Berferd
Olá, pessoal,
qual é a diferença entre as caixas Jobo grandes e pequenas (série 22xx vs. série 15xx)?
Aparentemente, a série “grande” é mais antiga que a pequena, e a pequena requer menos produto químico.
E quanto à estanqueidade, etc.?
E a uniformidade do revelamento? Dizem que as caixas grandes revelam de forma mais uniforme... isso é verdade?
Suponho que as latas grandes façam sentido quando há uma grande diluição do revelador, mas ainda assim não se pode ficar abaixo de uma certa quantidade mínima absoluta da solução-mãe (por rolo de filme)?
Ou as latas antigas estão simplesmente ultrapassadas e só são usadas “porque já as temos”?
Berferd.
Gast
Pelo que sei, a série 15xx é para revelação de filmes e a série 28xx, por exemplo, para revelação de papel. Não conheço a série 22xx.
Atenciosamente, Franz
Wolfgg
Olá, Berferd,
Depende exclusivamente das necessidades do processo químico.
Antes, eu precisava dos maiores para o E4; hoje, para o RODINAL 1+166 e 1+200 em revelação estática.
As pequenas para C41 e RODINAL 1+50, 1+75.
No revelamento inverso, há ainda o caso especial de que, com um espaçamento maior entre as espirais, é mais fácil alcançar as voltas internas com a luz durante a segunda exposição.
Nunca tive problemas de estanqueidade; elas estão em uso desde aproximadamente 1972.
A série grande se chamava 2000, a pequena era 1000, a 1500 veio depois.
Só consegui constatar diferenças na uniformidade com diluições muito altas, nas quais haveria pouco concentrado na lata pequena.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
E, mais uma vez, com base nos documentos da Jobo de 1972:
Série 1000:
1100 "SPOT" 260 ml 1x135 DM 19,80
1200 "JET" 500 ml 2x135/2x120 DM 22,80
Série 1300 “SPECIAL” 1250 ml 5x135/6x120 DM 58,00
Série 2000 (espirais largas):
2100 “STAR” 450 ml 1x135 DM 23,50
2200 "CLUB" 800 ml 2x135/2x120 DM 27,50
2300 "PROFI" 1900 ml 5x135/6x120 DM 77,50
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
...eu gosto mais das latas pequenas porque consigo virá-las com uma mão só — para fazer isso com a lata grande, minhas mãos não têm o tamanho certo... ;-) Eu uso a lata grande exclusivamente na CPE2, por exemplo, no processo C-41 ou quando uso o adaptador para filmes planos.
Urnes
Lata pequena – rolos pequenos... Lata grande – rolos grandes
Não dá para colocar filmes planos nas latas pequenas. Se você quiser revelar manualmente e só tiver rolos, a lata pequena é mais prática, porque na grande você precisa de 1,2 l de produtos químicos para revelar manualmente. (a menos que você tenha uma lata grande que caiba apenas um filme em rolo:lol:). Na máquina (por exemplo, CPE2), porém, cabem os dois tamanhos, mas as pequenas precisam de um suporte de rolo diferente na parte de baixo. Na máquina, mesmo com a lata grande, você precisa de apenas 270 ml de líquido. Se houver apenas um filme em rolo no carretel, bastam 180 ml.
Portanto, depende simplesmente do que você quer fazer e de como e com quais formatos pretende trabalhar no futuro.
Atenciosamente, Sven.
PS. A propósito, também existem latas grandes antigas e latas grandes novas. As mais recentes são da série 2500. Elas se parecem com as da série 1500, só que são mais grossas. As tampas são as mesmas. Quanto às latas da série 3000, é melhor eu nem começar a falar. :D
Knoll
Se você inclinar manualmente, podem ocorrer falhas nas bobinas do negativo, especialmente na perfuração. Se você inclinar muito rápido, essas falhas podem se estender até as bobinas da imagem. Isso é menos provável com as caixas grandes, pois, devido ao maior volume, o líquido químico flui mais lentamente durante a inclinação. Portanto, é mais fácil revelar uniformemente com caixas grandes. Mas, para isso, você também precisa de mais produto químico.