SvenW
Olá,
Hoje recebi uma encomenda que veio de Berlim. Entre os itens, havia um carretel da AP.
Esse carretel gira com muito mais facilidade do que os dois carretéis Paterson que vieram com o meu System 4 Tank.
Com o carretel da AP, dá para enrolar o filme com uma mão só, praticamente deixando-o cair sobre o carretel com um movimento leve do pulso.
Fiquei fascinado ao ver que é ainda mais fácil do que enrolar um filme em um carretel Jobo.
Os carretéis Paterson, por outro lado, são muito difíceis de girar e aparentemente não se encaixam tão bem. Ao enrolar, preciso separar levemente as duas metades
dos carretéis e, mesmo assim, o filme dobra-se um pouco. Aparentemente, o carretel é um pouco estreito demais para filme 35mm.
Em uma das duas carretelas fornecidas, isso é menos grave do que na outra.
Se não se tomar cuidado, o filme salta da carretela logo atrás das esferas. O enrolamento só é possível com movimentos muito pequenos. As carretelas rangem e estalam bastante durante o processo.
Os carretéis Patterson causam uma impressão visualmente um pouco mais sofisticada, sem nenhuma rebarba de fundição e com uma superfície absolutamente lisa. O carretel AP parece um pouco mais tosco no acabamento, algumas pequenas rebarbas eram visíveis e a superfície não é 100% lisa.
Tirei as espirais com a unha e a superfície não me interessa; na câmara escura está escuro e, no tanque, eu não vejo a peça de qualquer maneira.
Estou realmente chateado por não ter pedido logo uma segunda espiral da AP.
Minha pergunta: isso é normal? Os carretéis Paterson são sempre tão complicados em comparação com as espirais AP?
cfb_de
Não, isso não é normal. A Paterson fabrica de acordo com as medidas britânicas, enquanto a AP segue mais as espanholas. E a resposta à sua pergunta está na respectiva linha de produção local.
A Jobo, por outro lado, fabricava exatamente de acordo com as especificações do filme, incluindo até mesmo raios de curvatura destinados a evitar exposições em ângulo (*destinados*, pois isso nem sempre funciona).
Atenciosamente,
Franz
Patrick
Olá,
com base na minha longa experiência com carretéis AP e Paterson, posso dizer (escrever) que os carretéis Paterson são um pouco mais rígidos, mas não deveriam ser estreitos demais para o filme... me surpreende que você esteja tendo tantas dificuldades com isso. No entanto, é mais fácil enrolar os filmes nos carretéis AP, devido aos “auxiliares de enrolamento” maiores (as peças de plástico no início do carretel, que na AP são muito maiores do que na Paterson).
Mas há uma coisa a se observar com os carretéis AP: eles não ficam tão firmes no núcleo do tanque quanto os carretéis Paterson, podendo, portanto, deslizar para cima se você revelar menos filmes do que o espaço disponível no tanque — isso pode fazer com que uma faixa do filme fique subrevelada, mesmo usando a quantidade prevista de revelador por filme. Portanto, ou você espera até ter filmes suficientes para encher o tanque, ou coloca um carretel Paterson vazio sobre os carretéis AP para prender tudo na parte de baixo.
Eu diria para comprar mais alguns carretéis usados por um preço acessível; isso deve resolver o seu problema!
Tudo de bom e muito sucesso, Patrick.
SvenW
Obrigado pelas respostas.
Pelo que vejo, os britânicos parecem ser um pouco mais precisos, mas infelizmente também mais rígidos, enquanto os espanhóis são um pouco mais descontraídos, embora também um pouco mais bruscos. ;-)
Acho que a minha solução vai ser comprar mais uma espiral Ap e deixar as espirais Paterson de lado. Especialmente com filmes de suporte mais fino, não dá prazer enrolar nas espirais Paterson, não é?
Na verdade, tenho duas caixas Jobo, uma pequena (para um filme KB) mais recente e um tanque System 1000 antigo para duas espirais, mas a tampa dele fica solta na rosca como um mastim ao ver a tigela de comida.
A lata Paterson era a alternativa bem mais barata e o tanque é realmente hermético. Só preciso da lata grande quando quero revelar dois filmes de uma vez ou quando tenho problemas com as quantidades mínimas de revelador.
Atenciosamente,
Sven