Olá, homônimo,
também não falei sobre o verso do papel. Faça duas ampliações: uma com e outra sem compensação do “velo do papel”. Pendure-as a cerca de dois metros de distância diante de uma parede branca e peça a observadores imparciais que deem seu feedback sobre eventuais diferenças.
Garanto que apenas um número insignificante de observadores notará a diferença real. Por que digo isso? Porque já testei. Ambas as cópias venderam exatamente da mesma forma na exposição (limitada a dez, dez vendidas de cada).
Nós, observadores exigentes acostumados com a tecnologia de medição, talvez percebamos. Mas também ficamos tagarelando sobre supostas diferenças de um duodécimo de diafragma na exposição dividida...
Atenciosamente,
Franz
Oi, Franz,
Seu exemplo não é um argumento, pois isso poderia ser aplicado a praticamente TODAS as sutilezas da ampliação. Para a grande maioria dos observadores, provavelmente até mesmo a erros grosseiros. Eu também já vendi por 100 marcos uma cópia que, aos meus olhos, era um rejeitado, mas que eu preferi refazer para mim mesmo. Se um terceiro gosta ou não de algo, se ele percebe diferenças ou não — para mim, isso não é, de forma alguma, um critério de qualidade. E eu vejo um décimo de abertura no processo de revelação positiva, com certeza. Talvez não em TODOS os motivos e, claro, apenas em comparação. Isso está claro. Por isso, essas sutilezas não são ignoradas. Isso não tem a menor relação com a técnica de medição. Eu avalio e julgo PURAMENTE VISUALMENTE, razão pela qual, por exemplo, simplesmente não consigo me acostumar com o novo MCC, por melhor que ele seja em termos de medição. A aparência não corresponde ao meu gosto pessoal. E só isso é que conta. Felizmente, eu fotografo por puro prazer.
Saudações ensolaradas,
Siegfried
PS: Aquilo sobre o verso do papel não era dirigido a você — desculpe.