thomas_l
Num fórum de fotografia russo, há uma grande confusão sobre o RODINAL; aparentemente, os revendedores de lá não sabem que o RODINAL ainda existe. Além disso, há confusão em relação ao R09 etc. Tentei esclarecer um pouco as coisas, mas agora eu mesmo não consigo mais entender direito. Pelo que percebi, vale o seguinte: RODINAL = ADONAL = Rollei R09 one shot, mas e quanto ao Foma R09 e ao Adolux APH 09? Isso agora é RODINAL ou também RODINAL? Também não consigo entender muito bem o catálogo, pois lá diz algo sobre ADONAL no APH 09; não sei se é um erro ou se é a mesma coisa.
Abraços, Thomas
MirkoBoeddecker
Olá, Thomas,
obrigado pela observação.
O texto sobre o ADONAL deve ter sido incluído por engano junto com o APH 09.
Eu já havia escrito um post sobre toda essa questão.
Portanto, ADONAL não é o mesmo que APH09.
ADONAL = RODINAL
APH09 = Fórmula original da Wolfen, mas adaptada pela Calbe, a nosso pedido, para tempos de revelação idênticos aos do RODINAL, para que os clientes possam experimentá-lo mais facilmente.
O Foma09 ainda pode ser o antigo R09 com a diluição 1+40. Depende se é mais barato que o APH09 ou não.
A matéria-prima está disponível em diferentes níveis de qualidade e tem eficácia fotográfica variável.
Para o ADONAL, utiliza-se apenas o nível de qualidade mais alto.
Isso explica, basicamente, as diferenças de preço.
As fórmulas diferem apenas ligeiramente.
Atenciosamente,
Mirko
uworischki
Obrigado, Mirko,
Isso também me ajuda. Como minha última garrafa de um litro de R09 está quase acabando, já sei qual substituto posso experimentar.
Atenciosamente, Uwe