Olá a todos.
Embora inicialmente tenha ficado um pouco decepcionado com o Fomabrom, descobri que, na minha opinião, ele produz bons resultados quando usado com um revelador de tom quente: um tom quente, sem grandes falhas.
Como também gosto de usar ocasionalmente o “Easylith” da W. Moersch, seria ótimo, claro, usar esse papel (já que ele também é relativamente barato) nesse revelador. Mas tenho problemas com essa combinação: os resultados ficam incrivelmente “grossos”. Quase não dá para ver detalhes. Assim não dá para fazer nada.
Quem usa essa combinação com sucesso? Lemos que esse papel é “difícil” de revelar em lith. Mas em que consiste essa “dificuldade”? Revelar em lith é bem simples. O que se pode errar nisso? É preciso manter uma determinada temperatura, um ritmo de inclinação, realizar a exposição de forma diferente do habitual na lith, ou até mesmo realizar a exposição com filtros MG?
Seria ótimo se alguém tivesse dicas sobre isso.
Atenciosamente, Thomas
edit: Estou falando do “Fomabrom Variant”. Aparentemente, também existe uma versão de gradação fixa. Não é a essa que me refiro.
Olá, Thomas,
Eu revelei o Fomabrom Variant com sucesso (na minha opinião) em Easylith (50/50 a 20 graus). É realmente um pouco grosseiro, mas isso é uma questão de gosto. Posso fornecer os tempos e a exposição se necessário, assim que tiver meu livro de laboratório em mãos. Anexo dois exemplos... sendo que o “grosso” era o desejado.
De qualquer forma, o papel funciona. A revelação em lith é EXPERIMENTAÇÃO, pois os resultados variam muito.
Muita luz no papel e muita paciência são importantes! :)
Atenciosamente,
Marc
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]