Beef
Oi,
vou ser breve...
Tenho aqui vários rolos novos de Agfa APX 100. Trata-se dos APX comuns da empresa “Lupus Imaging” (com o ponto vermelho), que podem ser comprados na dm, aqui na FOTOIMPEX e em qualquer lugar.
NA VERDADE, esse filme com RODINAL deveria ser a combinação perfeita. Só que, infelizmente, não consigo obter um contraste decente.
Seja com RODINAL 1+50 por 13, 17 ou 30 minutos... sempre o mesmo resultado!... não importa a diluição!
Faltam pelo menos 3 zonas para chegar ao branco puro do papel. Ou seja, o preto no negativo simplesmente não fica preto o suficiente!
Alguém aqui pode me dar uma dica? Esse filme tem alguma coisa a ver com o APX 100 original? O APX 100 da Lupus é mesmo compatível com o RODINAL?
Em toda a internet, todo mundo diz que com 100 ASA em 13 minutos ou 160 ASA em 17 minutos fica perfeito. No meu caso, o resultado é sempre um subrevelamento total e preciso de gradação 4-5 para as cópias.
Minha proporção foi de 6 ml para 300 ml de água. O termômetro é muito preciso e tudo estava a 20 °C. Nunca tive esse fenômeno com nenhum outro filme.
Por favor, ajudem.
Atenciosamente
Andi
TR
Olá. Li em algum lugar que o RODINAL deve ser preparado de forma a usar pelo menos 10 ml de concentrado. Será que é por isso?
Beef
Olá. Li em algum lugar que o RODINAL deve ser preparado de forma a usar pelo menos 10 ml de concentrado. Será que é por isso?
Não, não, eu uso RODINAL há anos. Isso é só uma recomendação de segurança. Na verdade, 5 ml são totalmente suficientes. Também nunca tive problemas em revelar um rolo inteiro com 3 ml em 300 ml de água (1+100). E aqui estamos falando de DUAS fotos. Zona 1 e Zona IX... é assim que eu testo meus rolos.
No caso do positivo:
O filme puro produz um preto muito profundo. A Zona 1 só pode se diferenciar minimamente disso. E a Zona IX precisa ser minimamente distinguível do branco puro do papel. Mas ela fica cinza como a Zona V ou VI. E dá pra fazer o que quiser. Não quero ir para 1+25...e seria loucura se só desse para fazer isso :D
Ontem à noite, só para testar, revelei uma tira de APX 100 em HC-110 (B), para ver se o contraste era mesmo possível... já parece melhor. Mas ainda não analisei. E, na verdade, quero continuar com o RODINAL.
Atenciosamente
Andi
VolkerSchulz
Como tanta gente confia no RODINAL e no APX 100, resolvi experimentar essa combinação também.
Com uma sensibilidade de 100 ASA, diluição 1+50, tempo de revelação de 24 minutos a 16 °C e agitação Agfa, obtive negativos utilizáveis, pelo menos para o meu ampliador de condensador. Mas, para o meu gosto, é muito forte para o formato 35 mm. Prefiro ficar com o meu D76.
Para o formato 35 mm, considero o RODINAL muito agressivo. Só uso o RODINAL em conjunto com o EFKE 50 no formato médio.
Boa luz sempre!
Volker
michael-kielgmxnet
Tem certeza de que o problema está no revelador? Talvez o erro esteja no processo de revelação dos positivos, por exemplo, se o tempo que você calculou com um negativo em branco para obter um preto puro for muito longo.
Pessoalmente, considero o APX 100 e o RODINAL uma combinação muito boa. É preciso medir o grão ou usar outro revelador. Para mim, essa é a combinação padrão; revelo com a diluição 1+60 por 14 minutos a 80 ASA. Com isso, sempre obtive negativos bem imprimíveis, sem precisar fazer testes.
Beef
Oi, Michael,
Não, sério... posso garantir com toda a certeza de que, no processo de revelação positivo, está tudo certo.
Ontem à noite, tentei novamente uma tira a 100 ASA em 1+50 por 15 minutos... ficou horrível :(
Quanto às digitalizações do negativo... elas estão totalmente escuras. Os negativos são tão finos que o software de digitalização não consegue reproduzir os tons de cinza... tudo escuro, alagado e com ruído B)
Talvez seja também por causa do meu RODINAL... vou abrir um novo pacote e tentar com ele. Mas nunca me aconteceu de o RODINAL ter estragado :D
Que ritmo de agitação você usa? Uma vez a cada 30 segundos, ou três vezes a cada 60 segundos nos primeiros 10 segundos? :)
michael-kielgmxnet
Olá, Andi,
Eu agito constantemente nos primeiros 30 segundos e, depois, uma vez no início de cada minuto. Assim, o contraste fica perfeito para o meu ampliador com condensador. Ontem mesmo revelei um filme usando esse método (por 18 minutos a 18 graus), e ficou maravilhoso.
De modo geral, recomendo esta página sobre o RODINAL:
http://home.arcor.de/piu58/fotoweb/aufsaetze/RODINAL.pdf
. Foi lá que também peguei algumas dicas.
CPD
Olá,
pergunta meio boba: você tem certeza de que realizou a exposição do filme corretamente?
Se sim, então deve ser culpa do RODINAL. Mas não consigo acreditar muito nisso, esse produto normalmente não estraga. Mas, por precaução, vale a pena testar um frasco novo.
Tchau!
cfb_de
Olá,
pergunta meio boba: você tem certeza de que realizou a exposição do filme corretamente?
Se sim, então deve ser culpa do RODINAL. Mas não consigo acreditar muito nisso, esse produto normalmente não estraga. Mas, por precaução, vale a pena testar um frasco novo.
Tchau!
Exatamente. É preciso identificar
todas as possíveis fontes de erro e descartá-las uma a uma. Não há outra maneira de encontrar o erro com certeza.
Não pode ser a combinação APX/RODINAL, caso contrário, o autor da postagem se qualificaria para o Prêmio Darwin comendo APX e bebendo RODINAL. Isso seria uma forma emocionante de busca de erros para os observadores.
Atenciosamente,
Franz
A Edith encontrou um erro gramatical.
mattes
Talvez o seu RODINAL tenha derramado. Uma vez tive problemas parecidos com RODINAL novo, mas depois tudo voltou ao normal.
Mattes
MirkoBoeddecker
Como você expõe as áreas de alta densidade?
O APX tende a apresentar uma queda na densidade em caso de forte superexposição.
Já tivemos que lidar com esse fenômeno na reedição (no início, usei o pedaço de filme que sobressaía do cartucho para testar o Dmax, o que resultou em valores totalmente diferentes dos obtidos com a exposição usando a escala de cinza).
O que foi dito acima, no entanto, não se aplica se você fizer uma comparação com motivos paralelos e ajustar visualmente o contraste durante a ampliação com base neles.
De qualquer forma, nos últimos dois anos, aprendi a sempre fazer uma comparação paralela, independentemente do teste que se faça.
Atenciosamente,
Mirko
dagobert
Oi, beef
Eu conheço esse problema.
Por um tempo (no começo), usei RODINAL
no meu Jobo ATL e, em pouco tempo, até mesmo
todos os filmes que não eram APX, que revelei no ATL com RODINAL, ficaram totalmente cinza.
Como não me ocorreu nada melhor, esvaziei a solução e, vejam só:
tudo ótimo! E só então me lembrei de que aquilo não poderia funcionar
O RODINAL é um revelador de uso único que perde a eficácia meia hora após a preparação.
Então, um grande abraço
uz lovis
cfb_de
O RODINAL é um revelador de uso único que atua meia hora após a preparação.
Com agitação adequada e a 20 °C, uma solução 1+50 fica pronta após cerca de 17 minutos; com 1+25, demora um pouco mais. Ambos são valores baseados na minha experiência de cerca de 20 anos de uso do RODINAL e em medições eletroquímicas realizadas nos últimos três anos.
Acho que não preciso explicar o que penso sobre os métodos de revelação por repouso com agitação nos primeiros minutos.
Atenciosamente,
Franz