Kilian
Bom dia a todos!
Alguém poderia me ajudar? Ficaria muito grato.
Preparei o fixador Calbe A300 para filmes. Gostaria de adicionar o Tetenalhüter, mas só agora notei na embalagem que ele não é adequado para fixadores em pó.
Alguém poderia me explicar por que isso acontece? Ou seja, qual é o risco que corro se, mesmo assim, combinar o A300 com o Hüter? Alguém tem experiência com isso e poderia compartilhar comigo? Desde já, muito obrigado.
Atenciosamente, Kilian
Wolfgg
Olá, Kilian,
Os banhos de fixação preparados a partir de concentrados líquidos costumam ter um pH mais baixo do que aqueles preparados com pó. O aditivo térmico só funciona em uma faixa limitada de pH. Mas você pode testar isso com uma pequena quantidade de fixador. Na pior das hipóteses, ele não terá efeito ou ocorrerá a precipitação de enxofre (o fixador ficará turvo). Também é possível adicionar endurecedor ao banho de parada. No entanto, você deveria entrar em contato com a Tetenal por e-mail ou telefone para perguntar qual seria a concentração ideal de ácido acético.
Pense também se o endurecedor é realmente necessário. Ele prolonga consideravelmente o tempo de lavagem e só faz sentido se ocorrerem danos à gelatina com frequência.
Atenciosamente, Wolfgang
Kilian
Olá, Wolfgang!
Obrigado pela resposta. Agora também pude observar as falhas no fixador ao adicionar o endurecedor Tetenal.
Às vezes, tenho condições de laboratório desfavoráveis, em que a água fica a apenas cerca de 24 °C. Não consigo deixá-la mais fria com os meios disponíveis. Nesses casos, sigo o seu conselho e adiciono o endurecedor ao banho de parada. Fora isso, procuro revelar apenas quando estou de volta ao país e é possível ter temperaturas normais da água.
Atenciosamente, Kilian