Kai
Olá a todos,
Sou novo aqui no fórum. Há um ano que também fotografo em formato médio. Até agora, porém, apenas em preto e branco, reveladas por mim mesmo e ampliadas no meu próprio laboratório. Estou me divertindo muito com isso. Agora, porém, também me interessariam fotos coloridas. Que recomendações vocês podem me dar? Não tenho vontade de revelar os positivos coloridos no laboratório. Existem serviços de ampliação de grande formato para médio-formato a preços acessíveis, ou isso é realmente caro? Alguém tem experiência com digitalização de negativos e posterior impressão? Se sim, qual scanner vocês recomendam? Ou também é possível mandar fazer as digitalizações?
Como vocês podem ver, preciso de um pouco de orientação. Agradeço qualquer dica ou relato de experiência.
Atenciosamente,
Kai
SxDx
Nas drogarias, você também pode levar filmes em rolo para revelar.
Na DM, por exemplo, o custo do revelamento e das cópias é o mesmo que para um filme 35 mm. A qualidade das cópias é boa; na minha opinião, vale a pena optar pelo “papel premium”.
É claro que você precisa levar em conta que o tamanho das cópias depende do formato da imagem. Se você fotografar, por exemplo, em 6x6 e marcar 10x15 cm na embalagem do filme, receberá cópias em 10x10 cm e não em 15x15 cm. O lado mais curto da imagem é, portanto, sempre o determinante, e o lado mais longo resulta automaticamente da proporção da imagem.
michael-kielgmxnet
Olá, Kai,
Eu uso uma Canon 8800F para digitalizar filmes de formato médio. Ela tem uma boa relação custo-benefício, mas, claro, não consegue se equiparar aos scanners de filme profissionais em termos de resolução. Mas dá perfeitamente para impressões no tamanho 20 x 30.
Depois de digitalizar os negativos, você pode encomendar cópias de diversos fornecedores. Eu costumo fazer meus pedidos pela internet na dm; eles conseguem até cortar corretamente as cópias quadradas :)
Se você quiser algo mais sofisticado, recomendo a Farbglanz. Lá você também pode encomendar cópias diretamente do negativo de formato médio ou solicitar um CD de fotos junto com o revelador do filme.
cfb_de
Simplesmente levo meus rolos de filme colorido de 120 mm à loja de fotografia de confiança, que então os revela na Frontier de propriedade da loja, em formatos que vão de 6x6 a 30x30 e de 6x9 a 30x45. Pago exatamente o mesmo que pagaria por uma cópia em formato 35 mm.
No caso das impressões de grande formato, é preciso levar em conta que, frequentemente, o tamanho 13x13 é o máximo que se consegue a partir de 6x6. E, para selos, eu na verdade não uso o formato médio...
Atenciosamente,
Franz
Kai
Nas drogarias, você também pode levar filmes em rolo para revelar.
Na DM, por exemplo, o revelamento e as cópias custam o mesmo que para um filme 35 mm. A qualidade das cópias é boa; na minha opinião, vale a pena optar pelo “papel premium”.
É claro que você precisa levar em conta que o tamanho das cópias depende do formato da imagem. Se você fotografar, por exemplo, em 6x6 e marcar 10x15 cm na embalagem do filme, receberá cópias em 10x10 cm e não em 15x15 cm. O lado mais curto da imagem é, portanto, sempre o determinante, e o lado mais longo resulta automaticamente da proporção da imagem.
Olá, SxDx,
obrigado pela sua resposta. Isso parece bem simples e acho que vou tentar primeiro
uma loja de produtos de beleza.
Atenciosamente,
Kai
Kai
Olá, Kai,
Eu uso uma Canon 8800F para digitalizar filmes de formato médio. Ela tem uma boa relação custo-benefício, mas, claro, não chega aos pés dos scanners de filme profissionais em termos de resolução. Mas dá perfeitamente para impressões no tamanho 20 x 30.
Depois de digitalizar os negativos, você pode encomendar cópias de diversos fornecedores. Eu costumo fazer meus pedidos pela internet na dm; eles conseguem até cortar corretamente as cópias quadradas :)
Se você quiser algo mais sofisticado, recomendo a Farbglanz. Lá você também pode encomendar cópias diretamente do negativo de formato médio ou solicitar um CD de fotos junto com o revelador do filme.
Olá, Michael,
Obrigado também pela sua explicação. Eu já tinha marcado a Canon 8800F como uma opção. Sua observação sobre a qualidade em relação ao tamanho das impressões me convence um pouco mais, porque scanners de filme de verdade para MF são praticamente inacessíveis.
Vou testar a dm de qualquer maneira.
Atenciosamente,
Kai
Kai
Simplesmente levo meus rolos de filme colorido de 120 mm à loja de fotografia de confiança, que então os revela na Frontier de propriedade da loja, em formatos que vão de 6x6 a 30x30 e de 6x9 a 30x45. Pago por isso exatamente o mesmo que pagaria por uma cópia em formato 35 mm.
No caso das impressões de grande formato, é preciso levar em conta que, frequentemente, o tamanho 13x13 é o máximo que se consegue a partir de 6x6. E, para selos, eu na verdade não uso o formato médio...
Atenciosamente,
Franz
Tem razão no que diz respeito ao seu comentário sobre o formato de selo.
Muito obrigado pela sua observação.
Atenciosamente, Kai
Wolfgg
Olá, Kai,
Os scanners de filme tradicionais não são assim tão bons assim. No caso do formato médio (MF), só se precisa de um scanner de filme tradicional quando é preciso extrair realmente tudo o que o filme tem a oferecer. Em relação aos bons scanners de mesa com opção de digitalização por transparência, só se nota a diferença em uma comparação direta, já que o diâmetro do círculo de difusão “permitido” no MF é maior do que no KB. Apenas um exemplo: com o Epson 4870, é possível digitalizar um diapositivo de 35 mm com, por exemplo, 3200 DPI para depois ampliá-lo em A3 com uma impressora colorida (tenho coisas assim penduradas nas minhas paredes); na imagem final, se é que haveria alguma, apenas um olho treinado em scanners de tambor encontraria algo para reclamar. Com originais MF, é claro que são possíveis formatos finais correspondentemente maiores, e o scanner suporta até 2 folhas de 4x5" simultaneamente.
A 4870 aceita tudo para mim, inclusive negativos coloridos (que são os originais mais difíceis para qualquer scanner) de todas as combinações de filme/revelador dos meus antigos dias de laboratório.
Atenciosamente, Wolfgang
Kai
Olá, Kai,
Os scanners de filme tradicionais não são assim tão bons assim. No caso do formato médio (MF), só se precisa de um scanner de filme tradicional quando é preciso extrair realmente todo o potencial da imagem. Em relação aos bons scanners de mesa com opção de digitalização por transparência, só se nota a diferença em uma comparação direta, já que o diâmetro do círculo de dispersão “permitido” no MF é maior do que no formato 35 mm. Apenas um exemplo: com o Epson 4870, é possível digitalizar um diapositivo de 35 mm com, por exemplo, 3200 DPI para depois ampliá-lo em A3 com uma impressora colorida (tenho coisas assim penduradas nas minhas paredes); na imagem final, se é que haveria alguma, apenas um olho bem treinado em digitalização por tambor encontraria algo para reclamar. Com originais MF, é claro que são possíveis formatos finais correspondentemente maiores, e o scanner suporta até 2 folhas de 4x5" simultaneamente.
O 4870 aceita tudo para mim, inclusive negativos coloridos (que são os originais mais difíceis para qualquer scanner) de todas as combinações de filmes e reveladores dos meus antigos dias de laboratório.
Atenciosamente, Wolfgang
Olá, Wolfgang,
obrigado pela sua mensagem. Vou dar uma olhada nos scanners de mesa da Epson também.
Atenciosamente, Kai
TeeGee
Também concordo com a sugestão do Franz: um bom minilaboratório deve, em primeiro lugar, oferecer os melhores resultados. Além disso, se for preciso, você tem o funcionário no local, a quem pode elogiar ou repreender, dependendo do resultado.
GeorgK
O resultado final do scanner de mesa para formato médio, na melhor das hipóteses, fica no nível (medíocre) do 35 mm. Se isso faz alguém feliz, não vou tentar dissuadir. Mas, mesmo assim, duvido que valha a pena. Considero o tempo desperdiçado em resultados medíocres um custo muito maior do que o investimento financeiro. Eu também tenho um 8800F guardado há dois anos e, na verdade, desisti de trabalhar com ele — não vale a pena. O formato 35 mm de um antigo Minolta Scan Dual (2700 dpi) fica melhor do que o formato médio 6x6 na Canon. Isso pode ser usado para arquivar coisas antigas e para brincadeiras, mas, para uso sério, há opções melhores.
Georg
Wolfgg
É nas imagens em preto e branco que melhor se percebe o desempenho do scanner. Aqui está um recorte de um TP2415 digitalizado com o 4870 (filmes com resolução mais baixa não conseguem “explorar ao máximo” o scanner). Trata-se de um recorte de um negativo de 4,5 x 6 cm, cuja borda de 6 cm na minha tela (com espaçamento entre pixels de 0,28 mm) teria agora 140 cm, ou seja, exatamente 25 vezes a ampliação (1400 mm/56 mm). A digitalização foi feita com 3200 dpi e máscara de desfoque em nível médio. Isso não é suficiente?
Atenciosamente, Wolfgang[ANEXO NÃO ENCONTRADO]