KaiKlindt
Olá a todos do fórum,
Hoje revelei, pela primeira vez em muito tempo, um rolo de filme Efke R50, com validade até 2013. O resultado foi uma tira transparente, sem o menor sinal ou sombra de um negativo. Gostaria de perguntar a vocês: como isso pode ter acontecido? Será porque o filme ficou guardado por muito tempo (minha hipótese)? Ou pode ser também por causa do revelador, RODINAL 1+50, preparado na hora, é claro, embora o concentrado já deva ter pelo menos três anos (e esteja, consequentemente, “marrom”). Posso descartar qualquer defeito na câmera.
Agradeço qualquer dica...
Morte
A questão é: você só revelou a foto ou também a expôs antes?
KaiKlindt
Como já disse: a câmera está funcionando, e eu apertei o botão do obturador 12 vezes com firmeza...
Wolf_XL
...em vez de colocar primeiro o revelador, você colocou o fixador?
KaiKlindt
Obrigado, Wolf... mas também posso descartar essa possibilidade. Será que o revelador teria morrido?
Morte
Improvável. Você tirou a tampa da câmera? (Às vezes a gente faz as coisas mais absurdas).
O RODINAL dura o que parece ser décadas.
Xenar
Olá, Kai,
Gostaria de abordar isso de forma mais sistemática, por isso tenho duas perguntas:
1) A numeração das bordas está visível no filme?
Se sim, o erro está na fotografia ou na câmera; se não, está no processo de revelação.
2) Você usou RODINAL original ou uma réplica, como o R09, por exemplo?
Ao contrário da crença popular de que o RODINAL é imortal, eu mesmo já tive a experiência contrária, pelo menos com o R09. Portanto, é bem possível que o seu concentrado de revelador na garrafa aberta já esteja inoperante. Para testar isso, basta um pequeno pedaço de filme (não revelado). Basta preparar um copo de revelador na diluição que você usa, mergulhar o pedaço de filme sob a luz, agitar por um tempo e observar o que acontece.
Atenciosamente,
Xenar
KaiKlindt
Olá, Xenar,
?
Não, a numeração das margens simplesmente não aparece. Por isso, também acho que o culpado é o revelador. Vou testar a sua sugestão agora mesmo.
?
Obrigado e um abraço,
Kai
Gast
E aí, descobriram o que estava acontecendo? Foi culpa do revelador?
TR
pelo menos com o R09, já tive que passar pela experiência contrária. Portanto, é bem possível que o seu revelador na garrafa aberta já esteja estragado.
Eu também já tive essa experiência.