KurtFreres
Olá a todos,
Tenho uma Ilford 2150 para doar – desde que venham buscá-la.
Algumas informações sobre a máquina:
A 2150 data da época dos reveladores Rapid-Express nas redações. Trata-se de uma máquina de revelação em contínuo de alta temperatura, do tipo seco-a-seco, com dois banhos, sistema de circulação e secador. A largura de entrada é de 52 cm. Nos anos 80, ela custava cerca de 15.000 marcos alemães.
A quantidade padrão de produtos químicos é de 14 litros por revelador e fixador, mas pode ser reduzida em cerca de 5 litros em cada um dos reservatórios de produtos químicos através da utilização de tampas de enchimento — que você mesmo pode fabricar.
Pelo que sei, ela é a menor máquina de mesa para uma largura de entrada tão grande.
Eu pretendia adaptá-la para uma temperatura mais baixa com uma relação de transmissão diferente — as peças já foram compradas e estão disponíveis. A questão da regulação da temperatura vocês teriam que resolver por conta própria. Desconectar o elemento de aquecimento e controlá-lo por meio de um termostato separado não é, em si, muito complicado. No fim das contas, consegui uma Meteor 7060 e, por isso, não dei mais continuidade ao projeto Ilford. A Meteor é três vezes maior; acabei abrindo espaço no porão.
A máquina está em bom estado, limpa e funcionava bem há oito anos. Não sei como está agora; pode ser que as bombas de circulação precisem ser descalcificadas.
É claro que também dá para deixá-la como está e processar o papel PE a 40 °C. Mas, nesse caso, é preciso experimentar um pouco com os produtos químicos. Eu queria resfriar o processo e fazer a máquina funcionar mais devagar, porque acho que a homogeneidade melhora e, além disso, o papel fixa e enxágua por mais tempo. No site da Ilford ainda tem o kit de produtos químicos Ilford 2000, mas acho que ainda tenho um conjunto em algum lugar. É claro que não sei em que estado de conservação ele está.
Fico feliz em doá-lo, mas só se isso não me causar nenhum estresse. O material pode ser retirado em Maisach, a oeste de Munique. Ele pesa no total 70 quilos e é altamente recomendável usar uma perua. Caso contrário, colocá-lo e retirá-lo do porta-malas será uma aventura, se não impossível, e poderá danificar o veículo.
Além disso, peço que não façamos nenhum teste de funcionamento aqui. A peça é de graça, ou seja, quem vier aqui para testá-la pode levá-la imediatamente sem nenhum custo.
Definitivamente não vou embalar uma palete para uma transportadora, espero que vocês entendam isso.
Vamos ver se ela encontra um novo lar ou se vai para o lixo especial.
Atenciosamente,
Kurt