TeeGee
Eu tinha comprado esse rolo de filme bem de propósito, pra conseguir aquele visual dos anos 50 que tanto anunciam. No fim de semana, resolvi colocar na Mamiya, abri a lata e o papel prateado e, como sempre, comecei a raspar a fita adesiva com a unha... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz De repente, quase todo o filme se desenrolou, de tão esticado que estava no carretel! Com dificuldade, após um quarto de segundo de susto, agarrei-o rapidamente antes que se desenrolasse completamente. Com mais esforço, puxei-o até ficar razoavelmente esticado e deixei o motor da câmera fazer o resto, o que era audivelmente trabalhoso. No final do filme, ele se comportou normalmente, embora, por precaução, eu tenha ido para um banheiro interno do hotel, totalmente escuro.
Hoje ele voltou revelado da PS 13 e está completamente arruinado devido à incidência de luz e ao desenrolamento parcial! Talvez vocês da Impex devessem colocar um aviso na lata informando que esses filmes não foram rebobinados mecanicamente e, portanto, de forma impecável, mas sim em uma manufatura, com as tolerâncias inerentes a esse processo!
Esse foi provavelmente meu primeiro e último ADOX, pois havia algumas fotos irrecuperáveis nele; prefiro então a Kodak ou a Ilford, mesmo que sejam mais caras.
zensusa
Olá, TeeGee,
na verdade, quando se “compra conscientemente” um rolo de filme..., seria bom se informar de forma consciente e detalhada sobre as “particularidades” desse material, especialmente porque, pelo que parece, você ainda não o utilizou em seu trabalho fotográfico prático. Isso vale, na verdade, para todos os materiais que ainda não se conhece e com os quais ainda não se trabalhou. Portanto, é aconselhável não realizar fotos importantes, que não podem ser repetidas, com um material fotográfico (isso vale também para câmeras, lentes, produtos químicos etc.) se não se conhecer os pontos fortes, pontos fracos e particularidades desse material. Se você tivesse levado isso a sério, teria encontrado diversas informações sobre as propriedades, o processamento e as particularidades desse material fotográfico; - e isso em diversos fóruns, nos sites dos fabricantes, fornecedores e nas “fichas técnicas”, etc., e você teria evitado muita frustração.
1. Todos os filmes — não apenas a série ADOX CHS — que são moldados sobre um suporte de PET (por exemplo, todos os rolos e filmes planos ADOX CHS; filmes em rolo e planos da EFKE, a maioria dos filmes em rolo e planos da Rollei, entre outros) devem ser mantidos centralizados ao serem colocados na câmera, para que não se abram, já que os suportes de PET são significativamente mais resistentes do que os antigos suportes de filme conhecidos e, por isso, também desenvolvem uma dinâmica própria!
2. Todos os filmes com suporte de PET devem, sem exceção, ser enrolados/colocados na câmera com proteção especial contra a luz. Ou seja, sem fontes de luz intensa ou exposição direta, pois o suporte PET transparente é um “excelente condutor de luz”. O que, neste caso, naturalmente não é desejável. Mesmo os filmes 35mm devem, portanto, ser tratados dessa forma, pois uma forte incidência de luz na “ponta do filme” é transmitida para o cartucho, arruinando assim as primeiras fotos.
3. Os filmes ADOX CHS, que se baseiam nos filmes EFKE, devem ser revelados, assim como estes e todos os filmes que possuem a mesma base de fabricação, em baixas temperaturas e, em hipótese alguma, em máquinas de revelação de um grande laboratório. Isso quase sempre dá errado!
4. O rasgo do seu filme não tem, portanto, nada a ver com a tolerância de produção de uma fábrica (estas manifestam-se mais em desvios no revestimento do suporte, em variações da emulsão nos respectivos lotes ou em danos manuais na emulsão, etc.), mas provavelmente sim com um tipo de tentativa de enrolamento mal sucedida, inadequada ao suporte do filme.
5. O ADOX CHS 50 é um filme Rectepan (filme ortopano). Ou seja, sua sensibilidade termina pouco acima de 600 nm, ao contrário dos filmes pancromáticos (por exemplo, Kodak TRI-X, Ilford HP 5 etc.), que se estendem significativamente mais na faixa do vermelho, ou mesmo dos filmes superpancromáticos (por exemplo, o antigo Forte/Classic Pan 400, que já não existe mais). Aliás, é isso que define o “visual dos anos 50” do filme ADOX CHS: a representação “mais escura” dos tons de vermelho, ou seja, toda a gama de tons de cinza difere bastante dos filmes Kodak ou Ilford, que são quase todos pancromáticos, independentemente de serem de grão de prata clássico ou de cristais planos. Portanto, não há filmes comparáveis na linha da Kodak e da Ilford. Até mesmo o Acros da Fuji, que também é um filme Rectepan (do ponto de vista dos dados), difere do CHS 50 em termos de tons.
O CHS difere, portanto, enormemente de outros filmes, tanto nos tons quanto no manuseio. Eu mesmo uso filmes em rolo de EFKE/ADOX desde a época em que ainda eram moldados em suportes de acetato e, embora sempre tenham sido um pouco mais trabalhosos de manusear e a emulsão também tenha mudado um pouco ao longo das décadas, os filmes ADOX CHS e EFKE continuam sendo os meus favoritos, pois seu espectro de tons é inigualável (apenas o Maco PO 100c ou o novo Rollei Retro 100 Tonal, que na verdade é o antigo PO 100c) apresentam os mesmos tons maravilhosos; afinal, também são filmes Rectepan à base de grãos de prata clássicos.
Então, TeeGee, se eu fosse você, tentaria de novo! Boa sorte!
TeeGee
Obrigado pela análise técnica, eu já tinha me informado bastante sobre o filme, inclusive no site da Impex. Quase tudo o que você diz eu li lá, só que o enrolamento apertado é deliberadamente omitido. Também não acho que seja necessário ter que vasculhar todos os fóruns de fotografia por causa de um filme antes de usá-lo. A Impex já criou fichas técnicas bastante detalhadas; a referência ao light-piping e ao “caráter de enrolamento” poderia muito bem ter sido incluída nelas.
De acordo com informações em outros fóruns, o enrolamento excessivamente apertado está, de fato, relacionado à fabricação em uma manufatura.
zensusa
Olá, TeeGee,
será que você ficou ofendido? A propósito, se for fazer comparações, por favor, use “prosa técnica” (ou seja, “direto ao ponto”) e não “...poesia técnica...” (que remete mais à forma de poema/versos etc.); no entanto, não inventei nada, nem escrevi poesia.
Além disso, filmes em suportes de PET precisam ser enrolados com especial cuidado, pois é preciso evitar a entrada de luz pela borda, já que os filmes de PET, como já mencionado, têm tensão interna; em outras palavras, se o enrolamento for ruim e frouxo, eles se afastam e a luz entra no filme pela borda!
Quando você escreve "... Segundo informações em outros fóruns, o enrolamento excessivamente apertado está, sem dúvida, relacionado à fabricação em uma manufatura.", essa afirmação simplesmente não se aplica, pois não tem nada a ver com a manufatura, mas exclusivamente com o suporte de filme PET, que exige uma tensão uniforme e firme!
Quanto ao “light-piping”, isso é claramente indicado nas características dos filmes da “ADOX Art Series” (veja http://adox.de/ADOX_Filme/page47/page47.html) para cada filme.
Atenciosamente e sem ressentimentos, afinal não quero te irritar, mas minha contribuição foi, na verdade, pensada como uma observação (amigável). Infelizmente, porém, as contribuições em fóruns são frequentemente interpretadas de forma emocional.
TeeGee
Olá, TeeGee,
será que você ficou ofendido? A propósito, se já vamos fazer comparações, então, por favor, use “prosa técnica” (ou seja, “direta”) e não “...poesia técnica...” (que remete mais à forma de poema/versos etc.); — no entanto, eu não inventei nada, nem escrevi poesia.
Quanto ao que significa prosa, é melhor você dormir mais um pouco... (só digo isto: sou germanista!) O termo “poesia” foi usado de forma totalmente irônica, mas nem sempre isso é compreendido.
Fora isso, filmes em suportes PET precisam ser enrolados com especial cuidado, pois é preciso evitar a incidência de luz pela borda?
Exatamente! E por “enrolar
com cuidado”, entendo algo diferente de um “Rollmops”!
Klaus_H
E, quando falo em enrolamento cuidadoso, não me refiro a um "Rollmops" desses!
Mesmo no caso de filmes em rolo com suporte PET, não é preciso abrir mão de um acabamento perfeito. Uma empresa do norte da Alemanha está lançando no mercado um filme “infravermelho” que foi (ou será?) fabricado por uma empresa britânica. Neste produto, não há nem a entrada de luz nas bordas do filme, nem o efeito “Rollmops”.
O acabamento requer habilidade.
Resta esperar que a futura confecção de filmes em rolo em Bad Saarow atinja um nível de qualidade internacional (Kodak, Fuji, Ilford).
Já existem confecções “amadoras” o suficiente.
Atenciosamente,
Klaus
Patrick
Olá,
isso de o filme enrolar repentinamente ao colocá-lo na câmera já aconteceu comigo com outros filmes também, especialmente com os filmes Fuji Arcos. Uso o CHS 50 há anos e estou muito satisfeito com o resultado que obtenho com esse filme; sentiria muita falta dele se não existisse mais. Também acho que quem fotografa a sério em formato médio provavelmente tem mais do que apenas um rolo na bolsa. Eu não levaria esse incidente tão a sério e simplesmente tentaria o 50 novamente, só que desta vez levando um estoque suficiente... Os resultados valem a pena, quando se consegue tirar uma foto realmente bonita com ele.
Com isso, desejo mais uma vez muita diversão nas suas fotos!
Patrick.
TeeGee
Também acho que quem leva a sério a fotografia de formato médio provavelmente não anda com apenas um rolo na bolsa. Eu não levaria esse contratempo tão a sério e simplesmente tentaria usar a 50 mm de novo, só que desta vez levando um estoque suficiente...
Resposta engraçada! Então você não ficaria chateado se um rolo com fotos irrepetíveis fosse para o lixo? É claro que eu tinha mais de um rolo na bolsa, mas isso não adianta muito se as fotos estavam no outro rolo. Com o Fuji Acros, nunca tive esse problema; até mesmo um Shanghai GP3, que é o mais exótico que se pode colocar na câmera, é de melhor qualidade.
thomas_l
Bem, todos deveriam prestar atenção à boa qualidade da embalagem; uma empresa do norte da Alemanha talvez devesse também verificar a largura correta do filme...
Eu entendo que seja irritante quando algo assim acontece. Na verdade, eu não gosto muito dos suportes PET, independentemente do tipo de filme. Eu uso o efke 50 (às vezes também como ADOX CHS, mas na maioria das vezes como efke; será que eles têm a mesma embalagem?) com frequência e, até agora, nunca tive esse problema. Então, de modo geral, isso nunca aconteceu comigo, nem com nenhum outro filme.
Mas mesmo assim gostaria de saber se talvez tenha sido realmente algum erro aleatório ou se, de modo geral, é preciso prestar mais atenção a isso com esses filmes, pois até agora eu nunca tinha prestado atenção nisso.
Atenciosamente, Thomas
TeeGee
Pelo que li em outros fóruns, parece que isso deve acontecer bem mais tarde neste filme.
Gast
Olá,
Eu também uso ocasionalmente filmes ADOX CHS e, até agora, não notei nenhum defeito neles.
Considero muito precipitado tirar conclusões sobre a qualidade da embalagem da ADOX com base em apenas um rolo.
E, com o que se lê nos fóruns, passei a ser muito cauteloso.
Já tive que constatar falhas na embalagem também em empresas do norte da Alemanha e do Reino Unido.
Atenciosamente,
Wolfgang
P.S.: Mesmo assim, um rolo com defeito é, naturalmente, irritante!
sputnik
Sem querer defender nem criticar os rolos ADOX: EU simplesmente não teria usado um rolo que se desenrolasse ao retirar a fita de proteção (muito menos para “motivos irrepetíveis”) e teria preferido abrir um segundo rolo — tomando as devidas precauções. É óbvio que esticar o rolo rapidamente não adianta nada. Afinal, é difícil fazer a luz que já entrou sair de novo :-)
Kryschtof
É assim mesmo, por mais irritante que seja ter que jogar fora um rolo de filme sem usar.
Certa vez, durante as férias, usei alternadamente o Kodak Portra e o Fuji Neopan 400 e tive que aprender que as bobinas de filme de diferentes fabricantes podem ter larguras diferentes. Infelizmente, o Neopan não foi enrolado com a devida firmeza no carretel do Portra, o que talvez tenha sido causado, em parte, por um rolo de pressão muito fraco. A entrada de luz ao abrir a câmera foi imprevisível e estragou metade do rolo.
O 400 já não existe, mas agora, por precaução, também tenho o cuidado de usar o carretel vazio adequado com o Acros 100. Aprender com a prática.
Os acadêmicos mais refinados talvez queiram seguir um conselho de seus pares: http://www.youtube.com/watch?v=TwIPB6DcSZs
Saudações
Christof
AchimBauer
Muito barulho por causa de um filme mal feito!
Eu estraguei a minha vida inteira e não fico reclamando assim.
Atenciosamente, Achim
TR
Pelo que li em outros fóruns, parece que isso é algo bastante provável de acontecer mais tarde neste filme.
Gostaria de ter fontes concretas (links) sobre isso. Nunca ouvi falar disso e, nos meus CHS-120 anteriores (incluindo o de 50), nunca me deparei com esse tipo de problema.
TeeGee
@T.R.: então digite o nome do filme como termo de busca nos fóruns especializados (l-camera-forum, aphog, gamborang); você deve encontrar bastante coisa por lá.
Urnes
E, já que estamos falando sobre equipamentos, vou contar mais uma história:
Então, eu estava no meio da Índia, numa fazenda de camelos, e queria muito fotografar com filme. Tinha colocado um rolo novo, um Ilford Delta 400 de 24 fotos. Foi aí que veio o choque: na 11ª foto, a câmera rebobinou o filme inteiro. Lá se foram os camelos. Sem backup, sem câmera digital, nada. Já estava entrando em pânico, achando que a câmera tinha dado algum problema. Colocava o rolo, tirava o rolo, deixava passar de novo com a tampa colocada... mas sempre parava na foto 11. Mais tarde, no hotel, calculei qual deveria ser o comprimento de um rolo de 24 fotos e, com muita coragem, tirei um rolo não exposto da caixa. O comprimento estava certo. Mas ainda tive que ficar pensando por um bom tempo até perceber que a codificação DX dos cartuchos de filme estava errada; eram 40 filmes no total. Acabei colando um adesivo sobre a codificação. Vejam só, erros acontecem até com os grandes.
Atenciosamente, Sven.
TR
Vocês veem que até os grandes cometem erros.
Claro, porque lá todo mundo primeiro suspeita do próprio erro e não do produto (o que não quer dizer que
a TeeGee tenha feito algo errado). Se alguém se atreve a atribuir ao produto uma inadequação generalizada, isso pode se consolidar rapidamente nesses fóruns e se tornar uma característica — pelo menos em vários tipos de câmeras.
MirkoBoeddecker
Olá, TeeGee,
Lamento que o seu filme tenha rachado, mas é realmente difícil entender por que você ainda assim o expôs. Você devia estar ciente de que as imagens poderiam ficar parcialmente expostas.
Nós alertamos especificamente sobre o efeito de “light-piping” e fornecemos as caixas pretas para que o filme não fique exposto à luz, mesmo quando enrolado firmemente.
Em todos os filmes com suporte de PET (e infelizmente, em breve, todos os filmes serão assim), é preciso contar com uma tendência um pouco maior de rachar do que nos filmes de triacetato.
No entanto, o triacetato também tem uma certa tendência, ainda que menor, a enrolar.
Sempre segurei meus filmes com firmeza até que a mola da câmera fizesse isso por mim.
Mas aceito de bom grado a sugestão e vou ver onde mais isso pode ser colocado como “instrução de uso”.
A tendência do suporte de “resistir” um pouco ao enrolamento não pode ser influenciada pela forma como foi enrolado. Nesse sentido, isso não tem nada a ver com variações na confecção. Um filme em rolo deve ser sempre enrolado com firmeza. Se fosse enrolado frouxamente, haveria entrada de luz nas bordas.
Antigamente, com o antigo suporte de acetato, todos reclamavam da má planicidade após o revelamento.
Agora que usamos um suporte que fica liso como o bumbum de um bebê após o revelamento, de repente surgem reclamações sobre a tendência de planicidade do suporte antes do revelamento...
Apenas para esclarecer, gostaria de salientar que todos os filmes CHS não foram fabricados em nossa fábrica, mas, como se pode ver facilmente na caixa do filme, são “Made in Croatia”.
Aqui em Bad Saarow, fazemos um acabamento muito melhor. Em princípio, não precisaríamos mais fornecer as latas pretas se fizéssemos o acabamento aqui. Infelizmente, porém, a mão de obra na Alemanha é tão cara que não seríamos mais competitivos em relação às importações da Croácia e, como os fotógrafos sempre olham primeiro para o preço, temos que ser tão ruins (e baratos) quanto o fornecedor alternativo mais barato desse material.
O caso é diferente com nossos produtos premium. É por isso que temos as duas linhas de produtos. A “Art Series” para o material a preços competitivos (por exemplo, filmes CHS) e a “Premium Line” para os produtos mais orientados para a qualidade, que não estão sujeitos a uma concorrência tão acirrada (entre os filmes em rolo, atualmente apenas o CMS 20).
No entanto, estamos pensando se não seria sensato oferecer o efke novamente na versão original (para satisfazer o público que busca preços baixos) e, paralelamente, oferecer um filme da ADOX, posteriormente inspecionado quanto a defeitos e perfeitamente embalado, a um preço mais alto (selecionar e descartar defeitos = maior uso de material; embalagem na Alemanha = mais caro).
Seria interessante para nós saber se haveria mercado para isso.
Atenciosamente,
Mirko
TeeGee
Mirko,
Na primeira vez, a gente sempre erra, e o filme não estava totalmente rasgado, mas já o suficiente para ficar estragado. Eu agarrei logo e esperei que ainda fosse a tempo, mas, infelizmente, não deu certo.
Com certeza não seria só eu que gostaria de ver uma advertência sobre isso na embalagem.