Steffen_Muc
Olá, NG,
Gostaria de trabalhar com emulsão fotográfica líquida em papel artesanal em breve. Alguém aqui já tem experiência com isso? É preciso tratar o papel artesanal com gelatina antes ou isso não é necessário? Quanto tempo a emulsão precisa secar? E por quanto tempo devo molhar o papel depois, para que ele não se desfaça? Obrigado pela ajuda!
Saudações de Munique,
Steffen
Urnes
Olá, Steffen,
Ainda não trabalhei com emulsão líquida. Mas, como parece que ninguém mais sabe, vou te dar uma dica de como seria se você fosse fazer cianotipias. A emulsão é bem mais líquida, mas talvez isso te ajude.
Se você vai usar gelatina ou não é uma questão de gosto. Com a solução de cianeto diluída, a gelatina impede que ela penetre muito profundamente no feltro do papel, melhorando assim a nitidez. Eu tentei e acabei desistindo, depois de sujar toda a cozinha com a gelatina.
Quanto tempo a emulsão precisa secar? Na dúvida, sempre deixe secar completamente. Assim, você estará, com certeza, do lado seguro.
Molhar. Eu seguiria o procedimento com papel barítico. O papel artesanal não se rasga. Pelo menos não por causa da água, mas sim por ser retirado da bandeja de forma inadequada ou algo assim. Mas isso também depende do peso. Eu sempre trabalhei com papel de 300 g.
Atenciosamente, Sven.
uworischki
Olá, Stefan,
A gelatina faz todo o sentido, já que o papel artesanal será muito absorvente. Se você aplicar a gelatina antes, será mais fácil aplicar a emulsão e também precisará de menos quantidade.
A emulsão deve secar normalmente por 24 horas. Fora isso, o processo de revelação (revelação, fixação, lavagem) deve ser semelhante ao do papel baritado, embora isso dependa, naturalmente, da espessura do seu papel artesanal — quanto mais espesso, mais tempo leva para o fixador ser eliminado do feltro de papel.
Talvez isso ajude:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/Prozesskontrolle_fuer_SW_03.htm
Atenciosamente, Uwe