Andreas1
Olá,
Acabei de fazer uma observação interessante no laboratório. Meus tempos de exposição estavam simplesmente muito curtos, então coloquei um filtro ND 0,6 entre a caixa de mistura e a mesa de exposição. Medi um negativo com meu medidor de exposição de laboratório e fiz a exposição dessa forma. Ao ver a impressão, percebi que ela estava muito clara. Tentei então imprimir outros negativos, mas sempre o mesmo resultado. Muito clara. Retirei o filtro ND e percebi que as impressões ficaram corretas. Na época, eu havia calibrado o exposômetro de laboratório sem o filtro ND. Alguém poderia me explicar por que o analisador mede incorretamente com o filtro ND? Afinal, com o filtro, estou reduzindo a quantidade de luz em apenas 2 f-stops.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Que tipo de filtro ND é esse?
Tem certeza de que é totalmente cinza e não tem um leve tom de vermelho/laranja?
Atenciosamente,
Mirko
Andreas1
Olá,
não, é um filtro cinza Lee de poliéster Nd 0,6.
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
Andreas,
hmmmm, você desliga a luz Duka ao fazer a medição?
Se não, o problema pode estar na relação entre a luz vermelha e a luz branca, que agora mudou devido ao filtro ND, que afeta apenas a luz branca.
No entanto, se você estivesse usando negativos com densidades diferentes, já deveria ter obtido medições incorretas antes, a menos que você sempre use a abertura 8 e tenha negativos de boa qualidade.
A luz vermelha deve ser sempre desligada durante a medição.
Atenciosamente,
Mirko
Andreas1
Olá,
A luz vermelha está sempre desligada durante a medição. Use um analisador RHD.
Atenciosamente