haeberlein
Olá!
Ainda é possível comprar filmes em rolo no formato 220 (para minha Pentacon Six) em cores e P&B, ou eles já estão em extinção?
Obrigado.
Urnes
Ainda existem rolos de 220. Dá uma olhada nos sites dos fabricantes. A Fuji, por exemplo, ainda oferece o Provia em 220. No entanto, os rolos de 220 não são
mais econômicos. 2 rolos de 120 costumam ser mais baratos.
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Além disso, a maioria dos laboratórios cobra mais pelo revelamento de rolos de 220 do que por dois de 120. O objetivo é fazer com que os clientes percam o interesse nesse formato de filme, que é caro para os fabricantes.
Quem quiser o formato 220, provavelmente o comprará no Japão ou nos Estados Unidos. Por um lado, a variedade é maior nesses países; por outro, os preços são significativamente mais baixos.
Atenciosamente,
Franz
haeberlein
Existe alguma loja online? Pois eu não vou poder ir pessoalmente até lá.
Atenciosamente, Rene
Além disso, a maioria dos laboratórios cobra mais pelo revelamento de rolos de 220 do que por dois de 120. O objetivo é fazer com que os clientes desistam desse formato de filme, que é caro para o fabricante.
Se você quiser rolos de 220, o mais provável é comprá-los no Japão ou nos Estados Unidos. Por um lado, a variedade é maior lá; por outro, os preços são bem mais baixos.
Atenciosamente,
Franz
Tandemfahren
Olá, Rene,
Infelizmente também não conheço nenhuma loja online que venda o 220, mas também estou muito curioso para saber.
Além disso, gostaria de saber por que (aparentemente) a demanda pelo 220 é tão baixa em comparação com o 120; na minha opinião, ele só tem vantagens, não é? - com o 220 na caixa, posso me comportar quase como se fosse um KB; e quem já carregou filme para 2.500 fotos de bicicleta pela Austrália com certeza acha o 220 ótimo.
Sem falar na suposta melhor planicidade.
Olá, Franz, agora fiquei curioso. Por que o 220 é mais caro para o fabricante? Eu achava que o dobro de filme com apenas um carretel, além da economia no papel de cobertura... deveria ser mais barato, não? Mesmo assim, eles são sempre mais caros do que dois 220.
A Gera, aliás, até agora tem feito o revelamento a um preço razoável, pelo dobro do valor.
Atenciosamente,
Frank
MichaelLaun
Embora eu não seja o Franz,
uma explicação para o fato de os rolos de 220 serem mais caros do que os de 120 deve residir, pura e simplesmente, no fato de que são produzidos em menor quantidade e que o processo de embalagem é diferente. Menor quantidade -> preço mais alto. O rolo de 220 é voltado para o fotógrafo profissional, que trabalha sob encomenda e para quem o preço do filme desempenha um papel secundário.
De fato, algumas lojas online ainda listam os rolos de 220 da Kodak Portra 160 e Portra 400 como 220, e imagino que o anfitrião também possa conseguir rolos de 220, caso haja uma demanda séria.
Atenciosamente,
Michael
Urnes
Bem, no caso do Kodak Portra, o 220 custa hoje cerca de 2,5 vezes mais. Além disso, é preciso ter uma câmera que aceite o 220. Para o 220, geralmente é preciso usar uma placa de pressão diferente, pois o filme é mais fino.
Atenciosamente, Sven.
haeberlein
Bem, eu tenho uma Pentacon Six TL, que é compatível com o filme de 220. Não me preocupo com o revelamento, pois revelo tudo sozinho mesmo (só por diversão).
Rene
cfb_de
Aqui: http://www.japanexposures.com/shop/index.php?cPath=29&sort=2a&page=2, como, por exemplo, uma loja online do exterior. A comparação com o modelo 120 está logo à esquerda.
Aqui: http://www.bhphotovideo.com/c/search?ci=2545&N=4277998830+4289268855 há uma seleção maior; você mesmo pode comparar com o modelo 120.
Resumindo: não vale a pena gastar um Tempos com o modelo 220.
Atenciosamente,
Franz
haeberlein
Bem, às vezes pode ser útil usar um de 220. Mas, geralmente, usa-se o de 120, pois assim se tem mais flexibilidade.
MirkoBoeddecker
O preço mais alto se deve ao fato de que menos câmeras podem utilizar esse filme e, por isso, é produzida uma quantidade menor de unidades.
Trata-se de um produto adicional que requer uma máquina própria, operadores e instalações que precisam ser mantidas em condições de vapor, além de que o papel de proteção também é diferente. Quando se produz apenas quantidades muito limitadas, os custos fixos acabam consumindo rapidamente os lucros.
Em princípio, também seria necessário aplicar um revestimento no verso para proteger o filme contra arranhões causados pela placa de pressão, mas aí estaríamos entrando no reino do impossível (um produto adicional na fundição de filmes — ai, meu Deus!) e, por isso, imagino que os fabricantes estejam deixando isso de lado hoje em dia ou que, de modo geral, já o incluam em todos os filmes.
Atenciosamente,
Mirko
klaus123
Olá
Eu também procurei por muito tempo rolos de 220, embora meu foco fosse cada vez mais o revelamento.
Agora descobri como enrolar dois rolos de 120 em espiral e, assim, não preciso mais dos de 220.
Atenciosamente
Klaus
kessler
Olá
Eu também procurei por muito tempo rolos de 220, embora meu foco fosse cada vez mais o revelamento.
Agora descobri como enrolar dois rolos de 120 em espiral e, assim, não preciso mais dos de 220.
Um abraço
Klaus
Olá, Klaus,
como você consegue que os filmes não se sobreponham?
Você os cola juntos antes?
Obrigado pela explicação.
Atenciosamente,
Martin
Tandemfahren
Oi, Martin,
Não sou o Klaus, mas mesmo assim: é bem simples.
A Jobo tem espirais com um clipe de separação; aí você enfia o primeiro filme até o fim, fecha o clipe vermelho e enfia o segundo filme logo em seguida, até ele encostar.
Mas dá certo sem isso também. Coloca o primeiro filme até o fim e o segundo só até ele ficar totalmente na espiral. Dá certo sempre. Não existem filmes muito longos.
Boa luz sempre
Frank
P.S. Mirko, obrigado pela resposta especializada!
Wolfgg
Sem o clipe de separação ou, como no meu caso, se ele já tiver se quebrado há muito tempo: no segundo filme, dobre os cantos (apenas os cantos, não toda a borda frontal) cerca de 2 mm no início; assim, ele não deslizará mais sobre o "antecessor".
Atenciosamente, Wolfgang
CPD
Além disso, a maioria dos laboratórios cobra mais pelo revelamento de rolos de 220 do que por dois de 120. O objetivo é fazer com que os clientes percam o interesse por esse formato de filme, que é caro para os fabricantes.
Se alguém quiser rolos de 220, provavelmente os comprará no Japão ou nos Estados Unidos. Por um lado, a variedade é maior nesses países; por outro, os preços são bem mais baixos.
Atenciosamente,
Franz
Isso não precisa ser necessariamente assim. No “meu” laboratório, pagava-se visivelmente menos pelo revelamento de um rolo de 220 do que por dois de 120, de modo que valia a pena. (Não sei se ainda é assim desde a mudança de proprietário do laboratório. Já faz tempo que não vou lá.)
Como “grande viajante” — a pé e de bicicleta —, sou um grande fã do rolo 220 (e ainda mais do filme de 70 mm) por questões de peso e volume — mas, na realidade, o que acontece é que o rolo 220 quase não existe mais, enquanto que, no caso do 70 mm, ainda há uma variedade relativamente grande de opções disponíveis. Mesmo assim, há alguns anos, resignado, mudei para o 120. Assim, fica-se um pouco mais seguro diante da surpresa de um produto ser descontinuado.
No Japão, existe (ou existia?) até o 120 meio. Ou seja, 6 fotos de 6x6, em vez de 12.
Ciao!
CP
TR
Embora eu não seja o Franz,
Olá, Martin,
não sou o Klaus, mas mesmo assim: é muito simples.
Maravilhoso!
Tandemfahren
Olha só! É tudo muito simples...
Frank
haeberlein
Acabei de comprar nos Estados Unidos rolos de filme Fuji Pro 160 de 220, recém-saídos da fábrica. Com frete e IVA alemão (não há cobrança de impostos de importação até 150
klaus123
Olá
Agora descobri como juntar dois rolos de 120 em uma espiral e, assim, não preciso mais dos de 220.
Um abraço
Klaus
Olá, Klaus,
como você consegue fazer para que os filmes não se sobreponham?
Você os cola antes?
Obrigado pela explicação.
Atenciosamente,
Martin
Olá (sou o Klaus e só vi a pergunta agora – desculpe)
No começo, eu sempre colava os filmes, mas isso dá sempre um certo trabalho. Agora, eu coloco o primeiro filme até o fim no carretel (Jobo 1000) e, em seguida, coloco o segundo apenas até ele ficar bem encaixado — então, pela minha experiência até agora, fica um espaço suficiente entre os dois filmes.
Um grande abraço
Klaus