Laura
Olá, pessoal do fórum,
Comprei há algum tempo uma Focomat V35 e agora gostaria de montar um pequeno
laboratório fotográfico. Agora, o que importa é comprar os materiais certos. Em teoria,
entendi tudo o que preciso, mas quando se tem pouca ou nenhuma experiência, na prática
as coisas ficam bem diferentes. Quando dei uma olhada na loja da FOTOIMPEX, de repente fiquei
confusa com a enorme variedade de produtos químicos, papéis etc. Como até agora tenho pouca ou nenhuma experiência
com revelação, ficaria muito grata se pudessem me dar algumas dicas sobre quais produtos químicos devo
combinar com quais papéis etc., e o que é mais prático para uma “iniciante”.
Muito obrigada desde já pelos vossos conselhos.
Cumprimentos,
Laura
HenningH
Olá, Laura,
Você só pode usar o Focomat se tiver revelado os negativos com Leicanol. Na verdade, o único papel que funciona é o Focobrom em formato 40x60, revelado em D35. Infelizmente, esses materiais já não existem mais, então seu ampliador está inutilizável e eu posso me livrar dele por um preço acessível...
E agora, para todos que leram isso perplexos: Era uma brincadeira!!! B)
Parabéns por esse ótimo ampliador!
Para darmos dicas adequadas, você precisaria nos contar mais algumas coisas.
O que você quer ampliar (paisagens, retratos, arquitetura, ...)?
As fotos serão mais para o álbum (10x15) ou para a parede (30x40 ou ainda maiores)?
Serão fotos normais em preto e branco ou também especialidades como viragens e litografia?
Você quer usar apenas concentrados líquidos nos produtos químicos ou também aceita uma mistura em pó?
O seu ampliador tem cabeça para preto e branco, multigrade ou colorida?
Você já tem bacias de laboratório? De que tamanho?
De cara, eu recomendaria um pacote de Fomaspeed Variant em 13x18 para brincar e um em 24x30 para as fotos “mais sérias”. Como alternativa, também pode ser ADOX Easy Print.
Depois, mais um pacote de Adotol constante (N113) e um frasco de Adofix. Como banho de parada, você pode usar essência de vinagre ou ácido cítrico da farmácia (ou também ADOSTOP).
Se você tiver todos os equipamentos, como molduras de ampliação, bacias e pinças, já pode começar.
Mas provavelmente ainda virão mais algumas dicas por aqui...
Saudações swingantes
Henning
michael-kielgmxnet
Olá, Laura,
Quando se trata de papéis, cada um tem os seus favoritos. Para quem está começando, eu recomendaria, em princípio, o papel PE, que é mais fácil de trabalhar. Tive boas experiências com o Adox MCP. Não é o mais barato, mas dá bons resultados logo de cara. O N113, já recomendado, ou como se chama agora, “Adotol Konstant”, também posso recomendar sem reservas; é um revelador realmente bom, que dura muito tempo e rende bastante. E quanto ao fixador: veja um tópico mais abaixo.
Basicamente, eu me limitaria a um tipo de papel e a um revelador até você ter o trabalho no laboratório fotográfico bem dominado. Depois, você ainda pode experimentar outros tipos de papel ou reveladores. A propósito: a influência do revelador no resultado não é nem de longe tão forte no papel quanto nos filmes.
Se você ainda precisar de uma ajuda para decidir: dê uma olhada no site do Wolfgang Moersch, ele tem uma galeria online bem completa, onde dá para encontrar exemplos de muitos papéis que estão no mercado atualmente.
christer
Olá, pessoal do fórum,
Comprei há algum tempo uma Focomat V35 e agora gostaria de montar um pequeno
laboratório fotográfico. Agora, o que importa é comprar os materiais certos. Em teoria,
entendi tudo o que preciso, mas quando se tem pouca ou nenhuma experiência, na prática
as coisas ficam bem diferentes. Quando dei uma olhada na loja da FOTOIMPEX, de repente fiquei
confusa com a enorme variedade de produtos químicos, papéis etc. Como até agora tenho pouca ou nenhuma experiência
com revelação, ficaria muito grata se pudessem me dar algumas dicas sobre quais produtos químicos devo
combinar com quais papéis etc. e o que é mais prático para uma “iniciante”.
Muito obrigada desde já pelos vossos conselhos.
Cumprimentos,
Laura
christer
Bom dia, Laura,
Você tem um equipamento de primeira! Com módulo de preto e branco?
Meu conselho: faça isso da forma mais simples e econômica possível. Pelo menos no primeiro ano.
Mais especificamente, isso significa:
- use os produtos químicos que você encontrar em qualquer lugar, nada de soluções especiais (caras).
O Eukobrom seria uma sugestão para revelador, além de ser barato. Não guarde os produtos químicos diluídos (ou seja, as soluções de trabalho) por muito tempo.
Você não precisa de banho de parada. Basta enxaguar, assim o fixador também dura mais tempo. No caso do filme, porém, a situação é diferente, pois o filme não é revelado como as ampliações.
Fixador: felizmente, a variedade não é tão grande. Use tiosulfato de amônio comum.
- Use o papel mais barato, o Fomaspeed Variant. Se a ampliação ficará incrivelmente boa ou não, isso depende mais de você do que do papel (e dos produtos químicos) no início. Não tenha muitos tamanhos de papel em casa. É melhor fazer poucas impressões do que muitas, mas que sejam boas e tenham pelo menos 24x30 cm.
- Uma boa moldura de ampliação é importante, mas cara, mesmo usada. Uma borda larga (pelo menos 2 cm) na imagem faz toda a diferença; infelizmente, nem todas as molduras permitem isso na parte superior e à esquerda. Muitas molduras de máscara formam apenas um ângulo (o superior esquerdo) de 90°, os outros ficam tortos. Por isso, verifique de vez em quando o ângulo inferior direito; é fácil com um pedaço de papelão.
Boa diversão e muito sucesso!
Laura
Olá a todos,
muito obrigado pelas respostas úteis; encontrei tudo na loja e percebi que, felizmente, não
é tão caro quanto eu pensava.
Por que é que, para começar, se deve usar papel PE em vez de papel baritado?
O papel baritado já é de alta qualidade, será que é simplesmente mais difícil de manusear?
@Henning:
Acho que, inicialmente, vou querer ampliar principalmente retratos e talvez algumas fotos de paisagens
. Primeiro, fotos em preto e branco no formato 24x30. O resto vem depois :)
Quais são as vantagens e desvantagens de uma solução líquida e de uma em pó?
O ampliador tem a cabeça multigrade.
Ainda não tenho bacias de laboratório, queria pedir tudo de uma vez.
Então, provavelmente começarei em 24x30.
Com certeza vou começar assim que chegar em casa.
Muitas saudações do Vietnã,
Laura
HenningH
Olá, Laura,
24x30 já é um bom tamanho. Nas bandejas, um litro de solução é suficiente.
O papel baritado é um pouco mais trabalhoso de se processar. Leva um pouco mais de tempo e é preciso se esforçar para trabalhar com precisão. Quando se está experimentando e brincando com a técnica, no papel PE não faz tanto mal se a lavagem for um pouco curta ou se os tempos no revelador e no fixador não forem seguidos com exatidão. Eu geralmente ampli um rolo inteiro para 13x18, selecionando algumas fotos que depois amplio para 18x24; mas só faço o revelamento correto em papel barita na sessão seguinte, quando escolho quatro ou cinco fotos para serem cuidadosamente impressas.
Você pode pedir um pacote de 10 folhas de papel barita junto; é algo especial que, na minha opinião, não dá para fazer “de qualquer jeito”.
A cabeça multigrade é realmente boa. Os tempos permanecem praticamente constantes em toda a faixa (mesmo nos níveis 4 e 5). Você pode, a título de teste, revelar uma imagem nos níveis 0, 3 e 5 (com o mesmo tempo de exposição); assim, você terá uma boa noção das gradações. A luz do Focomat é muito suave; portanto, não se surpreenda se você precisar revelar em 3 ou 3,5 para obter o resultado desejado, embora muitas publicações sugiram que uma verdadeira impressão FineArt só possa ser revelada na gradação 2...
Os pós têm a vantagem de serem mais leves (não é preciso transportar um litro de água), ocuparem menos espaço e, se não forem abertos, terem validade praticamente ilimitada. No entanto, é preciso preparar o pó primeiro; isso gera poeira e às vezes leva algum tempo. Com os concentrados líquidos, basta retirar a quantidade necessária da garrafa, completar com a quantidade correspondente de água e você pode começar imediatamente.
O revelador positivo geralmente pode ser reutilizado várias vezes, então o “problema” de precisar de um frasco extra para a preparação do revelador ocorre tanto com o pó quanto com o líquido.
Saudações à Ásia
Henning
christer
Uma dica: iluminação DuKa — basta usar um LED vermelho com o casquilho padrão E27 ou E14, que custa cerca de 5 euros. Use o mínimo possível de LEDs — 12 já são suficientes —, de preferência apontados para o teto, e você terá uma maravilhosa luz indireta.
dagobert
Bom dia
Pessoalmente, acho que o substituto de neutro da ADOX é ótimo, e é isso que eu uso
No entanto, quanto à questão do papel, devo dizer que até mesmo um “iniciante” consegue se virar muito bem
Por isso, com base no módulo Multicontrast, eu recomendaria o papel da Kentmere, que eu acho muito bom
Atenciosamente
Uz Lovis