haeberlein
Olá!
Ganhei um papel colorido e gostaria de tentar fazer algumas fotos coloridas. Nas instruções do papel fotográfico só fala em luz “âmbar”. Que tipo de filtro de câmara escura é esse e onde posso comprá-lo?
Obrigado.
Renate
Olá,
Não existem filtros de câmara escura adequados para papéis coloridos. Para isso, é necessária uma lâmpada especial. A mais indicada é uma lâmpada de vapor de sódio. A faixa de sensibilização do papel colorido é ajustada exatamente para ela. Essas lâmpadas são muito boas, mas não são exatamente baratas. Como alternativa, pode-se usar diodos emissores de luz amarelos. No entanto, é preciso ter cuidado para que o pico de emissão fique na comprimento de onda de 590 nm. Os diodos emissores de luz precisam ainda ser equipados com um filtro amarelo-laranja, pois também emitem uma pequena quantidade de luz na faixa do verde. Além disso, deve ser possível regular a intensidade dos diodos emissores de luz. Eu ajusto o brilho para um nível tão baixo que mal consigo enxergar a bandeja. Como o papel colorido não pode ser revelado à luz, a luz serve apenas para orientação no ambiente. A avaliação da imagem só é possível quando o papel estiver seco.
Atenciosamente,
Renate
Wolfgg
Olá,
Não é preciso investir muito; basta pegar alguns LEDs amarelos e, com um potenciômetro conectado em série, ajustar a intensidade até que as placas fiquem apenas visíveis. Não deixe a folha muito tempo sob o ampliador; faça a exposição rapidamente e revele-a com a emulsão voltada para baixo, seguindo o tempo de revelação. Isso funciona para mim há 25 anos sem problemas.
Atenciosamente, Wolfgang
Kryschtof
Quando experimentei o revelamento em bacias com RA-4, fiz uma pequena lanterna artesanal, montando um único LED amarelo com resistência, pilhas e um botão dentro de uma pequena caixa. Eu só a acendia por alguns segundos para passar o papel de uma bacia para a outra. É claro que não se deve chegar muito perto do papel com ela. A iluminação indireta através de uma parede branca é totalmente suficiente.
haeberlein
Agora tenho uma Jobo Minilight Color. Deve ser mais ou menos a mesma coisa. Obrigado.