Olá, Sven,
Quer dizer que, em todas as câmeras de filme de largura reduzida, a velocidade do obturador é sempre de 1/30 s? Eu não sabia disso — desculpa, sou fotógrafo e não cineasta. Mas quanto ao slow motion e ao time-lapse, isso é ajustado pela velocidade do filme, certo? Na minha câmera, são 8, 16, 24 ou 48 fps.
Então, o obturador abre por 1/30s em cada quadro individual? Mas como chego a 48 fps? De alguma forma, isso ainda não está claro para mim. Nesse caso, os cineastas praticamente não têm liberdade para usar a profundidade de campo de forma criativa e, da mesma forma, fica bem difícil manter a nitidez do foco com a abertura máxima em condições de pouca luz.
Quais são as taxas de quadros habituais em filmes de 8 mm? 16 fps são suficientes para obter uma qualidade decente? 16 fps parecem um flipbook, não é?
Como você pode ver, são perguntas e mais perguntas...
Atenciosamente
Matthias
Olá, Matthias,
o obturador de uma câmera de filme é explicado aqui: http://de.wikipedia.org/wiki/Umlaufverschluss
E no artigo da Wikipedia sobre câmeras de filme, há a seguinte passagem sobre o tempo de exposição:
O ângulo de abertura do obturador determina o tempo de exposição, dependendo da frequência de quadros. Com uma frequência de 25 quadros por segundo, o tempo de exposição com uma abertura de 180° é de 1/50 de segundo. A possibilidade de ajustar o setor de luz de um obturador especialmente projetado para isso resulta em tempos de exposição diferentes. Um filme é normalmente exposto a 24 quadros por segundo. Isso se aplica a filmes de cinema e é o padrão internacional nessa área. A abertura do setor claro é, na maioria das vezes, de 172,8 graus. Para uma primeira exibição na televisão, no entanto, filma-se a 25 quadros (setor claro de 180 graus) por segundo.
O mais recente avanço na fabricação de câmeras de cinema é um projeto com uma relação de comutação de 24 para 1, o que, a 24 quadros por segundo, resulta em um tempo de exposição de um vigésimo quinto de segundo. Isso corresponde a um ângulo de abertura de 345,6 graus no obturador rotativo, o dobro dos 172,8 graus mencionados.
Na verdade, os cineastas estão mais limitados do que nós, fotógrafos de imagens estáticas, no que diz respeito ao controle da exposição.
Atenciosamente,
Franz