matvogel
Olá,
No fim de semana passado, realizei a exposição de alguns filmes em rolo de Delta 3200 com 6400 ASA. O tema foi uma festa de casamento, que fotografei em estilo reportagem, paralelamente a outro fotógrafo, sem flash. O objetivo é, portanto, obter negativos com boa definição e grãos ainda aceitáveis; as áreas de sombra não devem desaparecer em uma massa preta. É claro que o contraste fica mais acentuado. Sei que foi um grande risco experimentar uma combinação desconhecida de filme e revelador. Por isso, comecei fotografando um rolo com coisas sem importância, apenas para testar a combinação de reveladores. Vocês têm experiência com um Delta 3200 com sensibilidade aumentada? Como vocês revelam?
Para não ficar com imagens cheias de granulação, o RODINAL está fora de questão. Fora isso, geralmente uso:
A49
Rollei RHS (LP Supergrain)
Rollei RLS (LP Cube XS)
Na geladeira ainda tenho o revelador T-Max e o Tetenal Ultrafin Plus — mas não tenho experiência com esses reveladores.
Vocês têm alguma sugestão de como eu deveria fazer o revelamento?
Atenciosamente
Matthias
thomas_l
Olá!
Com o A49, já consegui bons resultados. Ao contrário do que acontece com outros filmes, notei que, no caso do Delta 3200, é preciso revelá-lo por um tempo bastante generoso, ou seja, por mais tempo do que as especificações do fabricante indicam. Caso contrário, o filme fica muito sem brilho.
Atenciosamente, Thomas
matvogel
Thomas, obrigado pela dica. O A49 também foi minha primeira ideia, mas li aqui em algum lugar que os resultados com essa combinação ficam “um pouco embaçados” — seja lá o que isso signifique...
Ah, sim, e eu também teria o Microdol-X, mas acho que ele também está fora de questão. Eu só uso esse para meus T-Max com exposição normal em 8x10 com revelação rotativa.
Agora estou mais inclinado para o revelador T-Max, já que ele foi desenvolvido especialmente para os filmes modernos de cristal plano. E um TMZ é bem parecido com um Delta 3200.