hallertauBW
Boa noite a todos!
Comprei recentemente uma câmera de formato médio 6x7 usada com um rolo de 120 e estou tentando descobrir o que está dando errado.
De cada 10 fotos tiradas, apenas 7 aparecem no negativo (mesmo motivo, mesma exposição). O filme em rolo tem 81 cm de comprimento.
Esse é o comprimento correto para filmes em rolo 120? Pelo comprimento, parece que sim.
Atenciosamente,
Guido
Xenar
Olá, Guido,
sem precisar correr para o laboratório fotográfico para verificar: 81 cm certamente é o comprimento normal de um rolo de filme 120.
Você escreveu que, das 10 fotos esperadas, só tem 7 no rolo. Essas 7 fotos estão muito distantes umas das outras (1)? Se não, deve haver um trecho longo e não exposto no início (ou no final?) do filme (2).
Infelizmente, não conheço o modelo da sua câmera, mas presumo que o avanço de uma foto para a outra seja controlado mecanicamente de alguma forma (mecanismo de avanço ou similar). Se for o caso (1), então é por isso.
Se for (2), então você provavelmente cometeu um erro ao colocar o filme na câmera.
Descreva mais detalhes, assim certamente poderemos ajudá-lo.
Atenciosamente,
Volker
hallertauBW
Bom dia, Volker,
obrigado pela sua resposta. A câmera é uma Mamiya RB67 Pro-S. O caso 2) é o que se aplica. No início, há uma grande parte sem exposição e, no final, ainda restam 7 cm livres (veja a foto do negativo). Como isso me chamou a atenção pela segunda vez (antes eu cometi outros erros), tomei o cuidado de enrolar o mínimo possível ao colocar o filme. Depois de fechar o cartucho, tive que puxar a alavanca de pré-enrolamento várias vezes até conseguir tirar a primeira foto. Em seguida, tirei 10 fotos seguindo o mesmo procedimento, até que o filme não pôde mais ser tensionado, e as três primeiras imagens não apareceram no negativo (anotei as poses e o procedimento da sessão). No momento, consigo identificar as seguintes fontes de erro:
2a) As três primeiras fotos estão sendo cobertas pelo papel. (Para verificar, seria preciso sacrificar um rolo de filme e rebobiná-lo à luz do dia)
2b) Nas três primeiras fotos, a abertura estava aberta e realizou a exposição por alguns segundos. – Mas por que isso não aconteceu nas outras?
2c) ...?
Você tem mais alguma dica para mim?
Atenciosamente,
Guido
Xenar
Olá, Guido,
Os primeiros 20 cm do filme estão pretos, ou seja, foram submetidos à exposição, o que significa que receberam a dose máxima de luz.
Parece que você está cometendo algum erro fundamental ao colocar o filme. Como, infelizmente, não conheço a Mamiya, alguém terá que te ajudar. Você não tem o manual de instruções?
Atenciosamente, sem saber o que fazer
Volker
hallertauBW
Boa noite, Volker,
Na verdade, eu tenho um manual de instruções. A seção sobre como colocar o filme é bem curta. Vou tentar de novo, vamos ver.
Atenciosamente,
Guido
Urnes
Boa noite, Volker,
Na verdade, eu tenho um manual de instruções. A seção sobre como colocar o filme é bem curta. Vou tentar de novo, vamos ver.
Atenciosamente,
Guido
Você coloca o filme no suporte. Em algum lugar da placa de pressão há um orifício. Agora, você avança o filme até ver uma seta preta no orifício. Não avance mais! Em seguida, insira o suporte na parte traseira e, com a alavanca, avance até a imagem 1. Então, deve funcionar.
Atenciosamente, Sven.
hallertauBW
Olá a todos,
antes de mais nada, estou completamente confuso. Sven, o que você escreveu eu também encontrei no manual (é uma seta branca em vez do orifício) e, antes, eu não tinha prestado atenção nisso. Na nova série de fotos, agora aparece a primeira imagem (também reconheço pela pose). Nessa foto, coloquei os dois negativos lado a lado. O da esquerda é o novo filme enrolado “corretamente”. No da direita, dá para ver que faltam as três primeiras fotos. Mas agora, no novo filme, tenho novamente apenas 7 1/2 fotos de 10. O que também me surpreende é que parece haver um salto na exposição no meio do filme. No entanto, tirei as fotos com abertura/tempo e iluminação (lâmpada) constantes. Vocês têm alguma ideia do que ainda estou fazendo de errado?
Atenciosamente,
Guido
Wolf_XL
...bem, parece mais um erro na revelação... Para ter certeza absoluta de que o problema é mesmo da câmera, eu sacrificaria um rolo novo ou pegaria um dos que deram errado, rebobinaria com o papel de proteção no lugar certo, colocaria na câmera conforme as instruções, tiraria a lente, colocaria o obturador em “B”, apertaria o botão do obturador e, mantendo-o pressionado, marcaria a imagem com uma caneta hidrográfica à prova d’água através da câmera. Marque as fotos restantes exatamente da mesma forma — depois disso, você vai estar um pouco mais esperto... ;-)
Wolfgg
Olá, Guido,
Eu sugeriria seguir um procedimento bem prático:
1) Pegue o papel protetor de um rolo de filme e marque no verso a posição exata do filme
2) Coloque o papel no carretel e insira-o na cartucho
3) Prepare a cartucho de forma que, mesmo com a tampa aberta, ela funcione como se estivesse fechada; para isso, geralmente é preciso manter um pino pressionado em algum lugar, por exemplo, com um palito de dente (não tenho RB)
4) Agora, proceda normalmente: avance o filme e, em seguida, faça a exposição de todo o “filme” com um tempo de exposição mais longo (por exemplo, 1 segundo) e verifique em cada foto se a luz da lente incide sobre o filme; assim, deve ser possível delimitar o erro.
Atenciosamente, Wolfgang
hallertauBW
Boa noite a todos,
Em primeiro lugar, obrigado pelas sugestões de vocês. Sim, foi mais ou menos assim que fiz agora. Enrolei o rolo de negativo (filme revelado) novamente com o papel protetor e coloquei na cassete.
Primeiro, verifiquei duas vezes se o avanço estava funcionando. Retirei a lente e tirei minhas 10 fotos. Sempre marquei com um marcador de filme a área do negativo que teria sido submetida à exposição (bordas direita e esquerda).
Resultado: 10 imagens separadas no negativo.
Depois, suspeitei de entrada de luz pela lateral do espelho ou de “vazamento” na abertura da lente. Então, retirei o cartucho, olhei para dentro da câmera através do plano do filme e apontei-a para uma luz. Não observei nenhuma entrada de luz indesejada. Testei diferentes aberturas e tempos de exposição, além de tentar abaixar o espelho de forma incompleta (o que teria sido um erro de operação).
Resultado: tudo funciona perfeitamente e foi fascinante ver como tudo funciona.
Quanto ao erro de revelação, a única coisa que me ocorre é que talvez o filme esteja grudado e o revelador não consiga atingi-lo, mas, nesse caso, a área do negativo ficaria transparente, não é?
Atenciosamente, Guido
Wolfgg
Se não houver revelador, mas houver fixador, o filme fica transparente; se não houver nenhum dos dois, ele permanece como novo, ou seja, cinza e opaco.
Atenciosamente, Wolfgang
hallertauBW
Boa noite a todos,
descobri meu erro. Ao escrever a última resposta, tive um mau pressentimento, que se confirmou. Comprei especialmente para os filmes em rolo uma caixa de revelação Paterson para dois rolos de 135 ou um de 120. As duas espirais de filme (135) são mantidas juntas por um tubinho preto. É claro que deixei esse tubinho de fora na espiral de 120. E foi justamente por isso que a luz (do lado de fora) entrou, através de algumas ranhuras no furo interno da espiral. Isso também explica por que as tiras de negativos receberam uma exposição extra em dois níveis (três fotos pretas, três fotos e meia mais escuras). Grrrrrrrrr
Obrigado pela ajuda de vocês, isso me fez repensar a situação.
Atenciosamente,
Guido
Xenar
Olá, Guido,
Parabéns por ter identificado o erro. Não respondi à sua segunda foto de exemplo porque não sabia o que dizer. Só uma coisa me parecia clara: devia ser um erro de manuseio, e eu só pensei na colocação do filme; o revelamento nem me passou pela cabeça.
Atenciosamente,
Volker