Olá,
Recebi de um amigo uma grande quantidade de ADOX CHM 125 e CHM 400, cujo prazo de validade expirou há três anos (no caso do 125) e há um ano (no caso do 400). Os filmes foram armazenados em local aquecido (armário da sala), e muitas latas provavelmente já haviam sido abertas.
- Como devo levar isso em consideração na exposição e no revelamento?
(Qual é, afinal, o melhor revelador universal para esses tipos? Eu mesmo nunca revelei esses filmes...)
- Já é preciso contar com uma perda perceptível de qualidade?
- Como devo armazenar os filmes daqui para frente? Vou precisar de pelo menos um ano para dar conta dessa pilha...
Acho que, como as latas talvez já tenham sido abertas e agora possam conter umidade, congelá-las não seria uma boa ideia, certo? Geladeira?
Atenciosamente, Immo
Immo,
isso tudo não parece tão grave assim. Primeiro, você deveria testar seus filmes com um revelador. Eu também recomendo o D76 (é praticamente idêntico ao ID11), na diluição 1+1. Você precisa determinar o tempo adequado para o seu processo de revelação e, então, nada deve impedir que você acabe com os filmes. É difícil estimar a sua quantidade, pois a expressão “quantidade maior” pode variar bastante entre 10 e 1.000, dependendo do usuário.
Eu armazenaria os filmes na geladeira (desde que haja espaço suficiente) ou no porão. Eu daria aos filmes, no mínimo, mais um ano. Em caso de dúvida, o véu de fundo aumenta e a sensibilidade diminui. Mas, como você precisa testar de qualquer maneira, esse erro é corrigível.
Martin
A Edith encontrou dois erros de digitação!