auckland
Boa noite a todos,
Nos últimos meses, realizei a exposição e a revelação de uma boa dúzia de rolos RPX 100 (em embalagens de 120, adquiridos junto ao patrocinador do nosso fórum). Todos apresentam o mesmo problema: no final do rolo, aproximadamente ao longo das últimas três fotos (no formato 6 x 4,5), às vezes há uma, geralmente duas listras paralelas nas imagens (“linhas de telefone”) na direção do rolo, paralelas à borda do filme. Uma delas fica a cerca de 3 mm da borda do filme, a outra a cerca de 7 mm (veja o anexo). É possível perceber na tira de filme que se trata de um minúsculo arranhão no lado da emulsão. A linha é absolutamente reta e provavelmente surgiu devido a um movimento do filme durante o enrolamento, desenrolamento ou tensionamento.
Minha primeira suspeita (a câmera) está descartada, pois todos os outros filmes que passo pela Mamiya 645E não apresentam esse problema. Além disso, não encontrei nada na câmera que pudesse ser a causa.
Outra possibilidade: meu processo de revelação, mas verifiquei isso — nada toca o filme nesse ponto.
Como o dano ocorre de forma muito uniforme em todos os rolos, surge em mim a suspeita: problema de produção? Lote com defeito? Infelizmente, não tenho mais nenhum RPX 100 novo aqui; caso contrário, sacrificaria um não exposto para examinar sua emulsão.
Alguém mais observou o mesmo fenômeno no filme em rolo RPX 100?
Muito obrigado
Cloudy8
Olá,
Infelizmente, não posso dizer nada sobre a RPX 100, mas tenho um problema semelhante na minha Mamiya 645 1000s, talvez com a mesma causa. No meu caso, esses arranhões verticais sempre aparecem nas duas últimas fotos de um rolo. São bem mais arranhões do que no seu caso e estão espalhados por toda a largura da imagem.
Vi os arranhões pela primeira vez em um RPX 400, mas um HP5 também ficou igualmente afetado. Por isso, posso descartar a possibilidade de um defeito de fabricação do filme.
Após o último filme, examinei novamente com atenção o suporte de filme e a câmera: pelo que vejo, o suporte de filme entra em contato apenas com o papel de proteção e, portanto, pode ser descartado como causa. Restam os dois finos rolos de metal preto na câmera, abaixo e acima da janela de imagem. Na fenda abaixo do rolo inferior, encontrei uma partícula microscópica, provavelmente um resquício das vedações que já foram substituídas. Essa migalha estava exatamente na posição que correspondia ao arranhão mais profundo no negativo. Limpei então novamente todo o interior da câmera e, em especial, os rolos. Infelizmente, desde então ainda não tive tempo para realizar a exposição de outro filme de teste.
A tua 645E usa os mesmos porta-filmes, portanto a passagem do filme é provavelmente semelhante. Isso, claro, não explica por que você só vê o problema com o RPX 400. Você já fotografou com um HP5?
Também não sei explicar por que isso sempre afeta as duas últimas (no seu caso, três) fotos. Suponho que, perto do fim do rolo, seja exercida mais tensão sobre o filme, e ele seja pressionado com mais força ou de maneira diferente contra o rolo. Isso também poderia variar dependendo da espessura do material do filme. Pelo que sei, os filmes RPX são fabricados pela Harman, assim como o HP5, portanto, devem ter um suporte semelhante.
Contra a hipótese de um erro no enrolamento/revelação, como você já escreveu, está o fato de que os arranhões se estendem exatamente na vertical, na direção do transporte.
auckland
Tenho uma atualização: como o problema ocorre apenas com os RPX100, mas não com os 400TX ou FP4+ que eu mesmo revelo, nem com os Portra 400 ou filmes diapositivos processados em laboratório, agora acredito que os arranhões reclamados sejam resultado de um defeito de fabricação. Na verdade, também não me importo: até segunda ordem, simplesmente não vou mais comprar RPX e vou recorrer ao restante do sortimento. É só irritante porque, nas férias, passei e revelei mais de 10 desses rolos.
€
Só me surpreende que ninguém mais tenha problemas semelhantes com isso.