Timur
Olá,
Preciso urgentemente de um novo fixador, mas o Tetenal Superfix Plus na garrafa de 1 litro está, infelizmente, esgotado. Até agora, sempre usei o Superfix, mas estou pensando em mudar para o Rollei RXN Fix Neutral “11/89” de 1 litro. Vocês recomendariam esse fixador? Gostaria de usá-lo para revelar Agfa MCP, Ilford HP5+ e Adox/Forte PW14. Ou há alternativas melhores na Foto-Impex em termos de durabilidade de arquivo, rendimento etc... Agradeceria muito respostas rápidas, pois tenho alguns rolos de filme esperando para serem revelados.
Muito obrigado
Timur
-Tobi-
Bem, eu uso o http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/schwarzweisschemie/stopp-und-fixierbaeder/adolux-adofix-expressfixierer-hohe-konz-1liter.html e estou muito satisfeito com ele. Já baixei os filmes mais variados com ele.
Atenciosamente,
Tobias
Andreas_23
Olá!
Eu também uso o fixador ADOX e estou muito satisfeito com ele.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Olá,
Preciso urgentemente de um novo fixador, mas o Tetenal Superfix Plus na garrafa de 1 litro está, infelizmente, esgotado. Até agora, sempre usei o Superfix, mas estou pensando em mudar para o Rollei RXN Fix Neutral “11/89” de 1 litro. Vocês recomendariam esse fixador? Gostaria de usá-lo para revelar Agfa MCP, Ilford HP5+ e Adox/Forte PW14. Ou há alternativas melhores na Foto-Impex em termos de durabilidade de arquivo, rendimento etc... Agradeceria muito respostas rápidas, pois tenho alguns rolos de filme esperando para serem revelados.
Muito obrigado
Timur
Timur,
o RXN é um fixador de pH neutro.
O RXN é especialmente bom para quem dá muita importância à durabilidade de arquivamento e deseja otimizar os tempos de enxágue.
Ele obriga você a usar um banho de parada ácido, o que não é recomendado para alguns filmes.
Como substituto do Superfix, ele só serve com algumas restrições. O ADOFIX é uma opção mais adequada nesse caso.
Atenciosamente,
Mirko
michael-kielgmxnet
Olá, Timur,
O Mirko já disse o essencial: o RXN é específico para o processamento de papel; especialmente com papéis baritados, tem-se a vantagem de que o feltro de papel não absorve o ácido, o que reduz os tempos de lavagem em comparação com um fixador ácido. Como você mencionou que também trabalha com papel baritado, ele seria uma boa opção. Como o papel PE não absorve, não importa muito o que você use.
Para o processamento de filmes, eu recomendaria usar adicionalmente um banho de fixação rápida ácido; assim, você pode dispensar o banho de parada. Na verdade, não importa muito qual fixador você use; acredito que hoje em dia as diferenças já não sejam tão grandes. Eu me acostumei com o Agfa Agefix e estou satisfeito com ele. Para papel fotográfico, porém, uso apenas o Rollei RXN.
Talvez haja uma alternativa ao RXN: a Moersch oferece um fixador alcalino. Não sei, porém, quais são as vantagens ou desvantagens dele em comparação com um fixador neutro.
Timur
Uau, depois de dois ou três anos longe da câmara escura (embora ainda revelasse filmes com bastante frequência), voltei ao fórum e me deparei com minhas postagens antigas. Obrigado pelas muitas respostas!
Para concluir, gostaria de dizer que, durante todo esse tempo, também fiquei muito satisfeito com o RXN na revelação de filmes. Após 2 a 3 minutos, o filme fica claro e não tenho nenhuma sensação ruim após a lavagem (método Ilford com tempos de repouso um pouco mais longos). O rendimento é muito alto; na maioria das vezes, descarto a solução após meio ano e 30 a 40 filmes, para jogar pelo seguro.
Para papel, estou recomeçando agora com o ADOX MCC, então, naturalmente, também usarei o RXN. A solução deve durar uma eternidade, se não houver muito volume de trabalho, certo?
Atenciosamente, Timur
P.S.: Vocês poderiam me recomendar um revelador de positivos para o Adox MCC? Estou inclinado para o Adox Neutol NEUTOL. O tom de imagem desejado deve ser neutro. A relação custo-benefício também não é tão irrelevante, já que farei cópias de até 100 cm x 150 cm.
piu58
> A relação custo-benefício também não é algo sem importância, já que vou fazer cópias de até 100 cm x 150 cm.
?
O revelador é sempre uma ordem de magnitude mais barato do que o papel. Vale a pena escolher o revelador que for melhor para o resultado, independentemente do preço.
?
Eu gosto bastante de usar NEUTOL, mas isso depende do que você tem em mente para a imagem.
Sandra
Timur, o Moersch ECO 4812 é ótimo. Recomendo-o vivamente. Tem bom rendimento, é potente, trabalha com um preto neutro e proporciona um traçado maravilhoso e diferenciado; além disso, é ecológico (podes despejar a solução de trabalho usada no ralo sem qualquer problema). Essa seria a minha sugestão :)
Morte
Também desenvolvi o MCC no Neutol NE (assim como no Neutol WA) — e não consegui pretos realmente profundos. Com o Adotol Konstant, o resultado foi e continua sendo bem diferente. Pretos intensos, tom de imagem maravilhoso. Por isso, vou continuar usando esse revelador. Sempre preparei a solução seguindo as instruções. Além disso, o Adotol Konstant é barato e rende bastante.
Timur
Obrigado pelas dicas! Vou testar e comparar o Moersch Eco, o Adotol Konstant e o Calbe N113 (que é mais barato e idêntico ao Adotol). Acho estranho que o NEUTOL não produza pretos intensos. Ainda tenho um frasco fechado desse, então vou testá-lo novamente ; )