisa de lâmpadas com soquete baioneta, e só consigo encontrá-las em 110 V, o que exigiria um transformador, embora isso também não melhore a segurança. Não há espaço para um soquete E27. Já pensei em construir eu mesmo um abajur, mas não tenho acesso a um soldador. A única possibilidade seria comprar um abajur moderno na B&H ou algo parecido nos EUA e, eventualmente, trocar o soquete, fazer a fiação com três fios e instalar um fio de proteção na carcaça. Só que não sei se, em termos de tamanho, as lâmpadas opalizadas comuns no mercado cabem ali e como ficaria a questão do ajuste e da iluminação. Seria ótimo se alguém tivesse experiência com isso.
Também não tem pressa, o projeto foi adiado para mais tarde. No final do ano, vou primeiro tentar voltar com o KB, pois é mais barato para testar os filmes. E o 6X9 será então ampliado aos poucos, paralelamente, e talvez também com um novo ampliador (usado), pois o mito da Beseler está bastante abalado para mim, assim como eu também não acredito mais no paraíso dos serviços que são os EUA. Gostaria ainda de saber o que aconteceu com o antigo importador Teufel, que, se não me engano, ficava aqui na nossa região da Suábia.
Atenciosamente, Achim
Wolfgg
Olá, Achim,
Um transformador realmente aumenta a segurança; basta usar um com isolamento de potencial (ou seja, não um transformador econômico) para garantir a segurança desejada. No eBay, sempre se encontram modelos que convertem de 230 V para 110 V.
Atenciosamente, Wolfgang
AchimBauer
Obrigado pela dica,
mas eu preferiria uma solução de adaptação, porque assim eu ainda poderia usar as lâmpadas de baioneta de 110 V que a B+H oferece por 63,95 dólares, o que dá cerca de 44 euros sem frete; não sei quanto custaria o frete, além dos impostos e das taxas de transferência, já que o PayPal só aceita pagamentos dos EUA, Canadá e Reino Unido. Também existe uma cabeça de condensador de 230 V por 437 euros, e o compartimento da lâmpada para 110 V custa 96 euros; não consigo encontrar o compartimento da lâmpada para 230 V. A Beseler remete para os revendedores quando se trata de peças de reposição, e os revendedores não querem saber de peças de reposição.
A peça de 110 V custaria cerca de 150 euros com frete, impostos e outras despesas; valeria a pena para mim se eu soubesse que a adaptação daria certo, pois as lâmpadas de rosca modernas para o Beseler parecem um pouco estranhas, não como as nossas. Acho que ainda vou ter que investir uns 300 euros e muito tempo, porque nem todas as peças usadas vendidas para o modelo 23 servem, e o nosso fornecedor parece ter esgotado o estoque de peças novas.
Até mais, Achim
cfb_de
Também existe um cabeçote de condensador de 230 V para o 437
Se você encontrar alguém que faça a adaptação em menos de 8 horas e que, incluindo o IVA, cobre apenas cinquenta marcos por hora, a adaptação pode valer a pena. Em todos os outros casos, vale a pena esperar e procurar, por exemplo, no eBay ou comprar a peça nova.
Atenciosamente,
Franz
AchimBauer
Obrigado pela resposta, Franz,
Eu mesmo faria a adaptação, porque se vou ter que pagar alguém, já prefiro comprar o aparelho novo. A espera no eBay tem um problema: a maioria dos aparelhos oferecidos na Alemanha também são dos EUA, e eu não sei se dá para adaptá-los para 230 V. Eletricamente não é problema, mas será que as lâmpadas cabem? As novas lâmpadas Beseler com rosca parecem mais bastões do que lâmpadas. E no eBay dos EUA dá pra achar quase tudo bem barato, mas, de novo, são de 110 V e com os custos de envio, vale a pena comprar um novo.
Mas talvez haja novidades: a Beseler tem um site novo e um formulário de contato; não é mais preciso mandar um e-mail separado pra Vicky, aquela senhora um pouco mal-humorada. Agora, uma tal de Margarete responde e recomenda a FOTOIMPEX.
Há alguns dias, descobri um site que parece estar sendo criado: FOTOIMPEX Beseler de ou algo parecido. Serão esses antigos sites abandonados cujos vestígios ainda estão presentes, ou há algo a caminho graças à nova direção da Beseler?
cfb_de
Há alguns dias, descobri um site que parece estar sendo criado: FOTOIMPEX Beseler de, ou algo parecido. Trata-se de antigos projetos abandonados cujos vestígios ainda estão presentes, ou há algo novo a caminho graças à nova direção da Beseler?
Este aqui: http://www.fotoimpex.de/Labor/Beseler/index.html?
São resquícios do antigo site da FOTOIMPEX.
Atenciosamente,
Franz
AchimBauer
Não, não é essa.
Após a pesquisa, em 7º lugar aparece “Welcome to FOTOIMPEX-Berlin”
Está sendo criado um novo site
www.beseler-foto.de
Nunca tinha encontrado esse site, e infelizmente encontrei muitas coisas, como por exemplo o manual de instruções, apenas em inglês para download em PDF.
Mas agora a tampa de 220 V está de repente à venda na b&H por 98,62 euros; não sei quanto vai custar de frete e impostos, além das despesas de transferência bancária. A única opção mais barata é a tampa sem o interior, para você mesmo fazer a fiação, por 16,92 euros.
Vou tentar conseguir uma peça dessas quando tiver oportunidade. Como o Beseler ficaria de lado, ainda tenho um Kaiser KB que já está em uso há 20 anos; por isso, vou voltar a usar o KB no final do ano, porque é mais barato para testar filmes e reveladores. Mas vou continuar com o Beseler, mesmo que já tenha tido vontade de jogá-lo contra a parede, ou justamente por isso.
Atenciosamente, Achim