thomas_l
O processo RA4 da Tetenal à temperatura ambiente já não existe mais? Não está mais disponível em nenhuma loja e também não aparece mais no site da Tetenal. Comecei a usar o RA4 só no ano passado, mas achei bem prático o revelamento em banho. Agora temos que mudar para os processos de alta temperatura? Se sim, qual é a melhor maneira de fazer isso? Tambor? Aquecedor de banho? Como tudo isso custa caro, estou pensando na melhor maneira de proceder.
Atenciosamente, Thomas
MirkoBoeddecker
Olá, Thomas,
Ainda estamos nos esforçando, mas, infelizmente, nossas vendas desse produto também caíram bastante nos últimos anos.
Mas você não precisa necessariamente chegar aos 38,5 graus.
Em princípio, é uma questão de diluição e tempo de revelação.
Por isso mesmo, o kit RA vinha acompanhado dessa tabela com os diferentes tempos de revelação para várias temperaturas.
Se você ainda tiver uma, por favor, digitalize-a e envie-a.
Não me surpreenderia se outro produto químico RA4 monoconcentrado da Tetenal, com diluição semelhante à do kit de temperatura ambiente e revelado pelo tempo indicado na folha, não produzisse “por acaso” os mesmos resultados.
Caso contrário, seria preciso ir tentando por meio de experimentos. Eu também recomendaria um kit colorido da ADOX, se você quiser experimentar.
Atenciosamente,
Mirko
EDIT em 10/11/2010: Eu “perguntei” à Tetenal e o kit Mono PK (posteriormente kit de cubetas Colortec) realmente tinha uma composição química diferente da química RA4 padrão.
Gostaria de aproveitar para mencionar que nossos amigos da Nova, na Inglaterra, ainda fabricam esses maravilhosos processadores de cubeta “Trimate”. Sei que, do ponto de vista financeiro, isso não é viável para todos, mas podemos oferecer esse produto, e com ele é possível usar qualquer produto químico RA-4.
thomas_l
Olá, Mirko!
Já fiz o upload das duas páginas. Dá para tirar alguma conclusão relevante disso? Fico à vontade para experimentar e depois contar como foi, mas vai demorar um pouco, porque em breve vou passar um mês no exterior a trabalho. Mas, dessa vez, vou levar filmes negativos coloridos e terei um pouco de material.
As vendas do kit RA4 estão mesmo em queda? Quero dizer, os produtos químicos e o papel não são baratos, mas também não são extremamente caros. Provavelmente, muitas pessoas ainda acham que o RA4 é trabalhoso ou particularmente difícil. Eu mesmo acreditava nisso até um ano atrás e fiquei surpreso ao ver que não é mais difícil do que o P&B, mesmo que no começo haja um pouco de confusão com a exposição e a filtragem. É só falta um pouco de prática ainda.
Abraços, Thomas
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
MirkoBoeddecker
Olá, Thomas,
Você poderia tirar uma foto das etiquetas das garrafas ou verificar qual era a quantidade de cada uma?
A primeira tentativa seria assim:
Pegar o kit de concentrado mono RA4 da ADOX e realizar a diluição na mesma proporção que o kit da Tetenal.
De cabeça, eu diria que se trata de uma solução 100% mais concentrada (= metade da água usada no processo mecânico).
Em seguida, use a tabela de temperatura (ou seja, finja que ainda tem o produto Tetenal na bandeja) e coloque a primeira folha.
Deve funcionar sem iniciador. Mas, muito eventualmente, pode ser necessário iniciar o produto químico da ADOX ou passar algumas folhas de papel colorido (à luz, para que haja bastante revelação).
Com a tabela de erros, é possível ir ajustando (ou seja, determinar se está com revelação excessiva ou insuficiente e reotimizar ajustando o tempo). Assim, deve ser possível criar uma nova tabela de temperaturas.
Se os tempos necessários forem significativamente mais longos (ou seja, o tempo necessário para eliminar o véu azul), eu aumentaria ainda mais a concentração e tentaria me aproximar da tabela da Tetenal. O mesmo vale para uma concentração muito alta (véu de fundo muito intenso). Nesse caso, basta adicionar mais água.
Na verdade, isso deveria funcionar. Os 38,5 graus são, na verdade, apenas uma constante para alinhar todos os outros parâmetros a ela.
O RA4 não precisa de 38,5 graus. Mas o objetivo era tornar os processos o mais curtos e, portanto, eficientes possível (no minilaboratório, onde o cliente mascando chiclete espera pelo seu filme no balcão, ou no grande laboratório, onde milhares de fotos passam). Além disso, naturalmente, queria-se poder trocar componentes entre as máquinas C-41 e RA-4 e, assim, concordou-se em estabelecer essa constante de temperatura para o C-41 e o RA-4.
Boa sorte!
PS. Quer que a gente te mande um kit?
Rumpel
Olá, Thomas,
Você poderia tirar uma foto das etiquetas das garrafas ou verificar qual era a quantidade de cada uma?
[...]
Olá a todos,
Ainda tenho uma embalagem na original e tirei fotos.
Atenciosamente
Björn
EBerger
Olá, Thomas,
antes de mais nada, muito obrigado por abordar esse assunto. Estou exatamente na mesma situação que você;
agora que terminei o último pacote do Tetenal RA-4 para revelação à temperatura ambiente,
estou enfrentando o mesmo problema. Você já tentou ver se funciona com o kit ADOX na
diluição sugerida pelo Mirko? Se sim, por favor, conte-nos aqui
mesmo. Agora que os dias estão ficando mais nublados e mais curtos, vai ter mais trabalho de revelação
pela frente. A propósito, quase me esqueci: há cerca de duas semanas entrei em
contato com a Tetenal, e um senhor muito simpático me explicou que o kit ainda disponível
para processamento mecânico não seria adequado para o processo à temperatura ambiente. Não foi dada nenhuma
justificativa mais detalhada.
Atenciosamente,
Eugen
thomas_l
Olá!
Não, ainda não tentei. Vai demorar um pouco, pois só volto para a Áustria na próxima semana. Aí vou dar um jeito nisso.
Acho que deveríamos divulgar mais que ampliar imagens coloridas não é difícil. Acredito que poucas pessoas fazem isso justamente porque parece dar muito trabalho.
Um abraço de Kiev, Thomas
thomas_l
Já tenho os primeiros resultados, acabei de sair da câmara escura. Ainda não posso afirmar nada com certeza, mas uma coisa parece certa: funciona mesmo com o revelador de 35° à temperatura ambiente.
Hoje, simplesmente fingi que tinha o antigo kit Colortec para temperatura ambiente e revelei a 21 °C. 21 °C porque, por acaso, o revelador estava nessa temperatura. Com 1 minuto de tempo de revelação, aparece um claro tom azulado; com 2 e 3 minutos de tempo de revelação, esse tom azulado desaparece. Sob a lâmpada de luz do dia, as duas últimas ampliações parecem ter cores bastante precisas, mas não totalmente.
Em todas as ampliações, vejo um leve tom amarelado; sob a lâmpada de luz diurna, ele fica mais acinzentado-amarelado, inclusive em áreas que não foram submetidas à exposição. Suspeito, portanto, que o papel não esteja mais em boas condições, ou será que estou vendo errado? Vou, portanto, primeiro comprar papel novo e só depois continuar.
Atenciosamente, Thomas
thomas_l
Olá!
Então, fiz mais uma tentativa com papel novo e tenho boas notícias: deu certo! Dá para perceber um leve tom de cor agora, mas acho que isso se deve mais ao outro lote de papel. Não tentei filtrar isso hoje, mas vou dar uma olhada amanhã à luz do dia. Tentei revelar por dois e três minutos, mas não notei nenhuma diferença.
Então, em princípio, é bem simples com a química: basta revelar um pouco mais tempo e fica certo. Da próxima vez que preparar uma solução de trabalho, vou tentar com uma concentração mais forte.
Abraços, Thomas
Gast
Vou ganhar a pá de ouro. :spudnikwaving:
Mas o que me interessa é saber se já há novas informações sobre o assunto?
?
Gostaria de revelar papel colorido por conta própria e estou procurando um revelador RA 4 que funcione a cerca de 20 graus.
E quanto ao processo de branqueamento-fixação? Não havia nada sobre isso. A ADOX se pronunciou a respeito?
?
OLaf
thomas_l
Não fiz testes de longa duração, como se poderia esperar ;-) Simplesmente deixo o papel um pouco mais tempo no Blix. Em princípio, o processo funciona mesmo que não se mantenha a temperatura; basta prolongar o tempo de revelação. A partir de uma certa temperatura, porém, as cores ficam desbotadas; não testei se funciona exatamente a 20 °C, mas, por exemplo, a 25 °C o processo funciona perfeitamente, enquanto a cerca de 16 °C é problemático... é só experimentar. O que não funciona são tempos de exposição muito longos; então, pensei em usar um filtro cinza para conseguir tempos de exposição mais longos. De qualquer forma, com o Fuji Crystal, isso resultou em matizes de cor que não foram corrigíveis. Com o Kodak ainda não testei. Os tempos de exposição curtos são bem incômodos; anteontem, ampliei RA 4 em Fuji Crystal 18x24 da KB e, com abertura 11, tive apenas 4s de tempo de exposição, e ainda precisava fazer um pouco de dodging, mas não consegui fazer isso direito sem que ficasse visível.
O processo em si não apresenta problemas; você pode facilmente deixar o papel no revelador por mais tempo do que o indicado, mas não pode ser muito curto. E mais uma coisa importante: se você acha que filtrou corretamente, seque o papel e observe à luz do dia, pois às vezes você pode se surpreender com tons de azul, vermelho etc.
De modo geral, posso dizer que, para mim, trabalhar com RA4, em comparação com o preto e branco, é um processo relativamente mecânico e técnico. Só faço isso de vez em quando porque é simplesmente bom ter uma foto totalmente sem pixels. Quando tudo é filtrado corretamente, os resultados são ótimos.
Gast
Obrigado por essas informações. Infelizmente, há poucas informações atualizadas na internet sobre o RA4 à temperatura ambiente. Na maioria das vezes, os tópicos se referem aos produtos químicos Diluprint, que existiram no passado. É uma pena, de certa forma.
Também não pretendo revelar em grande escala, mas existem formatos especiais que não são compatíveis com laboratórios. Entre eles está a minha Horizont Panorama, até agora usada apenas para P&B. Mas estou com vontade de experimentar cores com ela. Ou talvez um KB em uma câmera para filme em rolo e depois decidir por conta própria como deve ser a filtragem. Experiências criativas, enfim.
€
Minhas últimas tentativas foram na época com Foma PM20 na RDA. Faz muito tempo... A tecnologia está disponível: Opemus com cabeça colorida, tambor Jobo, falta a química. Pensei em 25 graus, para que seja mais fácil de manusear.
€
Vou brincar com isso no outono, quando escurecer de novo...
€
Mais uma vez, obrigado
OLaf
hansjoachim
Olá, Olaf, a partir das reações ao seu post dá para perceber por que o processo à temperatura ambiente, que também é o meu preferido, não é mais oferecido. Eu sempre procuro no Google, mas sem sucesso em relação aos 20 graus. A situação é ainda pior com os diapositivos (Ilfochrome), onde, infelizmente, não há mais nada a fazer. Voltando ao RA4: não posso nem quero manter uma temperatura ambiente de 35 graus, nem pretendo comprar uma máquina. Por isso, estou pensando em usar um aquecedor de bandejas ou fazer uma experiência com base no antigo Colortec, como descrito acima. Não estou muito otimista em relação às experiências, já que o processo antigo tinha uma temperatura máxima de 25 graus, afinal, 10 graus a menos que o processo atual. Os resultados, porém, só serão conhecidos no outono. A propósito: o processo de branqueamento-fixação no Tetenal atual é igual ao revelador, ou seja, 35 graus.
hansjoachim
ContaxChris
Eu revelo RA4 à temperatura ambiente (22 graus) com os produtos químicos da Digibase (revelador e blanqueador-fixador Monotype). Após a exposição, o papel (Fuji Crystal Archive) vai para o tambor Jobo, que eu giro manualmente em um rolo Jobo. Revelador + branqueador-fixador por 120 segundos cada, com um breve banho de parada de ácido cítrico entre eles. Os resultados são absolutamente reproduzíveis e as cores são muito boas, de forma alguma opacas.
Os produtos químicos são sempre devolvidos do tambor para a garrafa de 1 litro para regeneração.
Ah, sim, antes do revelamento, agito com água por 2 minutos.
Gast
Afinal, o Fred está vivo. É bom saber que ainda há mais gente interessada em revelação colorida no próprio laboratório.
?
Mas agora uma pergunta para a FOTOIMPEX: vocês também podem oferecer um kit de 1 litro para RA4? Quero dizer, o pacote de 5 litros é barato, mas vou levar 5 anos para usar tudo. E acho que o produto não dura tanto tempo depois de aberto. O cliente da FOTOIMPEX precisa mesmo recorrer à Digibase? Às vezes, o preço não é tudo o que diminui o prejuízo.
?
Atenciosamente,
OLaf
que hoje deu início à sua temporada de câmara escura 2013/14.
Gast
Para todos aqueles que ainda não se atrevem a usar cores, um breve relato preliminar. Experimentei ontem à noite e as duas primeiras provas de contato estão aqui na minha mesa.
€
O processo RA4 é bastante simples a 25 graus. Mantive a temperatura da água em uma bacia.
Revelei em um velho Chibaroller no Jobo Drum sem banho-maria, assim como faço aqui com o P&B. (no P&B, claro, apenas a 21 °C)
€
O primeiro teste ficou vermelho vivo? :spudnikdizzy:? Mas, após a terceira tira de teste, consegui uma filtragem de base bastante aceitável.
Então, não tenham medo, é tudo muito simples!
€
Ah, sim: alguns dias antes, eu mesmo tinha revelado os filmes em C41, mas a 38 graus. Nessa ocasião, realizei a diluição do revelador Digibase como revelador de uso único e revelei por 5,30 min. (isso foi bem descrito aqui?
http://www.aphog.de/forum/viewtopic.php?p=146168#p146168
). Foi um pouco complicado controlar a temperatura.
€
Infelizmente, um dos filmes ficou meio sem brilho/opaco (mal consigo descrever) (Brenner 400, guardado por 10 anos). O de 100, que já estava submetido à exposição em algum lugar há cerca de 8 anos, ficou com uma aparência muito melhor. Revelei os dois de uma só vez. Mas é possível produzir contatos a partir de ambos com a filtragem adequada. Não tenho a pretensão de tirar boas fotos com esses velhos remanescentes. Afinal, foi apenas a primeira tentativa.
€
Por enquanto
OLaf
Wolfgg
Olá, Olaf,
Filmes com sensibilidade superior a 21 DIN (100 ASA) são problemáticos. Isso já valia para o velho Tri-X. Se um filme desses não for “abençoado” com um efeito Schwarzschild acentuado, como, por exemplo, o antigo Agfpapan 400, ele acumula pacientemente toda a radiação que consegue atravessar a embalagem, principalmente a radioatividade natural. Isso causa um véu que vai ficando cada vez mais intenso, o que torna o filme inutilizável (“tudo tão denso”: a foto fica totalmente na faixa das luzes). Em um Tri-X que ficou 10 anos na geladeira, medi uma névoa de 0,7d; a névoa já havia, portanto, destruído prematuramente metade da curva característica.
Por isso: não compre filmes de alta sensibilidade vencidos, na maioria das vezes é dinheiro jogado fora.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá, Wolfgang,
Obrigado pelo esclarecimento. Eu também não tinha comprado o filme; como já disse, ele estava guardado no sótão e, no verão, com certeza ficou exposto a um calor intenso.
E quanto ao Agfa Diapositivo 100? Ele ainda serve para cross-processamento? — só a título de experiência.
Olaf
Wolfgg
Olá, Olaf,
Desde ontem à tarde não consigo mais acessar o fórum; o link fotolaborforum.eu está inativo.
Diapositivos coloridos Agfa 100: havia filmes com diferentes comportamentos de Schwarzschild. O último, o CT100 Precisa, tinha um desempenho muito bom, era até adequado para astrofotografia (segundo meus testes, ele perdia apenas cerca de 1/2 stop com tempo de exposição de 30 minutos). Por outro lado, devido à boa memória do véu, a superposição aumentava visivelmente, o que, em filmes reversíveis, significa perda do preto máximo e, consequentemente, do brilho.
No entanto, é possível testar facilmente o véu já acumulado: corte um pedaço não exposto no escuro, de preferência puxe a ponta do filme mais 5 cm no escuro, corte, coloque em uma lata e revele normalmente como um filme P&B (RODINAL etc. é suficiente) e fixe. Após a secagem, o pedaço de filme apresentará uma parte preta e uma parte clara. A parte preta indica se o revelamento foi completo o suficiente para o teste, enquanto a parte não exposta mostra o véu. Assim, é possível verificar facilmente em qualquer filme sobreposto se ele ainda serve para o fim a que se destina.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá,
obrigado pela dica sobre o teste de véu com RODINAL, vou testar.
Ontem fiz várias cópias de negativos 6x4,5 em papel 24x30. Trabalhei a uma temperatura de 25 graus. Ao observar as imagens, parece que a cópia ficou muito “com grãos”, na medida em que se pode falar de grãos em fotos coloridas.
Eram fotos de um filme Kodak vencido. Não faço ideia do que era exatamente, mas era mais do que ASA 100 (120? ou 160?). Na borda do filme está escrito Kodak GPX. O véu de fundo era mais denso do que no EKTAR 100, que foi revelado ao mesmo tempo e era novo. Infelizmente, ainda não ampliei as fotos do Ektar; só vou fazer isso esta semana.
Será que a névoa também causa grãos mais grossos? O tempo de exposição foi quase o dobro do do “filme novo”, e a filtragem também foi mais forte. Mas o resultado tem cores agradáveis.
OLaf