Afinal, já produzimos filmes em rolo de forma independente das grandes empresas, a preços comparáveis.
Quanto mais produzimos, mais barato fica o custo de produção.
É verdade, claro, eu ainda não tinha pensado nisso dessa forma, Mirko. Bem, então, já sou cliente de vocês mesmo :)
Tenho que dizer que “ainda” sou consumidor da Kodak. Encomendei alguns filmes em rolo Adox CHS de vocês há algum tempo e já realizei a exposição de um ou outro rolo. O que me chamou a atenção: o suporte apresentava entrada de luz nas bordas, sempre mais intensa na primeira imagem; porém, para ser justo, devo dizer que isso não afetava a área real do filme que foi submetido à exposição. Pude descartar uma vedação contra luz defeituosa na minha câmera, pois com os Kodak Trix(en) tudo voltou a ficar bem. O equipamento utilizado em todo o fluxo de trabalho foi sempre o mesmo, etc. Será que isso pode ter acontecido durante o processo de moldagem? Ou será que a composição é um pouco diferente, por exemplo, o suporte é mais espesso do que em um filme de cristal plano, etc.? A entrada de luz ocorreu ao longo de todo o rolo, sendo um pouco mais intensa de um lado do que do outro.
Reparei em mais uma coisa: no ADOX, as imagens expostas ficam sempre um pouco desfocadas, como isso acontece? Não faz grande diferença, mas com filmes Kodak nunca reparei nisso. Conheço isso por um conhecido, mas também em filmes Efke.
Mas, deixando isso de lado: o ADOX é um filme realmente excelente, estou muito entusiasmado com a relação custo-benefício e as sensibilidades de 25 e 50 ASA funcionam muito bem, são ótimas! A propósito, revelo em D76 (puro) e acho o resultado bom.
Atenciosamente,
Dieter