Wolfi
Olá a todos!
Alguém por acaso sabe qual é a lâmpada necessária para o cabeçote de ampliação da Agfa Colormat? Parece que, de alguma forma, o soquete está faltando no meu aparelho... É possível usar o aparelho normalmente para ampliações em preto e branco, sem a moldura de exposição e a unidade de controle?
Agradeço antecipadamente pelas respostas.
Atenciosamente,
Wolfgang
Wolf_XL
...por padrão, o Colormat vem com uma lâmpada de 220 V/250 W com baioneta P28s. Como os papéis fotográficos costumavam ser muito menos sensíveis, isso causa problemas hoje em dia — os tempos de exposição são simplesmente muito curtos para um trabalho reproduzível. Por isso, instalei no meu Colormat uma lâmpada de 150 W com a mesma baioneta e consigo assim tempos razoáveis. Estou até pensando em reduzir para 100 W — pois, em formatos menores que 18x24, os tempos ficam novamente muito curtos ou tenho que diminuir a intensidade mais do que gostaria.
Também é possível operar o Colormat sem a unidade de controle e a moldura de exposição. No entanto, isso não é possível sem uma intervenção no aparelho. Mas isso não é nada de mais — basta conectar um cabo de 220 V com plugue à lâmpada de ampliação. Contudo, você só deve fazer isso por conta própria se souber o que está fazendo. Sou engenheiro elétrico — a eletricidade me conhece e, por isso, não me faz mal... ;-)
O que é extremamente interessante no Colormat são os três filtros que podem ser acionados por eletroímã. Construí uma fonte de alimentação adequada para isso e levei os interruptores para fora. Inicialmente, substituí os filtros de vidro por folhas de filtro Ilford de gradação 2, 3 e 4. Desde que adquiri um controlador Heiland Spltgrade, passei a usar apenas os filtros 0 e 5. Segundo o Sr. Heiland, seria até bastante simples fazer com que os filtros fossem acionados pelo controlador — para isso, seria necessária apenas uma pequena interface adicional composta por poucos componentes. Pretendo me dedicar a isso em breve...
Wolfi
Muito obrigado pela sua resposta! Então, parece que vou ter que improvisar um pouco, ainda mais porque o meu Colormat não tem um soquete para lâmpada...
Atenciosamente,
Wolfgang