Rudolphono
Oi.
Gostaria de equipar algumas câmeras descartáveis com filmes em preto e branco para um casamento.
O salão de festas provavelmente será iluminado por lâmpadas fluorescentes ou de descarga de gás.
O flash tem cerca de 5500 K.
Vale a pena usar um filtro de correção em fotos em preto e branco?
Faz sentido usar um filtro amarelo/laranja para obter um tom de pele mais bonito?
Porque, ao fazer isso, também aumento o contraste.
Não quero que os rostos fiquem ainda mais pálidos do que o flash já deixa.
Desde já, obrigado pela ajuda.
Atenciosamente, Ralph
michael-kielgmxnet
Olá, Ralph,
No caso das câmeras descartáveis, pode ser complicado usar filtros. Eu não recomendaria filtros avermelhados ou amarelados, pois eles tendem a reduzir o contraste em retratos; se for usar algum, opte por um filtro verde bem suave. No entanto, isso também acaba destacando as imperfeições da pele.
CPD
Olá!
No caso das câmeras descartáveis, pode ser difícil instalar filtros.
Não necessariamente. É possível cortar filtros de gelatina em pedacinhos e fixá-los com fita adesiva na frente da lente. (Eu também faço isso de vez em quando, só que, no meu caso, o filtro fica na parte de trás da lente intercambiável)
No caso de fotos em preto e branco, eu evitaria isso. Os rostos brancos como cal têm mais a ver com a orientação frontal do flash — inevitável nessas câmeras — do que com a temperatura de cor. Eu recomendaria um filme como o Ilford XP 2, que ameniza muitas coisas, ou um revelador de dois banhos com um filme simples como o HP 5+ ou similar.
O resto terá de ser “manipulado” da melhor forma possível na fase de pós-processamento.
Ciao!
CP
Urnes
Olá, Ralph,
Eu suavizaria um pouco o flash. Por exemplo, usando uma folha branca ou um lenço de papel. Algo nesse sentido. O excesso de luz nos rostos se deve, entre outras coisas, ao modo como a pele clara reflete a luz. Você pode simplesmente experimentar diferentes versões.
Atenciosamente, Sven.
Wolf_XL
...vamos lá, com calma — estamos falando de câmeras descartáveis... Por um lado, é quase impossível colocar outros tipos de filme nelas e, por outro, elas certamente não têm nem exposição automática nem qualquer outra forma de ajustar a exposição a outras sensibilidades ISO ou fatores de filtro adicionais... Sem falar em qualquer tipo de ajuste no flash...
Rudolphono
:)
...vamos com calma — estamos falando de câmeras descartáveis... Por um lado, dificilmente dá para colocar outros rolos nelas
Depende da câmera descartável, mas com um compartimento de filme removível isso geralmente não é problema. Depende do modelo.
e, por outro lado, elas certamente não têm nem exposição automática nem qualquer outra possibilidade de ajustar a exposição a outras sensibilidades ISO e fatores de filtro adicionais...
Quase certo.
Não têm correção, por isso é preciso ajustar o filme às condições do local e aos filtros.
Sem falar em qualquer tipo de ajuste no flash...
Bem, tudo o que se pode mexer externamente, como, por exemplo, filtros ND ou de correção.
Dizem que já houve tempos em que as pessoas tiravam fotos decentes mesmo sem TTL e autofoco.
Esses malucos trabalhavam com pó de flash e outras coisas malucas.
Parece estranho, mas é verdade.
Atenciosamente, Ralle
Wolf_XL
...mas será que você realmente acha que o resultado justifica o esforço?
É verdade que há pessoas que conseguem tirar fotos mesmo sem foco automático e exposição automática — eu até acho que também faço parte desse grupo (ganhei minha primeira câmera em 1963...) —, mas o que você espera de uma câmera de foco fixo com lente de fundo de garrafa, que ainda por cima é operada por leigos completos (presumo que você queira distribuir essas coisas nas mesas para uso livre)?? E se trocar o rolo de filme é realmente tão fácil quanto você escreve, por que você não experimenta? A prática leva à perfeição... ;-)
Rudolphono
O que você espera de uma câmera de fundo de garrafa com foco fixo, ainda por cima operada por amadores de primeira?
Espero fotos tiradas por amadores com uma câmera barata com lente fixa.
Não quero modificar as câmeras a ponto de elas produzirem fotos perfeitas.
O que, claro, também não é possível.
Só quero deixá-las um pouco mais apresentáveis e testar o que dá para tirar de uma câmera dessas.
O esforço não é tão importante para mim.
O que importa é simplesmente tentar.
Se as pessoas se divertirem tirando fotos e os noivos ficarem felizes com o resultado no final, tudo terá sido um sucesso total.
Não importa se uma ou outra foto ficar um pouco desfocada ou com a exposição errada.
A exigência por fotos tecnicamente perfeitas é secundária aqui.
Atenciosamente, Ralle
Wolf_XL
...eu deixaria essas fotos como estão — não há muito o que otimizar e, de qualquer forma, um filme negativo colorido é muito mais tolerante em termos de margem de exposição... Depois, você pode digitalizar as melhores fotos e retocá-las ou convertê-las para preto e branco. Na minha opinião, essa é a opção mais flexível...
CPD
Olá,
dar a cada convidado um pedacinho de pó de fogos de artifício... :)
Brincadeiras à parte: dá para colar um pedacinho bem pequeno de folha de ouro no meio do foguete (é preciso testar o tamanho, mas devem ser apenas alguns milímetros?). Isso já causa um efeito positivo nos rostos das pessoas. Por outro lado, também não se deve esperar uma qualidade técnica muito alta do equipamento disponível. Mas, na minha opinião, isso nem importa neste caso.
Ciao!
CP
Rudolphono
Oi.
Sempre achei que a margem de exposição fosse maior nos filmes em preto e branco.
Foi por isso que me ocorreu a ideia de usar um outro tipo de filme.
Atenciosamente, Ralle
CPD
Oi, Ralle,
Sim e não! Você tem, sem dúvida, uma margem de exposição muito ampla com os filmes P&B cromogênicos (Ilford XP 2+ ou Kodak T 400 CN). Mas também dá para conseguir uma imagem utilizável (admito que esse é um conceito bastante flexível) com filme negativo colorido, mesmo com superexposição. Antigamente, eu realizava a exposição sem dó dos filmes CN da Aldi ou de drogarias, com o efeito de um forte realce das cores.
No seu lugar, eu ficaria com o P&B, mas com um desses filmes cromogênicos mencionados acima. — Se você conseguir encaixar o filme em uma câmera descartável. Não entendo muito disso.
Ciao!
CP
Rudolphono
Infelizmente, meu estoque de filmes cromogênicos de 35 mm está quase no fim.
Tenho lido bastante ultimamente sobre essa ampla margem de exposição.
Então, acho que vou mesmo ter que procurar um lugar onde possa comprá-los por um preço acessível.
Obrigado pela dica.
Atenciosamente, Ralle
cfb_de
Como se trata de um casamento, *talvez* seja possível convencer um dos fabricantes mais conhecidos a fazer uma encomenda especial de cerca de 100 a 200 câmeras descartáveis com XP-2 ou 400CN.
Por que não perguntar? Afinal, na Alemanha, só há dois que se qualificam para isso.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Infelizmente, meu estoque de filmes cromogênicos de 35 mm está quase no fim.
Olá,
pelo que sei, o Ilford XP2+ (talvez também o 400 CN?) também está disponível em rolo. Isso tornaria a coisa mais barata. Mas ainda não está claro para mim como você pretende colocar o filme na câmera. Acima de tudo: já tem um lá dentro. O que você vai fazer com ele?
Ciao!
CP
Rudolphono
O filme está enrolado em um carretel e, ao avançá-lo, é enrolado na clássica caixa de filme 35 mm. Basta abrir a câmera, colocar qualquer filme no carretel dentro de uma bolsa de troca e recolocá-la na câmera.
Quem são esses fabricantes tão conhecidos?
Atenciosamente, Ralle
cfb_de
Quem são esses fabricantes tão conhecidos?
Um deles administra este fórum :)
Outro (que também oferece câmeras descartáveis) fica perto de Hamburgo.
Podes solicitar orçamentos a essas duas empresas; a montagem propriamente dita é feita em outro local.
Atenciosamente,
Franz