wschwetz
Tenho alguns negativos que se “destacam” por causa de poeira incrustada ou manchas de secagem. Dá para tirar isso de alguma forma?
Ao pesquisar sobre o assunto na internet, encontrei o limpador de filmes Tetenal Graphic Arts, que só consigo encontrar para comprar depois de uma busca bem intensa.
Alguém já experimentou esse produto? Ele remove poeira e manchas de secagem? Pela (breve) descrição, ele parece ser mais indicado para impressões digitais e resíduos de cola. Isso não me serviria de nada.
auckland
Olá, Wilfried,
Eu uso o limpador Tetenal exatamente para esses casos, e ele geralmente funciona bem. Manchas de água que não sejam da época da vovó saem muito bem. Já resíduos que ficaram presos na película úmida e secaram junto, por outro lado, geralmente não são removidos. A propósito, manchas de secagem bem recentes também saem com um pano sem fiapos, sem nada ou com um leve sopro.
O que me parece crítico é o pano usado para a aplicação, bem como o ambiente durante o uso — devem estar absolutamente livres de poeira e fiapos, caso contrário, você só vai espalhar a sujeira ou empurrá-la de um lado para outro no negativo (minha experiência). Eu uso panos de microfibra, como aqueles usados para limpar óculos. Um tratamento posterior com ar comprimido ajuda bastante nesse caso.
Resumindo, vale a pena tentar. A propósito, o produto tem um cheiro forte e, infelizmente, não parece que os vapores sejam particularmente benéficos para a saúde. Talvez até deixe você de bom humor se inspirar profundamente ;-)
Boa sorte!
wschwetz
Obrigado, acho que vou experimentar esse produto.
?
Existe algum outro truque para tirar o pó acumulado? Algum solvente?
auckland
Também é possível molhar novamente os negativos mais antigos e deixá-los secar mais uma vez (seguindo o mesmo processo que se faz após a lavagem no final de um revelamento normal, ou seja, incluindo um agente umectante ou similar). Mas, por favor, tente isso por sua própria conta e risco, pois é fácil danificar mecanicamente os negativos (arranhões) durante o processo, e isso realmente não tem mais conserto. Eu começaria com o material da Tetenal.
Wolfgg
Olá, Wilfried,
?
Basta deixar uma tira de tecido de molho em água destilada por 30 minutos; se necessário, use água morna (cerca de 30 °C); talvez o pó já possa ser removido com o dedo.
?
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá, Wilfried,
Eu recomendaria deixar o filme de molho por mais 30 minutos (com um agente umectante para reduzir a tensão superficial) e, em seguida, passar um pano de couro úmido. Assim, com certeza não vai deixar fiapos. É assim que eu sempre faço com meus filmes.
Atenciosamente, Jürgen