mbaumann
Olá,
há algum tempo venho me perguntando qual é a melhor temperatura para o C-41. 38 °C é, afinal, a temperatura normal do processo. Ora, é verdade que também é possível revelar a 30 °C ou 24 °C (e, pelo que sei, também a 45 °C).
A desvantagem óbvia, a princípio, é o tempo necessário. Aqui estão, por exemplo, os tempos que encontrei em uma tabela da Tetenal (para 3-4 filmes e solução fresca):
Temperatura/°C: 38 --- 24
Revelação/min: 3:35 --- 18:30
Parada/min: 0:30 --- 0:30
Branqueamento/fixação/min: 6 --- 12
Enxágue/min: 3 --- 7
Estabilização/min: 1 --- 1
Quando revelo, normalmente faço de 2 a 4 passagens para filmes em um Jobo CPE2. O tempo não importa e não me importo se demorar mais.
No entanto, vejo duas grandes vantagens na revelação a 24 °C. Primeiro, a diferença em relação à temperatura ambiente não é grande e, por isso, há menos variações quando retiro a lata do processador para encher e esvaziar. E, em segundo lugar, o erro de tempo proporcional ao colocar e retirar o rolo é menor. Com um tempo de revelação de 3:35 minutos, um erro de, por exemplo, 15 segundos tem grande impacto, enquanto que com 18:30 os efeitos são significativamente menores.
Ambos os fatores indicam uma maior estabilidade do processo em baixas temperaturas.
Por isso, minha pergunta a vocês:
Existem outros efeitos que se opõem à temperatura de 24°? Por exemplo, imagino que, devido aos tempos de ação mais longos, os produtos químicos sejam mais difíceis de serem removidos ou que o longo tempo de lavagem com água possa levar ao inchaço da emulsão.
Vocês têm alguma experiência ou outras informações úteis sobre o assunto?
Atenciosamente,
Martin
haeberlein
Olá!
Eu revelo com minha CPE 2 (sem Plus) apenas a 25 graus no processo C41. No entanto, uso os produtos químicos da Rollei, pois existem tempos de exposição testados e os resultados são muito bons. A 38 graus, tive o problema de não ter reagido rápido o suficiente depois de colocar o revelador e, por isso, uma parte do filme ficou um pouco mais revelada do que a outra, o que, infelizmente, também dá para ver em algumas fotos coloridas.
Atenciosamente, Rene