mabo
Alguém já testou o Ilford Delta 100 ou o Kodak TMX com o revelador HRX III? Estou obtendo tempos totalmente diferentes dos indicados na ficha técnica. Por exemplo, o Delta 100 indica 6,5 minutos com diluição 1+29, mas eu estou levando cerca de 13 minutos. Com o TMX é parecido (ficha técnica indica 11 minutos, meu tempo é de 20 minutos). Com o antigo HRX II, os tempos da ficha técnica batiam certinho (+- 1 minuto), por isso gostaria de saber se é só o meu HRX III que demora tanto, ou se talvez ele simplesmente tenha “acabado”. No entanto, isso invalidaria a excelente afirmação da SPUR sobre a validade de 2 anos.
mdeutgen
Markus,
Você já percebeu que Heribert Schain destacou algumas linhas em amarelo na ficha técnica? Ele já testou esses valores para o HRX III; as linhas que não estão destacadas em cor contêm os tempos do HRX II e servem, no máximo, como uma primeira referência. Pelo que sei, isso também está indicado na parte inferior da ficha técnica.
Martin
Gast
Hmm,
esses prazos me parecem muito longos.
Qual é a cor do revelador?
Eu falaria diretamente com o Sr. Schain, ele sempre é muito prestativo.
SPUR
Olá, pessoal do fórum,
Já testamos o HRX-3 para o Delta 100 da seguinte forma:
Diluição: 1 + 19, ou seja, não a diluição padrão de 1 + 29
Tempo de revelação: 7 minutos
O tempo de revelação excessivamente longo com o TMX parece, no entanto, indicar que nossas dicas de validade na nova ficha técnica não foram seguidas. Como, por qualquer motivo, não consigo fazer o upload da ficha técnica aqui, segue em anexo as dicas de validade.
Dicas de validade:
O HRX-3 tem uma validade de pelo menos 2 anos quando a garrafa original não for aberta. O pré-requisito é o armazenamento em local fresco, de preferência na geladeira.
Para aproveitar ao máximo a validade do HRX-3, após a abertura da garrafa original, o revelador deve ser transferido, se possível até a borda, para garrafas de vidro limpas (marrons) e armazenado na geladeira. Para isso, devem ser adquiridas algumas garrafas de vidro de diferentes volumes (por exemplo, 150 ml, 100 ml e 50 ml), que, após a limpeza, podem ser reutilizadas repetidamente para o mesmo fim. Caso as garrafas de vidro não sejam enchidas até a borda, deve-se utilizar gás inerte adicionalmente.
No entanto, o uso de gás inerte faz pouco sentido se o revelador aberto for deixado na garrafa original, pois esta é feita de plástico não hermético, de modo que o gás inerte é substituído pelo ar após algum tempo.
Seguindo as dicas acima, é garantida uma validade mínima de 2 anos, mesmo após a abertura do revelador!
Cumprimentos a todos
Heribert Schain
michael-kielgmxnet
No meu caso, o HRX III estragou-se depois de pouco mais de um ano. Quando o revelador começa a ficar amarelado, é sinal de que está no fim. Consegui revelar um Tmax 400 por pouco, mas com perdas na densidade das sombras. Antes disso, porém, sempre obtive resultados impecáveis usando o tempo indicado para o Tmax, inclusive com outros filmes (por exemplo, APX 100).
Gast
Vê só,
já te ajudaram ;-)
mabo
Obrigado pela ajuda!
Meu HRX III tem cerca de um ano e já apresenta um tom amarelado bem acentuado. Portanto, pelo que percebi nas respostas, ele já não está mais em condições de uso.
Vou encomendar um novo HRX III e seguir as dicas de conservação do Sr. Schain.
Atenciosamente,
Markus