toktok
Olá. Comecei há pouco tempo a ampliar minhas próprias fotos. Sobre os produtos revelador/banho de parada/fixador, há bastante informação disponível sobre o prazo de validade e quando devem ser renovados. No entanto, infelizmente não encontrei praticamente nenhuma informação sobre agentes umectantes, como o ADOX ADOSTAB, e auxiliares de lavagem, como o TETENAL LAVAQUICK, daí a minha pergunta. É preciso preparar esses dois banhos de novo a cada vez ou é possível usá-los mais de uma vez? Presumo que ambos também devem ser descartados de forma adequada, certo?
€
Muito obrigado pela ajuda. Florian
Lichtjahr
Olá,
O agente umectante deve ser adicionado apenas gota a gota; não deve formar espuma.
Nunca precisei usar agentes de lavagem. Nem mesmo na escola de fotografia usamos isso,
?
Atenciosamente,
Edi
Bonderer
O ADOSTAB é um estabilizador de prata fotográfica, mas também um agente umectante
“Eu, pessoalmente, deito fora depois de usar.” No entanto, como sempre revelo vários rolos de filme de uma vez — no mínimo 5 ou 6 —, vale a pena preparar uma solução.
O Lavaquick e produtos semelhantes se esgotam com o uso; eu também já guardei isso quando trabalhava com papel baritado. Mas, depois de um tempo, a solução na garrafa ficou viva, então não vale muito a pena. Uma semana ainda dá, mas eu não guardaria por mais tempo.
toktok
Muito obrigado pelas respostas! Então, o melhor é preparar uma nova porção. E quanto ao descarte?
Morte
Você pode despejar agentes umectantes como o ADOSTAB no ralo. Eu, pessoalmente, costumo reutilizar a solução e, depois de usá-la, a coloco em uma garrafa. Após 10 a 20 rolos (no máximo) ou se não a tiver usado por um tempo, eu a renovo. Assim que você perceber manchas, sujeira ou algo do tipo nela, é claro. Aliás, foi assim que eu também vi acontecer em um laboratório fotográfico analógico onde trabalhei. Lá, a solução era usada para vários rolos de filme até que essas manchas aparecessem. O produto não é caro, mas também não dá para desperdiçá-lo.
Wolf_XL
...se eu considerar o preço de um litro de Adoflo, 400-700 ml de solução de agente umectante — o suficiente para 1-2 filmes em rolo de 120 — me custam 1,6 centavos... Quem achar isso caro demais talvez devesse procurar outro hobby... Quanto custa um cigarro ou um copo de cerveja mesmo???
€
Vamos levar isso adiante — ou seja, se em vez de um rolo eu passar dez rolos pelo banho de agente de rede, economizo a soma fabulosa de 9 x 1,6 = 14,4 centavos... :-) E se eu fizer isso todas as semanas durante um ano — embora eu duvide muito que alguém aqui realmente revele 52 x 10 = 520 rolos por ano —, no final do ano terei economizado a gigantesca quantia de 52 x 14,4 = 7,48 €... O que significa nada mais nada menos do que eu ser milionário em 1000000/7,48=133689,83 anos... Uau, estou encantado...
toktok
Ótimo, muito obrigado pelas respostas de vocês!
bernhardmangelsgmxde
...se eu considerar o preço de um litro de Adoflo, 400-700 ml de solução de agente humectante — o suficiente para 1-2 filmes em rolo de 120 — me custam 1,6 centavos... Quem achar isso caro demais talvez devesse procurar outro hobby... Quanto custa um cigarro ou um copo de cerveja mesmo???
€
Vamos levar isso adiante — ou seja, se em vez de um rolo eu passar dez rolos pelo banho de agente de molhabilidade, economizo a soma fabulosa de 9 x 1,6 = 14,4 centavos... :-) E se eu fizer isso todas as semanas durante um ano — embora eu duvide muito que alguém aqui realmente revele 52 x 10 = 520 rolos por ano —, no final do ano terei economizado a gigantesca quantia de 52 x 14,4 = 7,48 €... O que significa nada mais do que o fato de que, em 1000000/7,48=133689,83 anos, serei milionário... Uau, estou encantado...
a conta fica TOTALMENTE diferente quando se usa água filtrada com pedra vulcânica da França para o banho de fixação dos rolos – já com a água “mineral” de algumas lojas de descontos ou com água desmineralizada, seria possível ultrapassar a marca psicologicamente importante de 10 centavos por rolo...
highscore
Oi
Tudo depende das circunstâncias pessoais!
Eu também uso meu método várias vezes, mas não por causa de uma economia de 1,6 centavos.
No entanto, minha casa tem uma fossa séptica e, por isso, tento usar o mínimo possível de produtos químicos. Mesmo que se trate apenas de surfactantes.
E o que eu gostaria de ressaltar é: não sou um ecologista moralista que precisa salvar o mundo sozinho. :spudnikwinky:
O uso moderado de produtos químicos serve apenas para garantir que as bactérias na fossa séptica não morram!
€
Atenciosamente, Marcus
landpfarrer
Olá,
sim, eu sei, agora estou bancando o sabichão: mas, por favor, leiam as perguntas originais com atenção.
O Adox ADOSTAB (que foi o que o Florian perguntou) não é um agente umectante puro! É um estabilizador de imagem, sobre cuja utilidade as opiniões podem ser bastante divergentes. Há várias informações sobre isso na página do produto do nosso anfitrião:
http://www.adox.de/Photo/ADOX-Chemie/hilfsmittel/ADOSTAB/
Lá é possível calcular valores aproximados para a capacidade. Mas o que é especialmente importante é a ficha de dados de segurança. E como o ADOX ADOSTAB é composto em grande parte por tiocianato de amônio, ele não deve (!) ser despejado no ralo, mas sim descartado como lixo tóxico.
O Tetenal Lavaquick também contém substâncias perigosas (aqui está o link para a ficha de dados de segurança:
https://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/2015_2_MSDS_DE.pdf) e não deve ser descartado nem no lixo doméstico nem no esgoto (ou seja, também é lixo especial).
Como já disse, pode-se discutir a utilidade desses produtos, mas esse não é o assunto aqui.
Atenciosamente, Jörg
HenningH
No entanto, no caso do Lavaquick, temos mais uma vez o problema de que praticamente qualquer outro limpador de banheiro é mais prejudicial...
toktok
Olá,
sim, eu sei, agora estou bancando o sabichão: mas, por favor, leiam as perguntas originais com atenção.
O ADOX ADOSTAB (que foi o que o Florian perguntou) não é um agente umectante puro! É um estabilizador de imagem, sobre cuja utilidade as opiniões podem ser bastante divergentes. Há várias informações sobre isso na página do produto do nosso anfitrião:
http://www.adox.de/Photo/ADOX-Chemie/Hilfsmittel/ADOSTAB/
Lá é possível calcular valores aproximados de referência para a capacidade. Mas o que é especialmente importante é a ficha de dados de segurança. E como o ADOX ADOSTAB é composto em grande parte por tiocianato de amônio, ele não deve (!) ser despejado no ralo, mas sim descartado como lixo tóxico.
O Tetenal Lavaquick também contém substâncias perigosas (aqui está o link para a ficha de dados de segurança:
https://www.fotoimpex.de/shop/images/products/media/2015_2_MSDS_DE.pdf
) e não deve ser descartado nem no lixo doméstico nem no esgoto (ou seja, também é lixo especial).
Como já disse, pode-se discutir a utilidade desses produtos, mas esse não é o assunto aqui.
Atenciosamente, Jörg
?
Olá, Jörg, a qual produto você se refere? O uso de ambos os produtos não é recomendado? Atenciosamente
landpfarrer
Olá, Florian,
Certamente você está se referindo ao meu comentário sobre a conveniência.
Tudo depende sempre da finalidade para a qual os recursos serão utilizados:
Se você estiver produzindo impressões de alta qualidade em papel baritado para uma exposição, na qual não é possível prever a intensidade da exposição solar sobre as imagens, eu recomendaria o uso de ambos os recursos.
Se você deseja produzir impressões comuns, geralmente em papel PE, para uso pessoal (incluindo impressões para emoldurar e pendurar na parede), então, para mim (enfatizo: minha opinião pessoal!), o uso de ambos os produtos se enquadraria mais na categoria de “usar canhão para matar um pardal”. Eu — para meus processos de trabalho — não preciso disso. E aí surge a questão de se realmente é necessário usar produtos químicos adicionais.
As condições externas também podem influenciar um pouco. No caso de água da torneira muito dura (extremamente dura!), pode fazer sentido usar um agente umectante também no processo de revelação do papel. Mas, nesse caso, de preferência um agente umectante puro, sem estabilizador. Com a água bastante macia que sai da torneira aqui, eu uso Adoflo (ou Agfa Agepon, a garrafa parece que nunca acaba) na penúltima etapa de lavagem no processo de revelação do filme — gota a gota! No processo de papel, isso é totalmente desnecessário.
Para uma secagem mais rápida em papéis PE (que, de qualquer forma, já secam bem rápido em comparação com o barita), pode-se usar um secador de rolos. Isso não é para puristas, mas para mim é um enorme alívio no fluxo de trabalho.
Atenciosamente, Jörg
toktok
Ok, claro, isso faz sentido. Mas ainda não sei o que vai acontecer com as fotos no final. ;)