Em algumas postagens nos fóruns, fala-se em “desenvolvimento contínuo” no que diz respeito aos tempos de revelação. O que isso significa? Agitar a lata constantemente? É bem cansativo quando os tempos são de 15 minutos ou mais.
Outra pergunta: alguém sabe dizer quanto tempo a mais é preciso adicionar se a agitação for mensal em vez de a cada 30 segundos? Gostaria de mudar todos os meus processos para agitação a cada 1 minuto, pois a agitação a cada 30 segundos é muito agitada para mim, especialmente com frascos grandes (Paterson); até que o revelador tenha escorrido completamente, os 30 segundos já estão quase acabando.
Olá, Wilfried,
Eu também já fiz a agitação contínua, com Emofin, e sim, é um pouco cansativo, né...
Mudar tudo para um minuto, claro que dá para fazer isso, mas você também precisa ter em mente que, com isso, você abre mão de um importante instrumento de controle.
A curva característica obtida não depende apenas do tempo de revelação; a agitação e, claro, a temperatura e a concentração do revelador sempre influenciam.
Por isso, não dá pra dar uma resposta simples e satisfatória à sua pergunta.
Alguns reveladores dão trabalho se a agitação for insuficiente (o ATM49, por exemplo, fica rapidamente irregular), outros preferem ficar mais tempo parados (RODINAL!). E a lata também tem um papel importante: nos meus pequenos Jobos, que uso com mais frequência, tudo fica calmo quase imediatamente; com duas extensões, a mistura demora uma eternidade pra sair. E isso se nota nos resultados!
De modo geral, quanto mais você agita, mais as luzes são reveladas. Por outro lado: quanto mais você deixa repousar, maior o equilíbrio.
Então, divirta-se experimentando, ou monte um Densi e faça tiras de teste; isso pode até ser divertido!
Boa luz sempre
Frank