gtmuk
Olá, pessoal,
Estou usando o Ortho 25 (formato 35 mm) para fotografar microescalas em filme. (Imaginem fotografar uma régua de plástico transparente contra um fundo branco a uns bons 2 metros de distância.)
Até agora, revelei o Ortho 25 com Ilfosol S, mas o resultado está muito suave para o meu gosto. Não preciso de nenhum tom de cinza, quero o filme preto e as linhas da escala brancas.
O que se costuma usar para esse filme quando se quer um contraste forte?
Observação: o grão não pode ficar muito grosso, porque a largura das linhas no filme é de apenas cerca de 1/50 mm e precisa permanecer bem definida.
Por outro lado, não me importo com a sensibilidade nem com o tempo de revelação. (As escalas ficam imóveis por quanto tempo for preciso e, como se costuma dizer, coisas boas levam tempo...)
Já que estou filosofando: isso também combina bem com a entrevista do Mirko no jornal Die Welt: toda essa complexidade ainda não é viável digitalmente até hoje. O produto final é o negativo (sem cópias ou ampliações) e, embora seja perfeitamente possível capturar a imagem com a mesma nitidez usando uma câmera de 20 MP, não existe nenhuma impressora capaz de reproduzir 250 ou 300 linhas por milímetro em um filme transparente. :) Infelizmente, trata-se apenas de um hobby, então dificilmente dá para ganhar dinheiro com isso. :(
Atenciosamente,
Thomas.
gtmuk
Olá, pessoal,
como sugerido pelo Klaus, gostaria de compartilhar hoje os resultados das minhas experiências de revelação.
Primeiro, revelei o Ortho 25 no Kodak D-76 (solução-mãe). A exposição foi feita de acordo com ISO 25, e com 6 minutos a 20 graus, o filme atinge esse valor com bastante precisão.
Depois, usei o Kodak D-19, também solução-mãe, que é um revelador para documentos. Ele age de forma um pouco mais forte e também um pouco mais rápida. Novamente com exposição de 25 ISO, já se obtêm resultados quase equivalentes em 5 minutos e 20 graus, mas com um pouco mais de contraste.
(Tirei séries com +/- 2-3 níveis de exposição, em parte em meios de nível, para sempre capturar a exposição correta.)
Entretanto, porém, me recomendaram outro filme, o Rollei ATO2.1. Ele também tem nominalmente 25 ISO, mas, na minha opinião, está longe de atingir esse valor. Como preciso de um contraste mais alto, revelei o Rollei principalmente com o D-19.
O resultado foi o seguinte, com 6 minutos e 20 graus:
Com o BM em 25 ISO, deveria-se ter usado 1/8s + f/8. Na verdade, porém, foi necessário um tempo de exposição de 1s em f/8 para atingir aproximadamente a mesma densidade que, por exemplo, o Ortho proporcionava. O filme tem, portanto, mais ISO 3 ou talvez 5.
Como isso me surpreendeu, fiz mais duas tentativas, que apenas confirmaram tudo isso:
- Revelação do Rollei ATO2.1 em D-76, 6 minutos e 20 graus: resultado idêntico. Foi necessário um tempo de exposição cerca de 8 vezes maior (ou seja, 3 f-stops) do que o calculado para 25 ISO.
- Revelação em D-19, mas por 9 minutos em vez de 6. Resultado: os 3 minutos extras proporcionam um ganho de sensibilidade de cerca de meio nível e, naturalmente, grãos maiores.
Como não tenho nem ampliador nem scanner de negativos (afinal, só preciso do negativo), não consigo enviar nada de qualidade. Por isso, tentei usar um microscópio e uma câmera digital. Todas as imagens foram feitas com ampliação de cerca de 100x e mostram o centro do negativo. A falta de nitidez é, portanto, também causada pela óptica do microscópio e do adaptador da câmera.
O motivo é uma linha preta de 1 ou 0,5 mm de largura sobre fundo branco, capturada a cerca de 2 metros com uma lente de 50 mm no formato 35 mm. Sei que isso não é representativo para a maioria, mas queria pelo menos mostrar alguma coisa, e esse foi o melhor motivo de comparação que encontrei.
Resumindo, pode-se dizer que o Ortho25 produz resultados satisfatórios com reveladores e tempos padrão, o que já havia ficado claro nas minhas experiências com Ilfosol há algum tempo.
O Rollei ATO2.1, como esperado, revela com um pouco mais de intensidade (sem aumentar muito os grãos), mas precisa de uma quantidade enorme de luz, cerca de 3 stops a mais.
E, por fim, pode-se recomendar o D-19 como um revelador de ação forte (e rápida). No entanto, ele provavelmente não está disponível em todos os lugares ou é de fácil acesso.
Atenciosamente,
Thomas.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]