hfa
Para um processo “alternativo”, preciso de diapositivos SW com gradação suave e o maior Dmax possível.
Tenho uma coleção de diversos filmes gráficos em diferentes estados de conservação, filmes de raios-X, entre outros, mas não tenho muita paciência para longas séries de testes.
Em geral, trabalho com parâmetros desfocados.
Qual revelador (em que diluição, aproximadamente) é o mais promissor como ponto de partida?
Qual filme gráfico é acessível hoje em dia?
Muito obrigado por todas as ideias!
hfa
Urnes
De que processo se trata?
Atenciosamente, Sven.
hfa
Fotogravura em cobre; mas, para a minha pergunta, o restante do processo não tem importância.
Só quero aproveitar ao máximo meus filmes de meio-tom antigos.
Urnes
Tudo bem. Só estava pensando em qual processo requer um positivo. A placa de cobre é submetida à exposição com ele e depois gravada, certo? Não que eu possa te ajudar com o seu problema, só estou perguntando por curiosidade.
Provavelmente, eu tentaria primeiro com o filme de raio-X. O tempo de revelação varia entre 6 e 10 minutos e, com luz vermelha, é feito a olho nu.
Atenciosamente, Sven.
hfa
Informações, inclusive sobre o processo, em www.photogravure.com
€
Minha pergunta se refere a um revelador que atenda aos requisitos mencionados no início.
Uma boa opção, por exemplo, é a combinação do filme Rollei ATo 2.1 com o revelador Rollei Low Contrast.
No entanto, o custo total por folha (30x40 cm) chega a 10 euros e, se depois se constatar que o contraste não está correto...
Deveria ser obrigatória uma advertência: Cuidado, fotografar coloca em risco seu patrimônio, leva à falta de moradia e a crianças passando fome!
Em outros setores, isso já existe há muito tempo
€
€
€
Urnes
O filme de raios X é um filme de meio-tom. Não é preciso batê-lo suavemente com um revelador especial, como se faz com filmes lith ou de traço.
De resto, eu daria uma olhada na Spur. Afinal, foram eles que popularizaram o uso do filme gráfico com revelador suave naquela época.
Atenciosamente, Sven.
hfa
...essa sugestão parece uma boa ideia, obrigado
h.
KlausWehner
Se você nos disser quais filmes tem à disposição e qual contraste deseja obter, certamente encontraremos soluções.
Seria possível, por exemplo, utilizar revelação em duas tanques ou revelação em mesa.
€
Atenciosamente,
Klaus
hfa
Se você nos disser quais filmes tem à disposição e qual nível de contraste deseja alcançar, certamente encontraremos uma solução.
hfa
Klaus,
O Dmax deve ficar em torno de 2,5, com a gradação o mais linear possível, correspondendo aproximadamente a 2-14 na escala de Stouffer. Tenho quantidades e condições de armazenamento variadas:
Orwo FN 5
Orwo FN 60
Wephota NP 22
Lighthouse Printfilm
Ortho Litho da Photo Warehouse
Rollei AT0 2.1
Este último ainda está disponível e é bem controlável com os reveladores oferecidos para ele, mas o preço dessa combinação é totalmente inaceitável.
€
Atenciosamente,
Hendrik
€
€
KlausWehner
Oi, Hendrik,
?
Tuas exigências (D máx. 2,5 e relação de contraste de 1:16) provavelmente serão melhor atendidas com um filme de meio-tom revelado de forma intensa.
Eu escolheria o NP 22 e o revelaria de forma intensa.
Talvez um revelador de papel diluído seja bastante adequado para isso.
?
Os filmes lith não conseguirão reproduzir a faixa de contraste desejada.
O revelamento suave dos filmes especiais é feito através da redução da densidade máxima (abaixo de 2,00).
Os filmes simplesmente não são revelados até o fim. O excesso de prata é removido durante a fixação.
A capacidade limitada de reproduzir um contraste normal é mantida. É típico desses filmes ter uma amplitude de contraste de 1:8, ou seja, poder reproduzir 3 níveis de exposição.
Isso pode ser facilmente verificado com sua escala de cinza.
?
Talvez seja possível obter um pouco mais com um revelador de dois banhos.
Eu me aprofundei bastante nesse assunto há algum tempo.
No entanto, não tenho experiência prática com os filmes especiais mencionados.
?
Você não vai conseguir sem fazer suas próprias experiências.
Se quiser experimentar um revelador de dois banhos, pode entrar em contato comigo.
Eu disponibilizaria um pouco dos meus produtos químicos para você.
Infelizmente, no momento não tenho tempo para fazer meus próprios testes. Mas talvez eu possa te ajudar.
Eu me dediquei bastante a esse assunto há algum tempo.
No entanto, não tenho experiência com os filmes especiais mencionados.
?
Atenciosamente,
Klaus
hfa
...pelo menos é um começo
Vou tentar isso e entro em contato ou dou notícias, se for o caso
Muito obrigado!
h
KlausWehner
Não tenho certeza de qual filme está realmente na caixa NP-22. Talvez seja material Foma.
É duvidoso que você consiga atingir uma densidade máxima de 2,5 com ele.
?
Eu procederia da seguinte maneira:
Corte um pedaço de cada tipo de filme que você tiver disponível e divida-o em dois pedaços.
Exponha um pedaço ao máximo (talvez com uma lanterna), o segundo pedaço fica sem exposição.
Revele completamente ambos os pedaços de teste em um revelador de papel (com diluição).
?
Assim, você terá uma boa visão geral de quais filmes se aproximam de suas necessidades e quais podem ser descartados imediatamente.
O pedaço não exposto fornece uma indicação valiosa sobre o véu de fundo.
?
Conte-nos como foi quando tiver oportunidade.
?
Atenciosamente,
Klaus
Andre7878
Olá, minha dúvida é sobre o banho intermediário. Infelizmente, não se encontra mais dicromato de potássio. Quais são as alternativas? Afinal, eu precisaria apenas de alguns gramas. Meu objetivo é revelar o filme em rolo Silvermask em Mamiya RC67 como diapositivos.
Andre7878
Revelação de slides em preto e branco