grofofan
Primeiramente, gostaria de me apresentar, já que sou novo neste fórum. Meu nome é Günter e trabalho com fotografia de grande formato há anos. Revelo meus negativos com um ampliador Durst 187, mas tenho dificuldade em encontrar lâmpadas opal, pois esse equipamento não funciona com lâmpadas opal padrão, mas sim com lâmpadas opal de grande porte. O diâmetro do bulbo é de aproximadamente 120 mm. Agora, minha pergunta, que talvez o Mirko possa responder: li recentemente no catálogo da FOTOIMPEX que as lâmpadas oferecidas lá são feitas à mão na Alemanha. Seria possível, então, fabricar lâmpadas adequadas para os aparelhos Durst mencionados acima? O preço pode ser um pouco mais alto, já que essas lâmpadas não estão mais disponíveis no mercado e são vendidas usadas a preços exorbitantes. Isso deixaria todos os usuários dos modelos Durst 138 e 187 muito felizes, pois não precisariam mais se preocupar com o reabastecimento. Atenciosamente, Günter.
cfb_de
Olá, Günter,
No site do Dr. Fischer deve ser possível encomendar essas peras: http://www.dr-fischer-gmbh.de/index.php?lang=&Bereich=2&DBereich=21
Atenciosamente,
Franz
grofofan
Obrigado pela informação. Também liguei para lá e me informaram que já fazem esse tipo de produto, mas não em lotes de 200 a 300 unidades, o que é muito para mim, como consumidor particular. Talvez fosse interessante para a FOTOIMPEX incluir essas lâmpadas em seu catálogo, já que há muitos aparelhos desse tipo no mercado e todos que conheço estão procurando lâmpadas para seus aparelhos. Eu poderia fornecer informações sobre especificações técnicas e, eventualmente, um modelo ou dimensões.
chrisais
Olá, Günter,
Não tenho nenhuma fonte para as lâmpadas opalizadas grandes. Mas modifiquei um pouco o meu Laborator 138. Utilizo uma lâmpada halógena transparente de alta tensão (140 W) com formato convencional. Coloquei um difusor na gaveta do filtro. (No meu caso, é uma placa de vidro com gel de sílica, como as usadas na cromatografia em camada fina.) Com uma folha grossa de alumínio, fiz ainda um refletor no interior. Isso funciona muito bem, com uma luz muito homogênea. Para focar, posso retirar a gaveta de filtros e obtenho uma imagem muito clara (é claro, apenas no centro — dependendo da escala de ampliação).
Os filtros de conversão de contraste também cabem sem problemas e ficam um pouco protegidos contra o calor. Basta cortá-los um pouco maiores que a placa de vidro e fixá-los com uma leve curvatura.
A propósito, segundo a Osram, o comportamento de acendimento das lâmpadas halógenas de alta tensão e das lâmpadas incandescentes convencionais não deve diferir. Portanto, não há risco para o temporizador.
Outra ideia seria pegar uma lâmpada defeituosa, cortar a parte inferior e, em seguida, inserir uma lâmpada halógena em forma de bastão. (Osram HALOLUX CERAM ECO ou Philips EcoClassic30 T32) Provavelmente, seria melhor deixar o corte a cargo de um soprador de vidro.
Atenciosamente,
Chris
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
AchimBauer
Olá, Günther, também sou novato aqui. Cheguei a este fórum porque tenho um problema parecido com o seu.
E a solução do Chris me pareceu promissora, mas não dá certo no meu caso por falta de espaço.
Mas, ao aprofundar a ideia, fiz uma descoberta que pode te ajudar. Na Conrad Electronic, há lâmpadas para montar você mesmo. Na parte de baixo, um soquete E14 ou E27, no qual se encaixa uma lâmpada halógena, e por cima aparafusa-se uma cúpula de vidro. Existem algumas com 10 cm de diâmetro em alabastro. Se ainda for pequena demais, corte a lâmpada antiga e conecte-a à rosca de outro vidro. Com um fixador de parafusos de alta resistência ou um kit para caldeiras, isso deve ser possível de forma resistente ao calor. Ou procure mais no site do fabricante para ver se há vidros ainda maiores.
Atenciosamente, Achim
grofofan
Olá, pessoal. Antes de mais nada, muito obrigado pelas ótimas ideias. Gostei mais da sugestão do adaptador com rosca E27 e das lâmpadas halógenas com o filamento cortado; vou testar e contar como foi em breve. Desculpem a demora em responder, mas passei um tempo no hospital. Abraços, Günter