klaus123
Olá
Para o Multigrade, estou usando atualmente uma lâmpada vermelha antiga, do tipo que se usava antigamente para filmes ortocromáticos.
Agora consegui uma Durst Tricolor com as cores laranja, verde-amarelado e “Color”. Alguém tem experiência para saber quais dessas cores funcionam para o Multigrade? — Pelo que vi nos primeiros testes, a laranja obviamente não... :(
Atenciosamente
Klaus
Tandemfahren
Olá, Klaus,
Nem todo filtro multigrade é igual, e um filtro laranja (que, na verdade, serve para muitos tipos de papel) também pode ter desbotado com o tempo.
É melhor comprar filtros dupla cor novos; eu uso as lâmpadas simples da Kaiser, que são baratas, e com 1 laranja e 1 vermelha dá para cobrir (quase?) tudo.
Luz difusa
Frank
cfb_de
Para o preto e branco, tenho uma iluminação de LED vermelho, o que me permite, durante as exposições mais longas, ler tranquilamente o jornal da Duka. Para fotos coloridas, fiz uma lâmpada com LEDs amarelos e coloquei um filtro de corte na frente, que só deixa passar 589 nm. Foi caro, mas agora a Duka colorida também fica razoavelmente iluminada.
Desvantagem: com essa luz, a gente fica rapidamente com dor de cabeça... Por isso, estou pensando seriamente em usar um sistema de infravermelho para cores (o que terá maior importância no futuro). Mirko, onde dá para comprar os “óculos de proteção” por um preço bom? Esses do exército não servem muito.
Atenciosamente,
Franz