matvogel
Olá,
No fim de semana passado, realizei a exposição de alguns filmes em rolo de Delta 3200 com 6400 ASA. O tema foi uma festa de casamento, que fotografei em estilo reportagem, paralelamente a outro fotógrafo, sem flash. O objetivo é, portanto, obter negativos com boa definição e grãos ainda aceitáveis; as áreas de sombra não devem desaparecer em uma massa preta. É claro que o contraste fica mais acentuado. Sei que foi um grande risco experimentar uma combinação desconhecida de filme e revelador. Por isso, comecei fotografando um rolo com coisas sem importância, apenas para testar a combinação de reveladores. Vocês têm experiência com um Delta 3200 com sensibilidade aumentada? Como vocês revelam?
Para não ficar com imagens cheias de granulação, o RODINAL está fora de questão. Fora isso, geralmente uso:
A49
Rollei RHS (LP Supergrain)
Rollei RLS (LP Cube XS)
Na geladeira ainda tenho o revelador T-Max e o Tetenal Ultrafin Plus — mas não tenho experiência com esses reveladores.
Vocês têm alguma sugestão de como eu deveria fazer o revelamento?
Atenciosamente
Matthias
thomas_l
Olá!
Com o A49, já consegui bons resultados. Ao contrário do que acontece com outros filmes, notei que, no caso do Delta 3200, é preciso revelá-lo por um tempo bastante generoso, ou seja, por mais tempo do que as especificações do fabricante indicam. Caso contrário, o filme fica muito sem brilho.
Atenciosamente, Thomas
matvogel
Thomas, obrigado pela dica. O A49 também foi minha primeira ideia, mas li aqui em algum lugar que os resultados com essa combinação ficam “um pouco embaçados” — seja lá o que isso signifique...
Ah, sim, e eu também teria o Microdol-X, mas acho que ele também está fora de questão. Eu só uso esse para meus T-Max com exposição normal em 8x10 com revelação rotativa.
Agora estou mais inclinado para o revelador T-Max, já que ele foi desenvolvido especialmente para os filmes modernos de cristal plano. E um TMZ é bem parecido com um Delta 3200.
Vocês têm mais dicas a esse respeito?
Atenciosamente
Matthias
michael-kielgmxnet
Olá, Matthias,
Dá uma olhada aqui, o tópico é exatamente o mesmo e alguém deu uma indicação concreta sobre o tempo de revelação, embora seja para 3200 ASA.
http://www.aphog.de/forum/viewtopic.php?f=4&t=15456
Gast
Rollei RHS (Amaloco AM 74) 1+7 - 13 minutos
Kodak T-Max 1+4 - 11 minutos
Fonte: http://www.digitaltruth.com/devchart.php?Film=Delta+3200&Developer=&mdc=Search
Pessoalmente, eu preferiria a solução-mãe Kodak Xtol por 10 minutos (ritmo de agitação Ilford).
matvogel
Olá,
obrigado pelas dicas. Acabei usando o DD-X e segui a recomendação da Ilford de 12 minutos e 30 segundos para o primeiro rolo. O resultado ficou mais ou menos, um pouco sem vida. O segundo rolo ficou melhor, com 14 minutos. Curiosamente, o contraste não ficou tão alto quanto eu esperava. Vamos ver como fica na impressão. Daqui a alguns dias vou fazer as ampliações.
Atenciosamente,
Matthias
cfb_de
Olá,
obrigado pelas dicas. Acabei usando o DD-X e segui a recomendação da Ilford de 12 minutos e 30 segundos para o primeiro rolo. O resultado ficou mais ou menos, um pouco sem vida. O segundo rolo ficou melhor, com 14 minutos. Curiosamente, o contraste não ficou tão alto quanto eu esperava. Vamos ver como fica na impressão. Daqui a alguns dias vou fazer as ampliações.
Atenciosamente,
Matthias
Bem. Você vai obter impressões dos negativos que correspondem a um filme empurrado para 1000 ASA. Suavizado nas luzes, isso pode até ficar bom em fotografia de palco. Por outro lado, eu não gostaria de fotografar um casamento no porão de um castelo dessa forma.
A pré-exposição difusa ajuda muito na ampliação desses negativos. O “reforço” dos negativos, por outro lado, não.
Atenciosamente,
Franz
matvogel
Bem... Você receberá cópias dos negativos com uma sensibilidade equivalente a um filme de 1000 ASA com aumento de sensibilidade. Com as áreas claras suavizadas, isso pode até ficar bem em fotografia de palco. Por outro lado, não gostaria de fotografar um casamento no porão de um castelo dessa forma.
A pré-exposição difusa ajuda muito na ampliação desses negativos. O “reforço” dos negativos, por outro lado, não.
Olá, Franz,
sim, estou contando com isso. Isso traz à tona a questão fundamental sobre alternativas. É claro que eu poderia ter usado um HP5 @ 200 e fotografado com flash. Mas era justamente isso que eu não queria. Você ou vocês têm outras ideias de como fotografar um tema assim sem flash?
Atenciosamente,
Matthias
Gast
Lente de grande abertura
Tri-X Pan 400 com sensibilidade aumentada para 3200 ASA
fica mais ou menos assim:
http://www.flickr.com/photos/aye_shamus/4361668485/
http://www.flickr.com/photos/luketrash/1549141629/
Acho que 3200 ASA é o máximo que se deve exigir de um filme.
Talvez você consiga otimizar ainda mais os resultados com um revelador de dois banhos, como Moersch MZB, Tetenal Emofin ou Thornton 2-bath (preparação caseira).
Há também quem afirme que consegue realizar a exposição do Tri-X-400 em RODINAL 1:100 a 6400 ASA por meio de revelação estática:
http://www.flickr.com/photos/athiril/4554514705/
Atenciosamente,
Wolfgang
thomas_l
Então, um breve relato: ontem revelei um Delta 3200 a 12.800 ASA com XTOL. De acordo com as instruções, usei a solução-mãe por 12,5 minutos. O resultado ficou bom, um pouco apagado, mas certamente dá para ampliar. Mas a iluminação lá estava péssima.
mattes
Até agora, revelei o Delta 3200 com Emofin. Configuração da câmera em 3200 e um nível de push. Isso funcionou muito bem. Infelizmente, ao trabalhar com filmes desse tipo, além da falta de luz, muitas vezes se depara com fontes de luz artificial com “luz em excesso”. A amplitude de contraste dos objetos é, na verdade, grande demais para as fotos. Como o filme deve ser empurrado, recomendo um revelador de dois estágios, como o Emofin, para obter negativos que possam ser copiados de forma razoavelmente normal.
Matthias