AndreasD
Olá,
Ao mudar do formato 35 mm para o grande formato, estou passando a usar diversos produtos químicos da ADOX.
Existem indicações diferentes quanto aos tempos de fixação. Os seguintes tempos estão corretos em termos de durabilidade de arquivo?
Adofix 1 + 9:
Filme: Adox CHS 25 filme plano: 3 min
Papel: Fomaspeed PE, gradação fixa: 90 seg
Muito obrigado pela ajuda
Andreas Dietermann
michael-kielgmxnet
Olá, Andreas,
Os 90 segundos para papel PE devem servir. Para filmes, eu recomendaria uma concentração mais alta, no mínimo 1+7 ou até mesmo 1+5. O tempo necessário é calculado com base no tempo de clarificação: coloque um pedaço de filme não revelado no fixador e espere até que fique completamente claro. Basta então dobrar o tempo medido e você terá o tempo mínimo que o filme deve permanecer no fixador. Não importa se é filme de 35 mm, em rolo ou filme plano. No entanto, diferentes tipos de filme têm tempos de clareamento bem diferentes.
A propósito: para a segurança do arquivo, uma lavagem adequada é pelo menos tão importante quanto uma fixação adequada.
Patrick
Olá, Andreas, bem, pela minha experiência, os rolos podem ficar facilmente 10 minutos no fixador, sejam eles de formato 35 mm, médio ou grande. Depois que a imagem fica nítida, em muitos tipos de filme ainda leva algum tempo até que a coloração rosa ou roxa desapareça.
Boa sorte,
Patrick.